Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dez Maneiras de se Casar com a Pessoa Errada

Pelo Rabino Dov Heller (Mestre em Psicologia e Teologia)
O amor cego não é uma forma de escolher um parceiro. Seguem algumas ferramentas práticas para manter os seus olhos bem abertos.
Com o índice de divórcio de 50%, aparentemente muitas pessoas estão cometendo um erro grave na decisão de com quem passar o resto das suas vidas. Para evitar se tornar mais um dado da “estatística”, tente internalizar os 10 conselhos abaixo.

1. Você escolhe a pessoa errada porque você espera que ela mude após o casamento.
Isto é um erro clássico. Nunca se case com uma pessoa com um “potencial”. A regra de ouro é, se você não pode ser feliz com a pessoa do jeito que ela é hoje, não se case com ela. Como um colega meu sabiamente disse: “Você realmente pode esperar que as pessoas mudem depois do casamento… para pior!”
Então, no que diz respeito à espiritualidade, personalidade, higiene pessoal, capacidade de se expressar e hábitos da pessoa, certifique-se que você pode suportá-los do jeito eles são agora.

2. Você escolhe a pessoa errada porque você se concentra mais na química do que na personalidade.
A química acende a chama, mas o bom caráter a mantém acesa. Esteja ciente da síndrome de “eu estou apaixonada”. “Eu estou apaixonada” muitas vezes significa “eu desejo”. A atração existe, mas você verificou cuidadosamente o caráter da pessoa?
Há quatro traços de caráter que vale a pena verificar:
Humildade:
A pessoa acredita que “fazer a coisa certa” é mais importante do que conforto pessoal? Eu quero ser mais parecido com esta pessoa? Eu gostaria que o meu filho fosse como ela?

Bondade:
A pessoa gosta de dar prazer para os outros? Como ela trata as pessoas que ela não precisa ser simpática com elas? Ela faz trabalhos voluntários? Dá caridade?

Responsabilidade:
Eu posso depender desta pessoa para fazer o que ela diz que fará?

Felicidade:
A pessoa gosta de si mesma? Ela aproveita a vida? Ela é emocionalmente estável?
Pergunte a si mesmo: Eu quero ser mais parecido com esta pessoa? Eu quero ter um filho com esta pessoa? Eu gostaria que o meu filho fosse como ela?

3. Você escolhe a pessoa errada porque você (neste caso, homem) não entende o que a mulher mais precisa.
Os homens e mulheres possuem necessidades emocionais singulares, e, muitas vezes, o homem simplesmente “não as entende”. A tradição judaica coloca sobre o homem a responsabilidade de entender as necessidades emocionais de uma mulher e satisfazê-las.
A necessidade especial de uma mulher é de ser amada – sentir que ela é a pessoa mais importante na vida do seu marido. O marido deve dar uma atenção consistente e qualitativa a ela.
Este princípio se torna muito evidente ao contemplarmos a visão do Judaísmo no que diz respeito às relações íntimas do casal. A Torá obriga o marido a satisfazer as necessidades íntimas da sua esposa.
A relação íntima sempre ocorre de acordo com as condições que a mulher coloca. Os homens sempre estão concentrados nos seus objetivos, especialmente nesta área.
Como uma mulher sábia comentou uma vez: “Os homens têm dois modos de funcionamento: on e off.” As mulheres se concentram mais na experiência.
Quando um homem for capaz de “mudar de estação” e se concentrar mais na experiência, ele descobrirá o que dá muito prazer para a sua esposa.
Quando o homem esquece sobre as suas próprias necessidades e se concentra em dar prazer para a sua esposa, coisas surpreendentes acontecem.

4. Você escolhe a pessoa errada porque vocês não compartilham objetivos e prioridades em comum na vida.
Há três formas básicas de se conectar com outra pessoa:
1. Química e compatibilidade;
2. Ter interesses em comum;
3. Compartilhar objetivos de vida em comum.

Certifique-se que há entre vocês uma comunicação profunda e um objetivo de vida em comum.
Após o casamento, vocês dois crescerão juntos ou se distanciarão. Para evitar chegar a uma situação de distanciamento, você deve descobrir “para que” você vive enquanto você está solteiro – e, depois encontrar alguém que chegou a mesma conclusão que você.
Esta é a definição verdadeira de “alma gêmea”. A alma gêmea é uma pessoa que possui objetivos compatíveis com os seus – duas pessoas que compartilham entre elas o mesmo entendimento do objetivo de vida e, portanto, compartilham as mesmas prioridades, valores e objetivos.

