Seguidores

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Mundo, Animal! Vol. 04: Daktari

Daktari foi uma série de TV com animais e seu tema que marcou época e ainda tem muita gente que se lembra da abertura. Consegui encontrar no You Tube o vídeo com a abertura que segue abaixo.






Sobre a série:
Daktari (em Swahili = "médico") é uma série de televisão estadunidense do gênero "Aventura", transmitida originalmente pela Rede CBS de 1966 a 1969. A produção foi da Ivan Tors Films Production em parceira com a MGM Television. No Brasil a série foi transmitida pela Globo.

A série foi baseada no filme de 1965 Clarence, the Cross-Eyed Lion com o famoso leão vesgo Clarence. Clarence aparece também na série e a câmara frequentemente mostra seus olhos e imagens dobradas para simular o seu problema de visão. O animal não pode caçar e com isso fica aos cuidados e se torna um dos mascotes do Dr. Tracy, um veterinário que vive na selva africana e cuida dos animais, tanto os domésticos dos nativos como os selvagens, feridos por caçadores ou com algum outro problema médico ou que se tornam ameaças.

O produtor Ivan Tors escreveu a história do Dr. Tracy inspirado no trabalho do Dr. A.M. "Toni" Harthoorn e a esposa Sue, que mantiveram um orfanato de animais em Nairóbi. Dr. Harthoorn realizou uma incansável campanha a favor dos direitos dos animais e desenvolveu juntamente com sua equipe o uso de armas com dardos tranquilizantes, capazes de sedarem os animais e com isso possibilitar a captura, sem machucá-los gravemente.

A clínica veterinária fictícia do Dr. Tracy é a Wameru Study Centre for Animal Behaviour localizada na África Oriental. O elenco da série é formado por:

Marshall Thompson... Dr. Marsh Tracy
Cheryl Miller... Paula Tracy, filha do doutor
Clarence... o leão vesgo
Judy...o chimpanzé
Ross Hagen .... Bart Jason (1968–1969)
Hedley Mattingley ....  Chefe distrital Hedley
Erin Moran ....  Jenny Jones (1968–1969)
Hari Rhodes ....  Mike Makula
Yale Summers ....  Jack Dane (1966–1968)
Erin Moran... Jenny Jones, ator de sete anos

De acordo com os créditos de encerramento, as filmagens foram na África e em "Marine World/Africa U.S.A., Califórnia", um rancho de 1 acre com 600 animais mantido na época pelos treinadores Ralph e Toni Helfer em Canyon Soledad ao norte de Los Angeles. Ralph Helfer foi o coordenador dos animais do programa. Leonard B. Kaufman, o produtor, escreveu para Shelly Manne que as locações da série foram em Moçambique. As cenas de interiores com os atores foram em África, U.S.A.. As cenas da clínica veterinária foram gravadas nos estúdios de Ivan Tors na Flórida.

O programa conta com uma música marcante com mistura de influências de jazz e sons africanos, uma composição de Shelly Manne e Henry Vars. O baterista de Jazz Shelly Manne gravou Daktari: Shelly Manne Performs and Conducts His Original Music for the Hit TV Show, na Atlantic Records em 1968. 


Nesse álbum, Mike Wofford toca piano e há também as participações dos percussionistas Emil Richards, Larry Bunker, Frank Carlson e Victor Feldman. Para conseguirem a sonoridade associada à África, Manne e seus companheiros amarraram soalhas nos tornozelos, tocaram órgão de boca tailandês, ocarinas, vibrafones, tímpanos e diferentes marimbas, conforme escrito na capa.


0 comentários:

Postar um comentário