Seguidores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Significados de Termos Populares vindos de Roma

Os ditos ou ditados populares são expressões que através dos anos se mantêm inalteráveis, aplicando exemplos muitas vezes morais, filosóficos e religiosos. Esses ditos populares habitualmente fundamentam-se na história humana, a sabedoria aglomerada no curso do tempo e aplicada segundo os costumes que regiam ou regem a sociedade.

Os provérbios e os ditados populares compõem uma parte importante da cultura universal. Muitos historiadores e escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares. Uma tarefa muito árdua pela carência de documentos e fontes, mas o que se sabe é que existem ditados formados em quase todos períodos da história. Alguns tiveram registros suficientes que possibilitaram identificar a que período pertenciam. 

Surdo como uma porta:
Expressão que é usada para designar pessoas que não escutam direito, surgiu na Roma antiga. Naquele período as portas tinham um caráter místico e mágico; quem ultrapassasse uma porta ou uma passagem estaria sob o controle de uma divindade doméstica, que poderiam ser os “deuses lares” ou o espírito da casa, o chamado genius.

É importante destacar que, desde os tempos da fundação de Roma, existia a crença em muitos deuses, já que ao longo dos séculos, os romanos assimilaram numerosas influências religiosas. Inicialmente as divindades eram cultuadas nos lares e só mais tarde os deuses passaram a ser cultuados publicamente com sacerdotes presidindo as cerimônias.
Devido à conquista da Magna Grécia pelos romanos, houve uma forte influência religiosa dessa região sobre Roma, vulgarmente pode se dizer que aos deuses gregos foram atribuídos novos nomes latinos. Apenas um exemplo, na Grécia o principal deus recebia o nome de Zeus e o mesmo era chamado de Júpiter em Roma.
Os romanos tinham por hábito falar palavras mágicas em frente às portas ou fazerem pedidos a elas. Como nem tudo era atendido, os habitantes passaram a relacionar os desejos que não se concretizavam a uma suposta “surdez” da porta. A primeira manifestação histórica deste ditado foi encontrada no século IV através de registros de Festo, um escritor latino da época.

Entrar com o pé direito
Em relação à superstição, foi mais uma vez em Roma que o ditado apareceu pela primeira vez. Relacionado a começar algo extraordinariamente bem ou ter uma boa sorte, a expressão era usada por anfitriões que organizavam grandes festas e acreditavam que, se os convidados entrassem com o pé direito, eles evitariam o mau agouro na mesma ocasião.

A língua romana deste período era o latim, que depois de muito tempo determinou na Idade Média o surgimento do português, francês, italiano, romeno e espanhol, línguas chamadas de neolatinas. Em latim “esquerda” corresponde a sinister, que deu origem à palavra “sinistro”, nessa sociedade o lado esquerdo estava intimamente relacionado com acontecimentos ruins.
Avançando um pouco no tempo veremos que o período medieval conservou uma boa documentação sobre os ditos populares, mais especificamente fontes dos séculos XIV e XV. Em uma outra oportunidade levantarei alguns ditados que são usados com maior frequência hoje em dia e que surgiram nesse período, possibilitando uma maior compreensão do contexto que foram criados e características da sociedade medieval.

0 comentários:

Postar um comentário