Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", e tem sido utilizado no original, como neologismo, conquanto ainda não validado no léxico português, embora já conste doutras bases para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em disfarçar-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes (ou jogadores) dessa atividade chamam-se, por isso, cosplayers.
Originalmente conhecido como masquerade, o cosplay NÃO foi criado no Japão. O primeiro cosplay conhecido foi criado por Forrest J. Ackerman em 1939 durante a primeira Worldcon, na companhia de Myrtle R. Douglas. Ele criou a veste chamada "futurecostume", enquanto ela criou uma versão do vestido do filme de 1936 "Things to Come". Desde então, tornou-se uma prática anual nas Worldcon, com concursos e atrações próprias, e mais tarde estendendo-se aos fãs de fantasia e quadrinhos. Os primeiros cosplays de mangá/anime registrados são posteriores aos anos 70, nos EUA.
Chun-Li - Street Fighter
O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou tão surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets do Japão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi.
Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos. Assim pois, tal prática sempre tem sido muito relacionada com aqueles produtos.
Contudo, com o passar do tempo, foi-se estendendo a outros domínios, em conceitos e culturas ganhando foro internacional. Com a popularização do anime nos anos 90, o cosplay japonês tornou-se popular no mundo todo, tratando-se de caracterizações de personagens existentes, enquanto que os primeiros cosplays (estadunidenses) estendiam-se principalmente à criação de personagens, não somente se prendendo aos pré existentes.
Variações:
Uma das variações que se encontra em uma rápida pesquisa na web para cosplay é o Cospobre , onde a ideia de homenagear seu anime/mangá/seriado era boa, mas a execução não deu tão certo assim. A idéia principal é gastar pouco ou nenhum dinheiro na fabricação do seu cosplay. No entanto, mais do que isso, espera-se que um cospobre de verdade, além de tudo isso, use materiais que qualquer pessoa pode encontrar por aí.
Sonic - The Hedgehog
Entretanto, não se pode confundir o cospobre com algo que seria uma outra variante: o Toscosplay. Afinal, o toscosplay é quando a pessoa fica… tosca com o cosplay, ou o faz de forma ridícula. O cospobre é mais sublime, afinal, a pessoa não gasta nada para parecer ridícula, e muitas vezes não gasta nem esforço.
Há também o chamado Cosplay de Armário, que é aquele feito meio no improviso [ou não] com peças que você tem em casa sem muito esforço.
Há também o chamado Cosplay de Armário, que é aquele feito meio no improviso [ou não] com peças que você tem em casa sem muito esforço.
Hinji Hikari (colegial)
Outra variação que poderia ser considerada é o chamado hentai-cosplay e o sexy-cosplay, entretanto não é comum ser visto em convenções, está restrito a sites específicos que apresentam imagens ou vídeos com fantasias sensuais/sexuais utilizando personagens variados.
***
Sempre pensei como se sentiria uma pessoa “normal” numa convenção dessas, até que encontrei essa imagem no Sedentário:
Essa figura está no mesmo post com esse vídeo abaixo muito legal que puxei a partir do YouTube (com destaque para a presença de Elvira, a Rainha das Trevas aos 4:10min e o eterno Incrível Hulk, Lou Ferrigno aos 4:12min), que dá uma ideia bem próxima sobre a "fauna" (no bom sentido) que frequenta as convenções de quadrinhos e afins. Um dia quero ir numa dessas...
Informações retiradas de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosplay e http://sakecomsal.com.br/cospobres.html
Imagens retiradas de: http://www.sedentario.org/cinema-series-tv/o-esquisito-aqui-e-voce-39641 e http://uaretestes.blogspot.com/2009/05/sushi-de-sardinha_05.html
0 comentários:
Postar um comentário