Seguidores

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sobre a Sabedoria

Sabedoria, a Competência Perdida

Por Homero Reis - Mestre em educação, coach ontológico empresarial

Nem todos conhecem a história de Salomão, filho de Davi, que foi rei em Israel. É uma história bem significativa, vista sob o prisma da gestão. Com a morte de Davi, Salomão assume o reino. Logo no início de seu reinado ele tem um encontro com Deus, no qual lhe foi feita uma oferta especial. "Peça o que quiser", disse-lhe Deus, "que eu atenderei. Seu pedido não tem limites nem condições. Peça, apenas!"

O jovem rei, diante de tantas possibilidades e cheio de sonhos, aceita a oferta e faz seu mais profundo pedido. "Nada me será útil se não tiver sabedoria para conduzir a vida e o reino. Por isso, peço que me dê sabedoria para governar", disse ele. "Como pedistes bem", disse-lhe Deus, "farei mais e lhe darei todas as demais coisas que desejas."

Essa história provoca muitas reflexões. Imagine que lhe seja feita a mesma oferta. Riquezas, eliminação dos inimigos, fama, poder, etc. o que você pediria?

Não é uma questão retórica. É com ela que nos confrontamos todos os dias, fazendo coisas que reproduzem nossos desejos mais secretos, ainda que não tenhamos tanta consciência deles. Mas raros são os que se preocupam em adquirir sabedoria, mesmo porque nem sabemos ao certo o que isso significa.

Sabedoria é mais que conhecimento. É a capacidade de fazer com que a vida se mantenha em seu sentido mais pleno. É o modo como aplico minha inteligência e minhas emoções em meus relacionamentos, de tal forma que felicidade, paz e serenidade se instalem. Ter acesso ao conhecimento e informação é fácil: bibliotecas, internet, professores. No entanto, acesso à sabedoria pode ser mais complicado. Sabedoria está relacionada com trajetória de vida e com a plena integração na naturalidade das coisas. Investimos em conhecimento, mas não nos tornamos sábios.

Veja o pedido do rei: nada me será útil se não tiver sabedoria. Então vem a questão: por que preciso de sabedoria? Tenho refletido sobre isso e quero compartilhar alguns resultados, dentro dos domínios da vida cotidiana. Vejo muitas pessoas investindo tempo e dinheiro em cursos, capacitações e coisas do gênero. Mas nunca ouvi alguém dizer que está investindo em sabedoria.

O entendimento de muitas pessoas sobre a sabedoria está ligado aos domínios da religiosidade ou, quando não, a um forte apelo místico ou esotérico. Mas sabedoria vai além disso. Encontrar o sentido das coisas e agir mantendo sua integridade é um elemento fundamental para começar a compreender o que se entende por Sabedoria. Por princípio, sabedoria diz respeito ao modo como se caminha. É fluir na vida, ser inspirador.

Mas por que preciso de sabedoria? Porque grande parte dos problemas que tenho poderia ser resolvida se eu fosse capaz de aprender com a minha história, antes de procurar me justificar o tempo todo. Preciso entender que sou o criador da maioria dos meus problemas.

Dificuldades surgem não para nos paralisar, mas para construir espaços de aprendizagem. A sabedoria, portanto, reflete-se no modo como enxergo as coisas que me acontecem. Não há azar, sorte ou maldição a não ser a dádiva de entender que as ocorrências da vida devem nos remeter a questões que precisamos aprender. Se estou ligado nisso, começo a entender que existem coisas que posso mudar e outras que tenho que aceitar. Discernir umas das outras me torna sábio.

Preciso de sabedoria porque grande parte dos meus problemas poderia ser antecipada se tivesse a serenidade para entender que faço parte da regra e não da exceção. Muitas vezes, achamos que conosco não acontecerá o que ocorreu com outros. Assim, tratamos a vida com uma leviandade crônica, até que a casa cai. Constantemente, temos a sensação de que as dificuldades nos perseguem. Na verdade, isso é uma declaração de que ainda não aprendi o que devia e, conscientemente ou não, continuo reproduzindo coisas que me trazem complicações e não soluções.

Preciso de sabedoria porque ainda terei que enfrentar novos problemas. Ter a devida calma e serenidade para entender que essa é a mecânica da vida faz-me sábio.

Preciso de sabedoria porque sei que ainda não sou a pessoa que deveria ser, mas também sei que já não sou mais a pessoa que era. Preciso de sabedoria para entender os tempos e os movimentos da vida. Para compreender que nada é imediato, que tudo tem seu tempo. Sabedoria é entender que posso escolher todas as coisas, mas não posso tudo; é estar em paz, também, com as coisa que não escolho.

Em nossa jornada profissional, competência, atitude e informação são coisas importantíssimas; porém, sabedoria é fundamental.


Fonte: Revista Sophia n° 39 - Editora Teosófica 

Retirado de: Jornal Prana  Prana - Sabedoria na prática – 186ª Edição - AGOSTO/ 2012 - Pág. 22,23.

0 comentários:

Postar um comentário