Seguidores

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Wu-Hsing: As Cinco Atividades Chinesas


A doutrina wu hsing, talvez não tão antiga quanto a do yin e yang, e às vezes conhecida no Ocidente como a "ciência dos cinco elementos", sem dúvida por analogia com a velha concepção grega de que tudo no universo é redutível a quatro elementos .

Mas, na verdade, os cinco hsing não são tanto elementos quanto atividades, sendo essa aliás a verdadeira significação do ideograma hsing. Os estudiosos reconheciam cinco tipos principais de processo natural, cujas interações guardam certa semelhança com as da madeira, fogo, terra, metal e água.

A afinidade, entretanto, é mais alegórica que real. Esses sábios entendiam que as obras da natureza dependem de um sistema de sutil equilíbrio entre processos que podem auxiliar, obstruir ou bloquear uns aos outros segundo a energia relativa de cada um numa dada circunstância.

Tendo devotado muito tempo à tranquila contemplação da natureza, puderam observar tais forças às vezes conflitantes em ação, e aprenderam a antecipar o desfecho dos conflitos, quando não a manipular esse desfecho dentro de certos limites, como quando afastamos uma serpente de uma rã ou desviamos a água de um regato.

O domínio do wu hsing conferia um grau de presciência que beirava a divinatória, bem como o poder de intervir no curso da natureza de uma maneira que não raro parecia miraculosa aos leigos. Essa ciência chegou a desempenhar papel importante no desenvolvimento do taoismo popular, e alguns indivíduos lograram muita credibilidade por sua suspicácia em prever o futuro e afastar riscos em benefício de seus clientes.

Entretanto, os adeptos sérios do taoísmo insistiram na transformação espiritual por vários meios conhecidos genericamente como "cultivo do Caminho", porquanto, embora lhes aprouvesse o estudo dos processos naturais, não cogitavam de adivinhações ou manipulações.

Contentes por contemplar em silêncio o majestoso transcurso das estações e dos planetas, eram serenamente avessos a interferir na natureza e nas atividades dos homens. Vendo tudo segundo a perspectiva verdadeira, descobriram que tudo é "bom". — para haver o alto é preciso haver o baixo, para haver a luz, a treva, para haver o dentro, o fora e para haver a vida, a morte. Por que então intervir?

Para homens desse jaez, o wu hsing só interessava porque era uma luz lançada sobre os misteriosos trabalhos da natureza, aumentando-lhes destarte a reverência por tamanhas maravilhas.

Nem todos os taoistas comungavam com essa atitude ou eram capazes de ver as coisas numa perspectiva que os deixasse totalmente alheios ao resultado deste ou daquele acontecimento. Entretanto no que se pode cognominar taoismo institucionalizado, o wu hsing adquiriu grande prestígio.




Tabela de inter-relações das atividades "wu hsing"
  
metal  <   água  <  madeira  <  fogo  <  terra  <  metal
  metal  >  madeira  >  terra  >  água  >  fogo  >  metal
   metal  †  fogo  †  água  †  terra  †  madeira  †  metal




Onde:
< simboliza "dá nascimento a", "produz", "assiste"; 
> simboliza "bloqueia", "opõe-se", "fere", "destrói"; 
† simboliza "é subjugado por"


Texto e tabela retirados e adaptados de: John Blofeld. "Taoismo : o caminho para a imortalidade", Ed. Pensamento.





0 comentários:

Postar um comentário