Seguidores

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Coisas que Aprendi na Vida

Estas são algumas leis da existência que aprendi até hoje. Umas aprendi 'sozinho', ou seja, sem lê-las em algum livro ou ouvi-las da boca de alguém. Outras, tenho lido na Bíblia ou em outros escritores. Este não é um tratado de metafísica, apenas uma licença para expor alguns assuntos que acho relevantes para qualquer pessoa.

Nós só atraímos pessoas iguais a nós
Esta é uma dura lei para os que são negativos, amargurados, tristes ou rancorosos. É devido a esta lei que pessoas com estas características jamais se dão bem no amor, não conseguem granjear amigos, causam repulsa instintiva aos de sua convivência e por esta mesma razão muitas vezes terminam suas vidas sozinhas, abandonadas em asilos, hospitais ou manicômios. Ou a pessoa muda ou somente atrairá o mal diante de si.

Deus só perdoa àqueles que também perdoam
Esta lei universal foi enunciada por Jesus Cristo ao ensinar a oração do Pai Nosso para seus discípulos e em outras parábolas descritas por ele. Seja você um cético, religioso ou espiritualizado, você reconhece nossa pequenez perante a 'infinitude' do Universo. Se, sendo tão pequenos, não perdoamos uns aos outros, por que razão o faria Aquele que criou todas as coisas? Não perdoar àqueles que, arrependidos, nos pedem o perdão é uma demonstração de arrogância inaceitável para Deus.

A boca só fala do que o coração está cheio
Outro ensinamento dado por Jesus. Existem pessoas que sempre vêem o lado negativo de qualquer coisa. Pode ser uma conversa sobre rosas: ela esquecerá a beleza e o perfume das flores para ressaltar a existência de seus espinhos e a dor que poderá ser causada por eles. Por isso é importante fazermos autoanálises de nossas palavras para avaliarmos o nosso próprio interior.

Quem com exagero o defeito do outro anuncia, sua própria fraqueza denuncia
Isto a psicologia conhece bem, é um mecanismo de defesa: atacamos no outro aquilo que queremos combater em nós mesmos. Sendo assim, muito cuidado, pois é mais fácil conhecer uma pessoa pelo que ela combate do que pelo que ela abertamente defende. Quem se preocupa com os defeitos dos outros não consegue ver a si próprio.

A felicidade não é um sentimento, é um estado
Felicidade é sobretudo ausência: de cobiça, ansiedade, medo, inveja, enfim, de tudo aquilo que nos tira de nosso estado de paz interior. Ser feliz não é estar alegre, e sim saber que sempre há um 'outro lado' esperando por nós, por pior que seja a situação que estejamos enfrentando. Procure a felicidade dando ênfase às coisas que você gosta, às pessoas que lhe amam, desenvolvendo os potenciais que há dentro de você, vivendo a sua própria vida, sem jamais invejar a existência alheia.

0 comentários:

Postar um comentário