Seguidores

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como Surgiu a Numeração dos Sapatos

A primeira descrição oficial de um sistema de tamanhos para calçados foi publicada na Inglaterra em 1688. No manual The Academy of Armory and Blazon, dessa época, Randle Holme menciona um acordo entre sapateiros para utilizar um sistema de um quarto de polegada (0,635 cm) como padrão.

]Mais de um século depois, uma nova medida foi instituída pelos fabricantes ingleses: um terço de polegada (0,846 cm), o equivalente a um grão de cevada, que era justamente a medida usada pelo rei Eduardo I, no século 14, como padrão para os calçados.

Essa medida virou uma unidade métrica chamada ponto, que, na esteira da Revolução Industrial, entrou no primeiro sistema de numeração para fábricas de calçados, criado em 1800 pelo americano Edwin B. Simpson.

O sistema incluía também medidas de meio ponto, usadas até hoje nos EUA e na Inglaterra. Os fabricantes só começaram a utilizar o método em 1808, mas ele sobreviveu e dura, com pequenas variações, até hoje. Outros países, como o Brasil, adotaram sistemas diferentes, mas sempre baseados na ideia de ponto.

O sistema brasileiro usa o ponto francês – dois terços de centímetro –, que é mais ou menos o padrão em toda a Europa continental. No Japão, o padrão é mais simples: 1 ponto mede 1 centímetro.

A numeração de um pé com 25 centímetros em alguns países:

INGLATERRA
4,5 (numeração) 0,846 cm (ponto)

A contagem começa do zero, mas não exatamente em uma das extremidades do pé. O zero fica a 4 polegadas depois do calcanhar. Daí a numeração avança ponto a ponto – no caso, o ponto inglês, de 1/3 de polegada – até o número 13, o limite da medida infantil. Daí em diante começa a medida adulta, a partir do 1

FRANÇA
37 (numeração) 0,66 cm (ponto)

A numeração francesa, ou européia, foi difundida no início do século 19, época de Napoleão. A unidade de medida é o ponto francês ou parisiense, que mede 2/3 de centímetro. O zero fica no calcanhar e daí até a ponta do dedão avança 1 ponto a cada 0,66 centímetro

BRASIL
35 (numeração) 0,66 cm (ponto)

Adotamos o sistema francês, aumentando um número (ou ponto) a cada 0,66 centímetro. Mas usamos uma pequena variação, por motivo de biótipo. Como os pés brasileiros são mais largos, nosso padrão coloca no calcanhar o -2 em vez do zero. Assim, um sapato 38 nacional tem o tamanho de um 40 na Europa

ESTADOS UNIDOS
5,5 (numeração) 0,846 cm (ponto)

A única diferença entre o modelo americano e o inglês é que nos Estados Unidos a contagem inicial parte do 1, em vez do zero. Por isso, a numeração é sempre 1 ponto maior do que no padrão inglês. Mas, da mesma forma, há medidas para crianças e adultos.

Fonte: Mundo Estranho

3 comentários:

  1. Boa matéria! Tenho uma curiosidade o que significa o M logo após o nº na numeração americana, por ex 10M....grato.

    ResponderExcluir
  2. A razão da letra após o número é que nos EUA, algumas empresas usam numerações com diferenças na largura do calçado (geralmente tênis). Um calçado masculino pode ser "W" Wide (Largo) e "M" Medium (Médio); se o pé é largo, compra-se Wide, caso contrário, Medium.
    Retirado de: http://www.naterradotiosam.com/2007/08/28/viajando/rapidinhas-para-viagem/conversoes-de-medidas-calcados/

    ResponderExcluir
  3. Ah interessante faz sentido, eu já tinha procurado e nada tinha encontrado a respeito mas isso satisfaz e responde a questão! Obrigado por me tirar essa dúvida, um abraço.
    Dalton

    ResponderExcluir