A gravidade de um problema invisível
É
consenso entre os pesquisadores da área de educação que o Brasil deve ter entre
sua população alfabetizada cerca de 70% de analfabetos funcionais. Esse dado
mostra o estado de calamidade pública em relação ao ensino em nosso país.
O
analfabetismo funcional é um fenômeno no qual pessoas alfabetizadas, em todos
os níveis de ensino, sabem ler e escrever, mas não conseguem interpretar os
textos lidos. Manolo Perez, diretor pedagógico da Ponto Cursos e Concursos, nos
dá um exemplo de como esse mecanismo funciona: "Na frase O mundo é uma
aldeia global, imaginemos que uma pessoa identifique corretamente a ideia de
mundo como planeta, a ideia de aldeia como a vila de uma tribo e a palavra
global como algo que tem a ver com o globo. No entanto, ela não consegue compreender
que a frase tem um componente metafórico no qual o mundo é colocado como um
lugar onde as relações de proximidade e familiaridade de uma pequena vila são
reproduzidas em grande escala, em âmbito global".
Em
razão disso, podemos dizer que, em um plano mais abstrato, um leitor
proficiente também entenderá que essa frase tem a ver com o mundo atual, mundo
de possibilidades de comunicação instantânea e global.
O
processo que leva uma pessoa a ser um analfabeto funcional ainda é um tanto ou
quanto desconhecido. Alguns pesquisadores da área de educação pensam que o
problema reside na qualidade do processo de alfabetização, ou da má utilização
dos novos métodos de alfabetização. A falta de conhecimento profundo desses
métodos por parte do professor acaba gerando uma implementação apenas
superficial do ensino da linguagem.
Por
outro lado, alguns argumentam que a distância cada vez mais acentuada entre
língua escrita e falada no Brasil teria acabado por provocar a necessidade de
um duplo trabalho para o aluno alfabetizado: ler e escrever em português como
se estivesse traduzindo uma língua estrangeira para a sua língua nativa, aquela
na qual pensa e se comunica verbalmente. Nesse caso o alfabetizador só teria
sucesso na superação do analfabetismo funcional ao abordar o Português com um
método de ensino para línguas estrangeiras.
Segundo
o professor Manolo, que trabalha com superação de problemas escolares há mais
de 30 anos e é pesquisador do Gepi - Grupo de Estudos e Pesquisas em
Interdisciplinaridade da PUC/SP-, o analfabetismo funcional é o grande desafio
do Brasil no início do século XXI. Segundo ele, a Ponto Cursos e Concursos,
escola preparatória para concursos públicos, identificou o problema do
analfabetismo funcional mesmo entre os alunos que almejam cargos públicos de
nível superior e resolveu atuar sobre o problema. "A partir dos conceitos
da Interdisciplinaridade, produzimos um projeto pedagógico voltado para a
superação dos problemas escolares e entre eles o analfabetismo funcional. É necessário
trabalhar o conhecimento da língua tanto com a gramática como com a
interpretação e criação de textos. Sem a superação na compreensão textual fica
muito difícil aprender mais e avançar em qualquer tipo de preparação, seja ela
acadêmica ou profissional."
Os
pesquisadores em educação estão trabalhando sobre esse assunto tão importante,
mas resta perguntar: e a população, dá importância a esse problema?
Sem
vontade política e demanda social não há como superar o problema do
analfabetismo funcional.
Vi primeiro no Blog da Dinair: http://www.dinairfonte.blogspot.com/2012/02/superando-o-analfabetismo-funcional.html
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