Seguidores

sexta-feira, 16 de março de 2012

Os 10 Erros Mais Comuns na Cozinha de Casa


por Andréa Potsch
Gente, segurança alimentar é coisa séria! Mais da metade dos casos de contaminação alimentar tem origem nas nossas próprias casas e muitas vezes nem percebemos onde erramos. Trabalho com consultoria na área de restaurantes e sem querer estou sempre reparando na cozinha dos outros! kkkk! Descupem-me mas não resisto!

Por isso resolvi listar aqui os dez erros mais comuns que vejo em casa de amigos e parentes (e na minha em momentos de descuido) para ajudar vocês a se livrarem dos perigos escondidos. Sem ofensas, ok?

Vamos lá!

1) Esponja da pia da cozinha sendo usada com produtos de limpeza pesada e impróprios como Veja - produtos de limpeza não devem ser usados em louças, são tóxicos! Uma vez em contato com a esponja essa deve ser separada para limpeza da casa ou descartada. Aproveitando a deixa, sabão em pó não é feito para lavar louças, ele também deixa resíduo tóxico - já reparou como sua roupa fica cheirosa por muito tempo depois de lavada... Quer envenenar sua família?!

2) Esponja de cozinha muito velha! Vejam a foto que ilustra essa reportagem! A esponja velha, encardida e ainda fedorenta foi confiscada da pia de alguém (que não entrego nem sob tortura!) e estava em uso para lavagem de louças. Socorro, é um travesseiro de bactérias não uma esponja!! Você pode deixá-la de molho em água clorada se não tiver condições de comprar outra, mas de modo geral esponjas deve ser trocadas pelo menos a cada quinze dias dependendo do volume de louças de sua casa.

3) Pano de prato - sua cozinha deve ter um pano separado para a louça e uma toalha para ser usada somente para as mãos. Há quem use um pano para louças e o mesmo pano para pegar panelas quentes, para mão e rosto e que na distração ainda vai parar pendurado na cintura ou no pescoço... Panos de prato devem ser trocados regularmente e em uma cozinha movimentada devem ser trocados todos os dias.

4) Lavar comida (folhas, frutas, carnes, etc) colocando-as dentro da cuba da pia - a pia da cozinha tem quantidade imensa de bactérias! Já houve um estudo que disse que a pia da cozinha é mais suja do que a privada de sua casa! Você lava comida no banheiro?? Então, seus alimentos não devem tocar a pia. Utilize bacias e/ou escorredor tipo de macarrão.

5) Comida sendo descongelada fora da geladeira de um dia para o outro e ainda ficam na pia por horas depois de amolecidas... O correto é descongelar o alimento dentro da geladeira. Se você esqueceu sua carne no freezer utilize o microondas ou coloque-a em saco bem fechado dentro de uma bacia com água por até duas horas. E utilize logo, não recongele!

6) A cozinha segura não tem espaço para aquela panela de feijão ou macarronada deixada em cima do fogão a tarde inteira para "esfriar". Gente, no verão de uma cidade como o Rio não vai esfriar nunca!! Coloque a panela em uma bacia com água gelada e/ou gelo para que esfrie mais rapidamente e geladeira na comida! Quando morei no Estados Unidos o peru era guardado na varanda, eu achava o máximo! Mas a temperatura era de menos 10° e não de 44°C!

7) Comida guardada na geladeira dentro de panelas. Panela de alúmínio é tóxica, não serve para armazenar alimentos - transfira-os sempre para uma pote de plástico, inox ou vidro.

8) Paninho de pia! Eu odeio, mas minha mãe gosta! Quando vou cozinhar tiro o tal paninho (normalmente novo e sem uso) com a ponta dos dedos e coloco no tanque... Um nojo, fica ali o dia inteiro juntando restos de comida e bactérias no tecido... Quem achar necessário deve lavá-lo diariamente e ferver ou colocá-lo em água clorada. Eu uso papel toalha, mas quando não tem e o paninho está por lá.... hihihi

9) Comida fora da geladeira por muito tempo - principalmente itens de café da manhã e lanche como frios e queijo que ficam na mesa esperando todos os integrantes da família acordarem... Ai, ai ai!! E ninguém sabe dizer porque o presunto da casa fica "estranho", gosmento e azulado de um dia para o outro... Sou neurótica com isso, faço meu sanduíche e antes de comer os ingredientes já estão de volta na geladeira.

10) Tampas de potes de plástico tipo tapeware, fundo de liquidificador, pás de batedeira, etc mal lavados. A crosta de sujeira difícil de retirar acumula bactérias!! Use escovas e paciência para limpar as partes difíceis, uma vez bem limpo fica mais fácil manter assim.

11) E para terminar, acho que 10 foi pouco...kkkkk Encontro muitas tábuas de corte em estado deplorável, de madeira velha demais ou de polietileno encardidas e corroídas! As de polietileno devem ser lavadas e muito bem esfragadas com solução clorada. A de madeira velha deve ser trocada por uma nova.

Solução clorada - 1 litro de água para 15 ml de água sanitária (aquela comum sem aroma e sem corante com 2% a 2,5% de cloro ativo).

Uma dica - Potinhos de plástico podem juntar bactérias que não saem com uma lavagem comum e a comida armazenada ali pode estragar mais rápido. Depois de lavar deixe seu potes de molho em uma solução clorada ou borrife álcool 70° e deixe-as secando naturalmente. Faça esse procedimento principalmente depois que algum alimento estragou dentro do pote.

Retirado de:

0 comentários:

Postar um comentário