Seguidores

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nunca Prometa Nada

NÃO SE COMPARE AOS OUTROS
Por Abraham Shapiro
Todo ser humano é único e não deve ser comparado a nenhum outro. Cada indivíduo tem múltiplas capacidades e infinitas condições de crescimento e desenvolvimento. Qualquer pessoa é, em si mesma, um fenômeno único e, por isso e neste sentido, deve ser fiel a si própria.

Se você hoje é uma pessoa melhor do que foi ontem, está no caminho certo e fazendo a sua parte neste mundo. Isto é suficiente também para que o mundo seja um lugar bom.

Se alguém se sair melhor que você, sinta-se feliz por ele. Não tenha inveja. Ao contrário. Receba dele inspiração para o seu pessoal sucesso .

Responsabilize-se inteiramente pelos seus próprios atos. Pese cuidadosamente cada obrigação que assume, pois você pagará o preço devido. Cada ação que se põe em prática resulta numa consequência natural. Muitas vezes mal temos condições de arcar com o peso do resultado daquilo que fizemos. Como será possível carregar a vida de outros sobre a nossa?

Não prometa nada que você não queira ou não possa cumprir. Aliás, na medida do possível, nunca prometa nada, pois não é dado ao homem ou à mulher saber quais serão suas reais condições de desempenho no próximo minuto - quem dirá amanhã, no próximo mês ou ano? Evitando promessas, você não estará exposto(a) ao risco de quebrar a confiabilidade que os outros têm em você e na sua capacidade pessoal.

Aceite os outros como eles são e não tente induzi-los ao que você pensa ou acha que devem ser. Não exija que sejam o que não querem e nem podem.

Se as pessoas não pedem conselhos, não lhes dê conselhos. Elas precisam mais ser ouvidas do que aconselhadas. Além disso, aprenda que as melhores alternativas vêm sempre da própria pessoa que enfrenta o problema. Portanto, encoraje-as a lançarem-se contra os problemas e ajude-as a encontrar a resposta. Deixe que cada um siga seu destino.

Quanto a você, compita somente com a pessoa que você era antes, e mantenha o constante desafio de melhorar.

Cada coisa tem seu lugar e cada homem tem sua hora. Feliz é aquele(a) que sabe aproveitar a sua hora e supera os seus limites pessoais.


Abraham Shapiro é consultor e coach. Suas principais atuações são junto de líderes empresariais e times de vendas. 

Um comentário:

  1. PARABENS,POR POSTAR ESSA MENSSAGEM,ENSINA O HOMEM A SER HOMEM NO CARATER E NAS ATITUDES,E UMA LIÇAO PARA SE VIVER MELHOR E E EVITAR PROBLEMAS...PARABENS.

    ResponderExcluir