Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Como Fazer Repelente Caseiro de Mosquitos

Repelentes caseiros podem funcionar contra mosquitos diversos inclusive pernilongos e para matar o Aedes Aegypti, o mosquito da dengue.

No programa Mais Você, a apresentadora Ana Maria Braga recebeu por e-mail a receita de um repelente caseiro. A equipe do Mais Você, mais especificamente o consultor médico, Dr. Guilherme levou o repelente caseiro para ser testado em um instituto de biologia. Acompanhe a receita do repelente caseiro e os resultados.

Repelente caseiro, receita:

- 500 ml (1/2 litro) de álcool líquido
- 10 gramas de cravo (1 pacotinho)
- 100 ml de óleo corporal

Como fazer o repelente corporal caseiro:
Misture o álcool e os cravos em um frasco fechado que não deixe a luz passar (que não seja transparente), isso não foi dito no programa, mas é importante que isso seja feito, farmacologicamente falando.

Deixe a solução descansando por quatro dias e, durante esses dias, agite duas vezes por dia, de manhã e à noite. Após esse período coe a solução, desprezando os cravos. Em seguida acrescente o óleo corporal e agite ligeiramente.

Como foi feito o teste com o repelente caseiro:
Em um instituto de biologia o técnico analisou o produto preparado pela equipe do programa da seguinte forma.

O técnico colocou as mãos em um frasco contendo o mosquito da dengue (não portador da doença) e levou algumas picadas. Tirou a mão, passou a solução e colocou a mão novamente em contato com os mosquitos. Não houve picadas.

Conclusão dos profissionais:
O repelente caseiro apresentado pelo programa da Ana Maria Braga é eficaz contra qualquer tipo de mosquito, inclusive o da dengue (Aedes Aegypti). Contudo, é necessário que se faça mais testes para saber se esse repelente afastaria todos os mosquitos.

Dessa forma, a recomendação final do programa é que você use o repelente, mas reaplique com frequência, sobretudo após entrar na água e se suar muito praticando esporte ou caminhando.

6 comentários:

  1. Ei valeu ainda bem que existe no pessoas inteligentes nesse planeta e muita tecnologia nesse mundo!
    Do anonimo de 10 anos para o pessoal inteligente de mais de 18 anos.

    ResponderExcluir
  2. O tipo de álcool pode ser o mesmo que vende em supermercado? Quantos %?

    ResponderExcluir
  3. Segundo todas as fontes que consultei, deve ser usado mesmo o chamado “álcool de farmácia” que é como se conhece o álcool líquido 96º Gay-Lussac, que é o geralmente usado nas residências para desinfecção e limpeza geral e vendido nos supermercados.

    ResponderExcluir
  4. adorei a explicação de comop fazer o repelente vou fazer em casa ..
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. o óleo corporal pode ser qualquer um tipo amendoa

    ResponderExcluir