Seguidores

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Perdoar: Um Ato de Amor por Si Mesmo

Por Ludy Amano 
Muitos acreditam que perdoar é um ato que fazemos pelos outros, ou seja, o maior beneficiado é aquele que foi perdoado. Será? Se você é do tipo que perdoa muito fácil, você já deve ter pensado: "Como sou mole! Queria ter pulso forte e me segurar na minha decisão! Pelo menos demorar um pouco mais pra perdoar, porque senão vira festa.". Se você é mais durão(ona) você já deve ter pensado algo como: "Não posso perdoá-lo pois se perdoar ele irá fazer de novo. É o único jeito dele aprender.".

Em ambos os casos é importante lembrar que perdoar não necessariamente implica em voltar a serem um casal, melhores amigos, ou seja qual for a relação existente antes da traição. Perdoar consiste em não guardar e alimentar a raiva por um momento que ficou no passado.

“Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra” 
(Willian Shakespeare)

No momento do perdão é importante que você traga o seu lado "adulto" ou racional à tona. Coloque na balança o que você ganha e perde com aquela relação. Você sempre pode fazer escolhas. Nesse caso são duas escolhas diferentes: perdoar ou não e continuar com essa relação ou não.

Na primeira escolha é melhor pra você mesmo que escolha perdoar, pois guardar esse ressentimento e ficar alimentando-o só vai piorar as coisas. Além do que, muitos acreditam, incluisive eu, que a mágoa pode te trazer uma série de problemas de saúde. Como a frase de Shakespeare diz: é como tomar doses diárias de veneno, esperando que o outro morra. Pense bem, não vale a pena. O perdão é um ato de amor por si mesmo.

A segunda escolha já é totalmente diferente. Você pode muito bem perdoar uma pessoa, decidir não alimentar essa mágoa e não querer mais conviver com essa outra pessoa. Por outro lado você pode escolher tentar novamente, m as veja bem, traga o seu lado racional para tomar essa decisão.

Não crie ilusões em sua mente, coisas do tipo: ele(a) vai mudar por mim. Se o outro tiver que mudar ele, ele vai mudar, mas vai mudar por ele mesmo e não por você. O quero dizer é que caso escolha continuar com essa pessoa, tenha sempre em mente que ela pode cometer novamente o mesmo erro, ela não está imune.

O comportamento é repetitivo e se a pessoa não estiver plenamente consciente da necessidade de mudar e não estiver 100% disposta a fazer isso, o deslize pode acontecer novamente.

E você? Já perdoou por amor a si mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário