Seguidores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Somos Mestres Uns dos Outros


Por Daniele Roses
  Ao longo da minha vida encontrei alguns Mestres(as) , não falo de pessoas portadoras de um diploma de mestrado , estes são por mérito, devido a dedicação em anos de estudos na área acadêmica ou mesmo mestres de ordens ou religiões , que da mesma forma, se dedicaram por anos estudando teorias e práticas de seus "dogmas"; quero falar dos mestres que não portam diplomas ou que não são de um "altíssimo" grau de alguma ordem e afins,  mas falo de pessoas "normais" que encontramos no nosso dia-a-dia , seja na porta de um bar ou varrendo as ruas etc.

   Como identificá-los ? São pessoas que nos brindam com um conhecimento de alma e/ou de experiência de vida , independente de idade , classe social ou religião, estes mestres surgem  "repentinamente" em momentos de necessidade "nossa" daquela "escuta". Já tive a benção de encontrar alguns que apareceram do nada em alguns momentos em que eu precisava , consciente ou inconscientemente ,  ouvir aquele chamado ou aprendizado,  e como foi proveitoso conseguir "enxergar" esse feedback do universo através deles .

   Como assim? Você pode estar se questionando...

   Bem, eu acredito que a "verdadeira" sabedoria reside em todos nós, porém não manifestada constantemente, e em alguns momentos, ela surge como um lampejo ou algo do tipo. Alguma vez você já pode ter sido um mestre para alguém , já parou para pensar nisso? Um conselho dado ou um papo que você teve com alguém e que tenha causado uma "revolução" (no bom sentido) na psique da pessoa. Provavelmente , já o(a) procuraram para lhe dizer que aquele papo que tiveram, foi fundamental para a pessoa conseguir resolver determinado problema ou algo do tipo; mas você, no seu momento "de mestre", não tinha consciência disso , ou seja , jamais imaginou que algo que você dissesse, poderia  ter ajudado tanto a pessoa.

   Em outros casos,  alguns são mestres formados pela escola da vida, pessoas que muitas vezes mal sabem falar ou escrever, mas que são capazes de nos brindar com ensinamentos que não aprendemos com os mestres por mérito, os chamo de Mestres de Alma. Sabe aquela pessoa que o faz ficar horas papeando sobre as coisas da vida, ensinando a "simplicidade" do viver, ou que lhe mostra um outro ângulo de enxergar as coisas e que lhe causa uma "revolução psicológica". Eu tive a honra de conhecer alguns desse "naipe", uns já se foram (que um dia eu os reencontre quando eu partir), enquanto outros continuam, felizmente, por aqui.

   Se você ainda não encontrou algum mestre de vida ou alma, acredito que não tenha prestado atenção , muitas vezes eles estão ao nosso lado no cotidiano ou surgem do nada, mas não o(a) "escutamos" devido a um pré-conceito inconsciente ou "cegueira momentânea" , visto que criaram um "arquétipo" de mestres com perfis tipo Gandalf (super-poderes) ou  portadores de certificado ou algo do gênero.

   Uma vez conversando com um amigo sobre espiritualidade , este exaltava o fato de ter conhecido um mestre espiritual que é famoso no meio , como se a pessoa fosse um "super-homem", perfeito , o cara com todas as respostas para as suas dúvidas. E papeando eu disse, "de fato fulano tem 'norrau' no meio e merecidamente , mas ainda assim é humano como todos os outros, ou seja , também tem defeitos logo, não é essa perfeição humana que aparenta ser", e dei um toque para ele prestar atenção na postura do "mestre" em relação às práticas dos seus ensinamentos no seu dia-a-dia na vida real.

   Na minha caminhada conheci muitos mestres com "norrau", mas sem a sabedoria de praticar na vida real "matrix" o que, notavelmente, dominavam teóricamente , ou melhor dizendo , a postura da pessoa era  "pregar" algo , mas não praticá-la de fato ("máscara" de mestre, mas sem "alma" de mestre).

   Enfim, aprendi e aprendo com todos os mestres (portadores de diplomas ou graus) e os portadores de sabedoria de vida, declaro que também conheci mestres com todas estas qualidades citadas em um único sujeito ; e ouso a dizer , nenhum foi melhor que o outro , todos tiveram e tem a mesma importância no meu caminhar, pois com eles aprendi muita coisa boa para a minha existência, seja aprender a como "não ser" como "a querer ser"; trouxeram a consciência de buscar o meu "mestre" interno , este que me intui em momentos especiais.

   Sendo bem sincera, se eu fosse colocar na ponta do lápis quem mais me ensinou a "não ser" foram alguns que traziam a eloquencia teórica com o "certificado" - Tudo foi e ainda  é  um constante aprendizado, foi enriquecedor conhecer todos e sou grata ao universo por isso, pois sem estes variados tipos de mestres eu não seria quem hoje "estou"...

0 comentários:

Postar um comentário