Seguidores

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Mundo, Animal! Vol. 02: As Figurinhas


Num post anterior coloquei aqui uma reminiscência de minha infância, que já vai longe, sobre um programa que passava nas manhãs da Globo chamado “Mundo Animal”.  Ao prepará-lo lembrei-me de que na década de 70,  por volta de 1976, a Editora Abril lançou um álbum de figurinhas chamado exatamente de "Mundo Animal", baseado principalmente nas figurinhas da coleção "Os Bichos" da própria editora, lançado em 1970.

No prefácio do álbum a Editora faz uma campanha ecológica (adiantando em muitos anos algo que está na pauta de todas as discussões atuais) falando sobre o meio ambiente, sobre a interferência do homem sobre ele e dando algumas soluções aparentemente simplistas, mas destinadas a despertar a consciência ecológica nas crianças.

Colocava entre as soluções para a conservação do meio ambiente o conhecimento por parte das crianças (que hoje somos nós adultos), o conhecimento, o amor e o respeito pela natureza, gostar dos animais e das plantas, cuidar dos animais que vivem perto de nós, cuidando da flora e da fauna próximos da sua residência, não jogando lixo em locais impróprios e tendo uma participação positiva no mundo em que vivemos (pelo jeito não funcionou muito....)

Começa com figurinhas dos animais pré-históricos, e depois  da África,  das três Américas,  do Ártico,  da Ásia,  da Europa,  da Oceania, e termina com os animais domésticos.

O álbum tinha 246 figurinhas em 34 páginas e eu não consegui preenchê-lo todo. Entretanto, anos depois eu ganhei de presente um álbum completo que alguém, não sei quem, queria jogar fora. Assim,  eu consegui por acaso um álbum completo. Na internet ainda tem gente oferecendo o álbum e até envelopes com figurinhas da época, é só procurar e se preparar para desembolsar uma boa grana...




Capa do álbum










Imagens retiradas do site "Valise de Cronópio" em: http://ozlopesjr.multiply.com/photos/album/24/24




3 comentários:

  1. No final dos anos 70 (1977,77 e 78), eu morava no Bairro Vista Verde em São José dos Campos-SP.
    Lembro-me que 2 eram difíceis de conseguir:
    01 mamute e 08(acho), elasmossauro.

    ResponderExcluir
  2. Oque que o tatu-canastra tá fazendo na África ? Turismo ?

    ResponderExcluir