Seguidores

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Água Tofana


O arsênico foi um dos venenos mais utilizados por sua eficácia e por ser inodoro e insípido. Dentro dos múltiplas derivados do veneno, possivelmente o mais famoso tenha sido a "água tofana" inventada pela bela e pérfida bruxa siciliana, Teofania de Adamo.
  
O método de preparação desta poção era muito cruel: a bruxa pegava um leitão sedento e obrigava-o a tomar uma farta dose de arsênico. Então pendurava-o, ainda vivo, pelas patas traseiras com uma espécie de focinheira com um recipiente. O leitão era então morto a base da paulada e o recipiente da focinheira recolhia a mistura de sangue, baba, sucos gástricos... tudo aquilo que o animal soltava pela boca. Esta mistura era então destilada com água.

No início Teofania fornecia o veneno diretamente ao solicitante, mas devido ao "grande sucesso" teve que criar uma rede clandestina de fornecimento.
  
A fortuna que amealhou trouxe junto consigo o ódio e a inveja. Foi denunciada por bruxaria e, logicamente, foi executada em 12 de julho de 1633 em Palermo. Muitos acreditavam que "cão morto não passa a raiva", mas desconheciam que Teofania tinha passado toda sua "sabedoria" a sua filha Giulia Tofana, tão bela e perversa quanto a mãe que melhorou o método de obtenção da poção e mudou seu nome para "maná de São Nicolau" ou "água de Nápoles". Da mesma forma que aconteceu com a mãe, os rumores de bruxaria começaram a se estender e fugiu para Roma com sua filha Girolama Spana. Desconhecida na nova cidade, seguiu com seus envenenamentos.
  
Sem que a mãe soubesse, em 1659 descobriram que a linda Girolama dirigia uma organização de mulheres dedicada a envenenar amantes incômodos, maridos imprestáveis, herdeiros apressados... Assim como a avó, foi condenada e enforcada junto a quatro de seus cúmplices depois de confessar o envenenamento de mais 600 pessoas.

A história das Tofanas de Adamo foi tão estendida que existe uma lenda infundada de que Mozart poderia ter sido envenenado usando "água tofana".

Fonte: Fonte: Stories of medicine de Luciano Sterpellone.

0 comentários:

Postar um comentário