Tradicionalmente,
credita-se à cidade de Frankfurt, Alemanha, como local de origem da salsicha. A
ponto de, em 1987, a cidade ter promovido um evento em comemoração aos 500 anos
da iguaria, que teria sido inventada em 1484.
No
entanto, algumas fontes indicam que o verdadeiro criador do produto teria sido
o açougueiro alemão Johann Georghehner, da cidade de Coburg, no final do século
17. Ele teria, então, viajado a Frankfurt para divulgar sua novidade. Os
moradores de Viena (Wien em alemão), na Áustria, chamam a atenção para o termo
“wiener” como forma de provar que a invenção é deles.
Apesar
da origem européia, a popularização da salsicha ocorreu nos EUA, a partir da
contribuição de açougueiros europeus de várias nacionalidades que emigraram
para aquele país.
Durante
a Exposição Mundial de Colombo, uma feira que aconteceu em 1893 na cidade de
Chicago, EUA, para comemorar os 400 anos de descobrimento da América por
Cristóvão Colombo, o consumo de salsicha explodiu. Os visitantes gostavam do
produto porque ele era fácil de comer, prático e barato.
No
mesmo ano, salsichas tornaram-se o lanche padrão nos estádios de beisebol. O
dono de um bar em St. Louis, Chris Von de Ahe, também proprietário de um time
de beisebol, o St. Louis Brown, teve a iniciativa de vendê-las nos locais dos
jogos.
Não
se sabe ao certo quem teria sido o primeiro a servi-la com pão, mas um relato
atribui a iniciativa a um imigrante alemão que teria vendido os sanduíches num
carrinho de mão, durante a década de 1860, no bairro de Bowery, em New York,
conhecido pelos saloons e frequência marginal.
Outro
imigrante alemão, o açougueiro Charles Feltman, vendia tortas utilizando um
carrinho para circular pelas ruas de Coney Island. Percebendo que não poderia
competir com os pratos quentes dos restaurantes, decidiu vender um pequeno
sanduíche com salsicha e pão, além da cobertura de mostarda e chucrute.
Em
1871, Feltman abriu uma banca, no mesmo distrito de New York, e vendeu 3.684
unidades no seu primeiro ano de trabalho. O sucesso inicial permitiu a Feltman
abrir um restaurante, o Feltman´s German Beer Gardens. Em 1913, ele contratou
Nathan Handwerker para ajudá-lo no restaurante por um salário de US$ 11 por
semana.
Após
Feltman aumentar o preço do sanduíche de 5 para 10 centavos de dólar, dois
clientes do restaurante convenceram Handwerker a abrir o seu próprio
restaurante e continuar vendendo o cachorro quente pelo antigo preço.
Além
de manter os preços baixos, Handwerker adotaria uma estratégia de marketing
inovadora para popularizar o seu restaurante: permitir que os médicos do
hospital de Coney Island comessem hot dogs de graça — desde que estivessem
devidamente vestidos com o uniforme do hospital. Assim, “atestavam” a
salubridade dos sanduíches.
O
hot-dog como o conhecemos hoje, com o tradicional pão de cachorro quente, foi
introduzido pelo comerciante de origem bávara Anton Feuchtwanger durante a
Feira de Compras da Louisiana, na cidade de St. Louis, em 1904. Ele emprestava
luvas brancas para que seus fregueses pudessem comer as salsichas quentes e
picantes que fazia. A maioria das luvas não era devolvida e seu estoque começou
a cair. Assim, ele acabou pedindo ajuda ao seu cunhado, que era padeiro. Este
improvisou um novo tipo de pão que pudesse conter a salsicha. Estava inventado
o popular cachorro quente.
Os
americanos chamavam as “frankfurters” de “salsichas dachshund”. Esta raça de
cachorro, originária da Alemanha, possui corpo comprido e pernas curtas, o que
combinava bem com o formato das “frankfurters”.
O
nome “hot dog” começou sua história em Polo Grounds, estádio dos New York
Giants. Num dia frio de abril em 1906, o comerciante Harry Stevens, responsável
pelos alimentos vendidos no estádio, não estava conseguindo vender sorvete e
refrigerante e mandou seus funcionários comprarem todas as salsichas e pães que
encontrassem.
Em
menos de uma hora, eles estavam oferecendo os sanduíches utilizando tanques
portáteis com água quente e gritando “They´re red hot! Get your dachshund
sausages while they´re red hot!”, numa tradução livre algo como “Elas estão
pelando! Peguem suas salsichas dachshund enquanto elas estão quentes!”
Ao
mesmo tempo, o cartunista “Tad” Dorgan estava na cabine de imprensa do estádio
e quase no final do prazo para enviar o seu cartum para a redação do jornal
onde trabalhava, o The New York Journal. Ao ouvir os vendedores ele fez um
cartum onde um cachorro bassê aparecia latindo, entre duas fatias de pão e
coberto de mostarda.
Nos
seus cartuns, Dorgan ridicularizava tipos alemães, os retratando como bassês
falantes. Brincando com a crença popular de que as salsichas vendidas em Coney
Island contivessem carne de cachorro e sem ter certeza de como escrever
“dachshund”, ele simplesmente colocou “Get your hot dog!”, ou “Pegue o seu
cachorro quente!”. O cartum fez muito sucesso e o nome pegou.
Os
americanos consomem cerca de 20 bilhões de hot dogs por ano. Durante o
campeonato americano de beisebol, eles comem 26 milhões de hot dogs. Cada
americano come, em média, 60 hot dogs por ano. Steve Keiner ganhou competição
nos EUA ao comer 21 e um quarto de hot dogs em 12 minutos.
Fontes:
National Hot Dog and Sausage Council e Enciclopédia Britannica
(postado
originalmente em 27 de setembro de 2003)
Retirado de: http://www.nababu.org/?p=1434
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