Seguidores

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Sábio Está Dentro do Círculo

Por Chuang Tzu
O Tao se obscurece quando os homens compreendem apenas um, dentre um par de opostos, ou se concentram apenas num aspecto parcial do ser. E, depois, a expressão clara perde-se no mero jogo de palavras, afirmando este aspecto, e negando todos os outros.

Daí a polêmica entre os Confucianos e os Moístas, cada qual negando o que o outro afirma, e afirmando o que o outro nega. Qual a vantagem dessa polêmica, de colocar o «Não» contra o «Sim», e o «Sim» contra o «Não»? O melhor é desistir desse esforço inútil e procurar a verdadeira luz!

Nada há que não possa ser contemplado do ponto de vista do «Não-Eu». E nada há que não possa ser contemplado do ponto de vista do «Eu». Se começo por olhar qualquer coisa do ponto de vista do «Não-Eu», não a vejo, realmente, porque é o «Não-Eu» que vê. Se começo de onde estou, e vejo-a como eu vejo, pode suceder então que a veja como o outro a vê.

Como quer que isso aconteça, a vida é seguida da morte; a morte é seguida da vida. O possível torna-se impossível; o impossível, possível. O certo torna-se errado, e o errado, certo… O fluxo vital altera as circunstâncias e, assim, as coisas por si mesmas alteram-se, por sua vez. Mas os polemistas continuam a afirmar e a negar as mesmas coisas que sempre afirmaram e negaram, ignorando os novos aspectos da realidade apresentada pela mudança de condições.

O sábio, portanto, em vez de tentar provar este ou aquele ponto pela disputa lógica, vê todas as coisas à luz da intuição direta. Não se prende aos limites do «Eu», pois o ponto de vista da intuição direta é tanto o «Eu» como o «Não-Eu». Daí ele nota que, tanto de um como de outro lado de cada argumento, há o certo e o errado. Também vê que, no final, eles se reduzem à mesma coisa, uma vez que estão relacionados com o pivô do Tao.

Quando o sábio se apodera deste pivô, ele está no centro do círculo, e lá fica enquanto o «Sim» e o «Não» perseguem-se um ao outro, em torno da circunferência.

O pivô do Tao passa pelo centro para onde convergem todas as afirmações e todas as negações. Todo aquele que se apoderar do pivô, coloca-se no ponto-morto de onde podem ser vistos todos os movimentos e oposições, em sua correta interdependência.

Por conseguinte, ele vê as possibilidades ilimitadas, tanto do «Sim», como do «Não». Quando abandona toda idéia de impor limites ou de tomar partidos, repousa na intuição direta. Portanto, é como eu dissera antes: «É melhor desistir das discussões e procurar a
verdadeira luz!»


Chuang Tzu foi um grande filósofo taoísta do Séc. IV a.C., o texto aqui publicado é fruto de um grande esforço de compilação e meditação de Thomas Merton, um monge católico do Séc. XX d.C. que estudou os textos de Chuang Tzu em várias fontes, nenhuma delas sendo a original, mas traduções da fonte original. Finalmente, coube a Paulo Alceu Lima traduzir a Merton, do inglês para o português, conforme visto no livro “A Via de Chung Tzu” (Ed. Vozes, esgotado)


0 comentários:

Postar um comentário