Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

História do Lanche VIII: O sanduíche


Sanduíche (do inglês sandwich), também chamado de sande ou sandes (género gramatical feminino) em Portugal, é um tipo de alimento que consiste em duas fatias de pão, entre as quais é colocada carne, queijo, ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.
Os sanduíches são habitualmente consumidos ao lanche, ou, como uma refeição rápida, durante o almoço ou jantar.

A idéia de colocar algum recheio no pão é bem antiga. Antes de Cristo, nos antigos rituais de Pessach, a páscoa judaica, já se fazia uma mistura de pão com alguns tipos de embutidos. Em inúmeras culturas, come-se a massa misturada com alguma coisa; o próprio formato do pão é adequado para isto. Apesar do costume ancestral, a fama - e o nome - do sanduíche vieram em 1762, com o inglês John Montagu, o conde de Sandwich, uma vila da Inglaterra. Reza a lenda que ele comia fatias de pão com salame para não precisar interromper as partidas de um jogo de cartas popular entre os britânicos. Conforme o historiador Edward Gibbon, John Montagu, 4º Conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante os seus intermináveis jogos de cartas, de Whist.

Um dos seus parceiros de carteado, James Cook deu o nome de "Sandwich" a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778, hoje o Hawai. Existem no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul as desabitadas Ilhas Sandwich do Sul.

Daí em diante, o Sanduíche nas suas mais diversas formas se popularizou internacionalmente, na Inglaterra, na Holanda, Alemanha, na Itália (ex.: Bruschetta, tramezzino, panino), nos Estados Unidos (ex. Cachorro-quente, Hambúrguer e suas variantes), etc.

Os sanduiches beirute, americano, cheeseburger e outros sanduíches ganharam os cardápios das lanchonetes a partir do século XIX. Com a Revolução Industrial, houve popularização dos almoços rápidos para trabalhadores das cidades grandes. Com as jornadas de trabalho cada vez mais extensas, o sanduíche passou a ser uma opção mais prática, apesar de pouco nutritiva.

Desde então, a variedade de sanduiches aumentou. O hambúrguer, receita mais famosa de todas, popularizou-se nos Estados Unidos no final do século XIX, provavelmente levado por imigrantes alemães, e ganhou o mundo em meados do século XX, com o surgimento das grandes redes mundiais de fast-food. A partir dessa fórmula básica, surgiram variações e o sanduíche ganhou apelidos diferentes, de acordo com o recheio.


0 comentários:

Postar um comentário