Seguidores

domingo, 30 de janeiro de 2011

Tudo o que Você Tem Não é Seu!



Por Dimas de Fonte
    Os Espíritas dizem que a caridade está acima de tudo; mas a maioria das pessoas acredita que caridade é dar dinheiro, esmolas, dízimos ou contribuir para a caixinha da igreja.  Na verdade o ato de dar é muito mais simples e não necessariamente passa por algo material... Se você acreditar que não tem nada para oferecer, lembre-se de que tem a si mesmo, do seu tempo, sua atenção, seu ouvido, sua presença, enfim.
   Esteja sempre presente para quem precisar de você. Não deixe sua mente vagar pela lista do supermercado enquanto alguém, qualquer um,  está na sua frente precisando de atenção. Se não a quiser dar, desculpe-se e saia de perto com jeitinho,  mas enquanto estiver ali, "esteja ali"  inteiro. Toque, olhe nos olhos e lembre-se de que as pessoas podem nunca mais lembrar o que você lhes disse, nem seguir as suas sugestões, mas sempre vão lembrar de como as tratou. Assim você estará gerando um bom Karma que poderá voltar quando mais precisar dele...
    Livros "esotéricos" como "O Segredo" e outros, ensinam que para você conseguir qualquer coisa deve desejar de uma forma especial e colocar em ação as poderosas "engrenagens espirituais" que conseguirá tudo o que quer. Isso cria um problema potencial ao pensarmos no que acontece quando e se duas mentes poderosas resolverem querer coisas opostas entre si... Cria-se um paradoxo? Vence a mente mais forte?  Sai num sorteio?
   Paulo Coelho parece solucionar esse impasse quando diz, de forma a meu ver mais sensata, que quando você  segue sua "lenda pessoal" (o seu Destino), o Universo conspira a seu favor. Isso poderia poupar equívocos e colocar o demandante no caminho certo, se descobrir qual é a missão de cada um nesse planeta  fosse simples e fácil, mas não é.  Shmuel Lemle apresenta uma forma mais segura, digamos assim, de lidar com os desejos que todos nós temos. Nos diz ele:

“Quando uma pessoa exercita os músculos levantando pesos, primeiro eles se contraem, encolhem, para só depois crescerem e se expandirem.
A lição espiritual que se tira disso é que, para obter um determinado resultado, você precisa fazer o oposto.
Quando quer receber, precisa antes compartilhar.
Quando quer ser amado, primeiro precisa oferecer amor aos outros.
Quando quer ganhar mais, precisa antes doar dinheiro.
É tudo ao contrário.
Pense em algo que você deseja na vida.
Escolha uma única coisa.
Mude seu comportamento e aja de forma oposta ao que faria para obter o que quer.
Uma coisa só pode ser realmente sua quando você está desapegado e disposto a abrir mão dela se não estiver destinada a ser sua.
Não tenha medo de perder.
Se for para ser seu, ninguém pode tirar de você”.
(Shmuel Lemle, Coluna Cabala, Jornal Extra, 25/01/2011.)

É isso. Aquilo que você colocar no mundo volta para você. Pensando nisso, lembrei de três aforismos que aprendi tempos atrás e procurei trazer para minha vida como uma espécie de balizamento comportamental. Repeti tanto elas para minhas colegas na época da faculdade que ficaram sendo conhecidas como as "Três Máximas de Dimas":

1- Aquilo que é seu será seu; mesmo se jogar pela janela voltará para você e não se perderá. É a confirmação do seu Destino, do seu Caminho.

2-  Deus te dá o que você precisa, mas nem sempre o que você precisa é aquilo que você quer...

3-  Nunca deseje nada por que um dia você pode conseguir. Ao desejar algo você porá forças em ação que desconhecerão as suas mudanças de ideia ou de humor ao longo do tempo. (Neil Gaiman, um grande escritor, escreveu certa vez que “o preço por ter o que se quer, é ter aquilo que um dia se quis”)

Para terminar o post de uma forma leve, vejam essa música de uma banda brasileira formada em 1998 chamada “Lampirônicos” (abreviação de lampiões eletrônicos) que mistura pop, rock e baião, formada em Salvador. Conheci a música por acaso, ela era a última faixa de um CD  promocional oferecido por uma rede mundial de fast food anos atrás que eu ganhei de um irmão. Eles chegaram a aparecer em uma entrevista no Programa do Jô Soares, mas a música fez pouco sucesso, entretanto, ela vale muito pela mensagem que passa... Eis a letra  e um  vídeo para mostrar como é a melodia:

Pop Zen
(Alexandre Leão / Manuca Almeida / Lalado)

Tudo que você tem não é seu
Tudo que você guarda
Não lhe pertence nem nunca lhe pertencerá
Tudo que você tem não é seu
Tudo que você guarda
Pertence ao tempo que tudo transformará
Só é seu aquilo que você dá
Só é seu aquilo que você dá
Tudo aquilo que você não percebeu
Tudo que não quis olhar
É como o tempo que você deixou passar
Tudo aquilo que você escondeu
Tudo que não quis mostrar
Deixe que o tempo com tempo vai revelar
Só é seu aquilo que você dá
Só é seu aquilo que você dá
E o beijo que você deu é seu, é seu, é seu mesmo
E o beijo que você deu é seu, é seu, é seu mesmo



Um comentário: