Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Universo é Predador!

Os Tiranos
Por Manoelita
Vamos falar dos tiranos, ainda que eles não queiram, denunciemos sua existência.
Onde estão eles? Em toda parte. No seu companheiro(a) frustrado que não tem respeito por você. Em você mesmo (a) que não sabe escolher seu próprio caminho e dá aos outros o direito de dizer o que é certo ou errado. Naquela pessoa que vive frustrada, não tem satisfação e nem sabe viver, ela é um poço estagnado e por isto não deseja ver ninguém fluir e se desenvolver. No mau humorado crônico que sabota sua vida. Podem seus próprios condicionamentos que o impedem de se desvencilhar dos tiranos externos e internos e fazer algo diferente e mais criativo. Tirania é tudo que nos impede de sorrir com autêntica felicidade.

Almas tiranas querem ter poder sobre os outros, isto para eles significa auto-importância, eles desejam comandar, interferir, humilhar, infiltrar-se em sua vida como se tivessem o direito de guiá-lo ou de usar você. São manipuladores e muitas vezes se colocam na posição de vítimas. Outras vezes os tiranos aparecem sob a forma de protetores, amigos, pais zelosos, sociedade, guias espirituais... Tenha cuidado com os salvadores do mundo, já dizia Freud.

Para livrar-se dos tiranos só há um meio: primeiro deixe de ser um. Há um constante tagarelar de nossa voz interior. Ela exige, julga, duvida, ordena, deseja, aflige você. Este é seu tirano interior do qual você está inconsciente. Desperte e passe a observar seus pensamentos de longe. Você gasta uma energia enorme nestes pensamentos e eles são, na maioria das vezes, inúteis ou improdutivos. O ser humano saudável é livre e criativo, respeitoso e amoroso. Ele não pensa o tempo todo sobre o viver, ele vive.

Diz Castaneda: "Falamos incessantemente a nós mesmos sobre nosso mundo. De fato mantemos nosso mundo com nossa conversa interna....Não apenas isto,também escolhemos nosso mundo quando conversamos com nós mesmos. Assim repetimos nossas escolhas até o dia em que morremos, por que ficamos repetindo a nossa conversa interna até o dia em que morremos. Um guerreiro está consciente disto, e se esforça por silenciar sua conversa interna".

O mesmo diz o Zen budismo: esteja alerta, a mente é muito esperta, não se deixe enganar ou dominar por ela. Silencie sua mente, encontre a sua voz interior e terá encontrado tudo o que precisa. Porém esta voz não tagarela constantemente, ela fala através de seu coração. Então você estará livre de todos os tiranos e será seu próprio mestre. "Nenhuma benção é mais preciosa que a liberdade, então seja o senhor de seu próprio destino", diz Osho.

A psicanálise também nos alerta para nossos processos neuróticos que nos levam sempre ao mesmo lugar de sofrer e não desenvolver nossos potenciais. Ela também diz esteja alerta, conheça a si mesmo, elimine os processos neuróticos e os condicionamentos de sua mente para que você possa, de fato, viver. Mas é a mesma psicanálise que nos ensina o quanto somos ainda muito próximos aos animais. Nossos instintos de dominação tem origem no animal, mas tornaram-se mais requintados e perversos no homem e assim, nossa história tem sido tristemente marcada pela tirania. Não apenas as grandes tiranias, mas as pequenas, aquelas que se instalam nas famílias, nos grupos, nas relações amorosas ou de trabalho.
Esteja alerta e busque ser mentalmente saudável, um neurótico a menos no mundo fará muita diferença.

Viva plenamente, pois do contrário não saberá morrer e será mais um fantasma faminto a rondar a terra, procurando perpetuar sua existência e exercer algum tipo de domínio ou parasitismo. Castaneda diz que o universo é predador, ele se refere à parte do universo. Aquela parte que ele denomina forma humana. Este termo é definido como um aglomerado de campos de energia negativa, densa, formada pela distorção da energia humana e seu mau uso. Ela é uma dimensão muito próxima da nossa e nos rodeia como uma crosta de fuligem.

Eu chamo isto de inconsciente coletivo e suas múltiplas dimensões. O budismo fala dos reinos inferiores, dos espíritos famintos e infernais. Cristo fala de satanás e seu desejo de dominação e orgulho. Em suma, se você não souber viver, será mais uma força negativa no aspecto espiritual deste planeta e na dimensão humana comum a todos que é o inconsciente coletivo.

Seja feliz, viva com prazer e alegria, celebre a vida, aprenda o significado da palavra respeito. Não seja um tirano, não seja ganancioso, não seja perverso nem neurótico. Esteja alerta, cuide de sua saúde mental. Crie e se expresse; você apreciará tanto a vida que não haverá nenhuma razão para alimentar tiranias de qualquer natureza, em si ou nos outros.

(Manoelita é médica formada há cerca de 20 anos, que há quinze exerce a clínica psicoanalítica e psiquiátrica).

Um comentário:

  1. Cara, é isso, né?
    Daqueles textos que a gente gostaria de produzir!
    Vou "roubar" para ler junto com as meninas. Hehehehe
    Bjks

    ResponderExcluir