Seguidores

domingo, 16 de setembro de 2012

Por que falamos ATCHIM! Quando Espirramos

Por Patricia Oliveira 
Por mais simples que pareça, o espirro é tão complicado que você provavelmente não sabia que só nós, brasileiros, é que falamos ATCHIM quando espirramos.

Claro, existem exceções: muitos brasileiros não falam ATCHIM… Minha irmã por exemplo (espero que ela não veja esse post) fala ‘tizz’...

Meu vô nem dá espaço para falar ATCHIM, solta logo um grito daqueles!

Definição do espirro no Wikipédia:
Espirro ou esternutação (palavrinha difícil) é uma forma de o corpo expulsar o dióxido de carbono em excesso, sob a forma de partículas líquidas.

Afinal, por que falamos ATCHIM quando espirramos?

O espirro, assim como a tosse, a risada, o choro, bocejo e tantas outras, nos faz soltar involuntariamente um som, isso se chama ONOMATOPÉIA (outra palavrinha difícil).
A “palavra” ATCHIM é dita apenas aqui no Brasil, apesar da onomatopéia não ter que se adequar a regras de linguagem, outros países “espirram” diferente. (OBS.: os países não espirram, mas sim as pessoas que vivem nele rsrs).

Em consulta ao Wiki, vi em outras linguagens:
Inglês: “ATCHOO”;
Alemão: “HATISCHI”;
Francês: “ATCHOUM”;
Romano: “HAPCIU”.

Bom, os ingleses parecem mais que estavam procurando alguma coisa e enfim, encontraram: “ATCHOO” rsrsrs.

Brincadeiras a parte, é interessante conhecermos essas curiosidades que vivenciamos, além do mais, se algum dia alguém que você conhece não espirrar ATCHIM, procure saber se essa pessoa é mesmo brasileira rsrsrs

Ah, e não esqueçam, sempre coloquem a mão/lenço à frente do espirro, ele pode transmitir doenças, pois espalha até 40.000 gotículas infecciosas…

E também, não vai acontecer algo muito agradável se não o fizer.

Bons espirros e claro, SAÚDE!!!


0 comentários:

Postar um comentário