5. Você escolhe a pessoa errada porque você começa a ter relações íntimas muito rápido.
A relação íntima antes do compromisso de se casar pode ser um grande problema porque frequentemente impede uma busca verdadeira e completa de questões importantes. O envolvimento físico tende a desviar a atenção da pessoa. E quando a atenção da pessoa está desviada para outras coisas, ela não está propensa a tomar decisões certas.
De todas as pesquisas que foram feitas sobre o divórcio, a incompatibilidade nas relações íntimas quase nunca é mencionada como o motivo principal pelo qual as pessoas se divorciam.
Não é necessário fazer um “teste de direção” para descobrir se um casal é fisicamente compatível. Se você fizer o seu “dever de casa” e se assegurar que vocês sejam compatíveis intelectual e emocionalmente, você não tem que se preocupar com isto. De todas as pesquisas feitas sobre o divórcio, a incompatibilidade nas relações íntimas quase nunca é mencionada como o motivo principal pelo qual as pessoas se divorciam.

6. Você escolhe a pessoa errada porque você não possui uma conexão emocional
profunda com esta pessoa.
Para avaliar se vocês possuem uma conexão emocional profunda ou não, pergunte-se: “Eu respeito ou admiro esta pessoa?” Isto não significa: “Eu estou impressionado com esta pessoa?” Nós ficamos impressionados com uma Mercedes. Nós não respeitamos alguém só porque a pessoa tem uma Mercedes.
Você deve ficar impressionado pelas suas qualidades de criatividade, lealdade, determinação, etc.
Além disto, pergunte-se: “Eu confio nele/a?” Isto também significa: “Ele/a é emocionalmente estável? Eu sinto que posso confiar nele/a?”

7. Você escolhe a pessoa errada porque você escolhe alguém com quem você não se sente seguro emocionalmente.
Pergunte-se a si mesmo as seguintes questões: Eu me sinto calmo, tranquilo e relaxado com esta pessoa? Esta pessoa me faz sentir bem sobre mim mesmo? Eu tenho um amigo realmente próximo que me faz sentir desta forma? Assegure-se de que a pessoa que você casa faz você se sentir da mesma forma!
Você tem medo da pessoa de alguma forma? Você não deve sentir que deve controlar o que você diz por medo do que o outro vai pensar sobre isto. Se você tiver medo de expressar os seus sentimentos e opiniões abertamente, há um problema no relacionamento.
Tenha cuidado com pessoas que estão sempre tentando fazer você mudar.
Outro aspecto do sentimento de segurança é que você não sente que a outra pessoa está tentando lhe controlar. Um comportamento dominador é um sinal de uma pessoa violenta.
Tenha cuidado com alguém que está sempre tentando fazer você mudar. Há uma grande diferença entre “um desejo de controlar” e “dar um conselho”. Uma sugestão é feita para o seu benefício, e o controle é feito para o benefício de quem está tentando controlar.

8. Você escolhe a pessoa errada porque ela não coloca as cartas na mesa.
Tudo que lhe incomoda sobre o relacionamento deve ser discutido entre vocês. Uma conversa sobre as questões problemáticas é a única forma de avaliar quão bem vocês dois se comunicam, negociam e resolvem os problemas juntos.
No curso de uma vida, não há possibilidade de evitar o surgimento de certas dificuldades. Você pode resolver as suas diferenças e encontrar um meio-termo entre vocês?
Nunca tenha medo que o outro saiba o que lhe incomoda. Esta também é uma forma de testar quão vulnerável você pode ser com esta pessoa. Se você não puder ser vulnerável, então você não pode ser íntimo. Os dois caminham juntos.

9. Você escolhe a pessoa errada porque você usa o relacionamento para escapar de problemas pessoais e da infelicidade.
Se você é feliz solteiro, você provavelmente também será feliz casado.
Se você é infeliz solteiro, você provavelmente também será infeliz casado. O casamento não é a solução de problemas pessoais, psicológicos ou emocionais. Se o casamento influenciar de alguma forma neles, ele somente os agravará.
Se você não estiver satisfeito com si mesmo e com a sua vida, responsabilize-se e resolva as dificuldades agora enquanto você estiver solteiro. Você se sentirá melhor, e o seu futuro parceiro lhe agradecerá.

10. Você escolhe a pessoa errada porque ela está envolvida em um triângulo.
Estar envolvido em um “triângulo emocional” significa que a pessoa é dependente emocionalmente de alguém ou de algo, enquanto ele tenta desenvolver um outro relacionamento. Uma pessoa que não se separou dos seus pais é um exemplo clássico disto.
As pessoas também podem estar envolvidas em um “triângulo” com objetos ou ocupações como trabalho, drogas, internet, hobbies, esportes ou dinheiro.
Certifique-se que você e o seu parceiro estejam livres de todo tipo de “triângulo”. A pessoa envolvida no “triângulo” não está totalmente disponível emocionalmente para você. Você não será a prioridade número um dela. Certamente esta não é uma base para um casamento.
A medida que você internalizar estes conselhos, será mais fácil criar um relacionamento
significativo, e, desta vez, com a pessoa certa."

0 comentários:

Postar um comentário