Seguidores

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A História do Lanche IV: Biscoito


O biscoito é quase tão antigo quanto a nossa civilização. 

No princípio, os homens comiam os grãos de trigo e outros cereais crus. Depois de algum tempo, surgiu a idéia de moer grãos, para tornar a mastigação mais fácil. 

A história conta que, um dia, ao sobrar grãos moídos, a pasta deve ter se misturado com um pouco de água e, em seguida, foi colocada no forno para secar. Esta seria a primeira variação de biscoito, sem forma definida ainda.

As primeiras ilustrações dos biscoitos são do Antigo Egito, encontradas em sítios arqueológicos. A produção de biscoitos era tão evoluída que havia diferentes variações de receitas para cada classe social.

Podemos encontrar também registros de figuras de bolachas da Antiga Grécia. E ser um bom padeiro era sinal de prestígio tanto na Grécia quanto no Império Romano. Muitos destes padeiros eram escravos, e até compravam sua liberdade com seu trabalho.

Nas ruínas de Pompéia foi possível encontrar padarias públicas, fornos e utensílios para preparar os biscoitos.

A palavra biscoito é oriunda da França, "bis coctus", que significa assado duas vezes. Este era o procedimento na época das grandes navegações, pois os biscoitos deveriam suportar as longas viagens de navio; eram os duros "biscoitos da regra", feitos de farinha de trigo e centeio.

A partir do século XVII a popularidade do biscoito aumentou muito, principalmente pela sua versatilidade: poderia acompanhar chás e cafés ou ser servido com carnes.

A palavra bolacha tem origem holandesa, e começou a ser utilizada em 1703 para designar as versões doces. Hoje em dia existem aproximadamente 200 variações de bolachas doces em todo o mundo. Em 1840, eram apenas duas, feitas com manteiga ou margarina.

0 comentários:

Postar um comentário