Seguidores

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Uniforme do Superpateta

Sempre que eu lia as aventuras Disney do Superpateta (Super-Goofy no original) - o alter-ego heróico do pateta, o cachorro (acho que é um cachorro) amigo do Mickey - quando era criança, eu ficava intrigado com duas coisas: a primeira é por que ele sempre comia o superamendoim com casca e tudo, algo estranho por que ninguém que eu conheço ou conheci come amedoim assim; e a segunda era aquele uniforme que ele usava depois de estar transformado. A Wikipédia define assim a personagem (todos os grifos em itálico são meus):
  
Pateta ganha temporariamente superpoderes parecidos com os do Superman quando come um superamendoim que nasce em seu quintal  (fazendo o pitoresco som "Tóim" para se transformar e "Zóim" pra destransformar). O efeito da planta dura pouco, por isso Superpateta carrega sempre vários amendoins de reserva, dentro do chapéu.





O Superpateta também recebe a ajuda de seu inteligentíssimo sobrinho Gilberto (idêntido a ele, mas menor em tamanho e usando um capelo - chapéu de formatura quadrado e reto em cima) que às vezes também come alguns superamendoins e torna-se o "Supergil" – adquirindo assim, poderes iguais aos de seu "supertio".




O Superpateta foi criado por Del Curry e Paul Murry, em 1965, estrelando uma série americana própria até 1984. Seus primeiros inimigos foram o Doutor Tic-Tac, Doutor X e o Doutor Estigma. Durante os anos 70 e 80 teve várias histórias produzidas no Brasil, inclusive uma especial em que ele enfrenta o sinistro doutor Kanhestro (publicada em dezembro de 1975).

Seu traje de super herói é um pijama vermelho daqueles felpudos, tipicamente americanos (que vemos em filmes americanos de velho oeste), também usa uma capa azul presa por um nó.



Só muito tempo depois é que fui descobrir que o traje do Superpateta NÃO é um pijama. É um tipo de “roupa de baixo” conhecido aqui no Brasil como “ceroula” ("union suit" em inglês) e  que foi muito comum no início do século XX e ainda hoje é vendido e usado principalmente nos países de clima frio:


É um tipo de uma peça longa criado em Utica, Nova Iorque, Estados Unidos, originou-se como roupa feminina de mulheres durante o século XIX e logo ganhou popularidade entre os homens também. Foi patenteado em 1868.


Era feito de flanela branca ou vermelha (mais tradicional) com mangas e pernas longas,  abotoado na frente e tinha uma aba com um botão ou dois na parte traseira que cobre as nádegas (coloquialmente conhecido como o "portal de acesso"e outros nomes), permitindo ao usuário a eliminar os resíduos do corpo, sem retirar a peça de vestuário. Dependendo do tamanho, pode ter uma dúzia de botões na frente para ser preso do pescoço para baixo até  a região da virilha.



A peça permaneceu em uso comum na América do Norte no século XX. Como sua popularidade diminuiu, tornou-se essencialmente uma peça de trabalho para homens e cada vez mais substituída só pela parte de baixo em forma de duas calças longas, também conhecido como "ceroulas". 


Não era raro até o meados do século XX  os homens do campo vestirem a peça continuamente durante toda a semana, ou até mesmo todo o inverno. Ainda estão disponíveis comercialmente, mas por causa de sua associação com a "moda antiga" e presumida pelos mais sofisticados como roupas caipiras, são considerados cômicos.


A aba traseira também está associada a humor, no cinema e na televisão a aparência dessa roupa vista de trás é uma forma de leve humor escatológico. Como na adaptação para o cinema do seriado televisivo dos anos sessenta "The Wild Wild West" em 1999 com Will Smith e Salma Hayek  que utilizou a aba traseira do traje para efeitos cômicos (e eu diria muito mais interessantes...).





Imagens retiradas da Internet e do acervo pessoal.

4 comentários:

  1. muito bacana, mas o curioso é que amendoim nasce embaixo do chão e não pendurado na planta como mostra na revista rsrs

    ResponderExcluir
  2. Sempre fui fã do super pateta, mas o que me trouxe ao artigo foi o union suit. Discussão entre amigos que não acreditaram na existência da abertura traseira do traje. Parabéns pelo texto. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui fã do super pateta, mas o que me trouxe ao artigo foi o union suit. Discussão entre amigos que não acreditaram na existência da abertura traseira do traje. Parabéns pelo texto. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Sempre fui fã do super pateta, mas o que me trouxe ao artigo foi o union suit. Discussão entre amigos que não acreditaram na existência da abertura traseira do traje. Parabéns pelo texto. Valeu!

    ResponderExcluir