Seguidores

sábado, 2 de abril de 2011

Deus Fala Por Muitas Bocas

No livro de Jó (33.14-18) o Espírito nos ensina que Deus fala de muitas maneiras ao homem:

"Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso.
Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama.
Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução,
para apartar o homem daquilo que faz, e esconder do homem a soberba.
Para desviar a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada".

Eu acredito e sempre falo pra quem quiser ouvir que Deus fala por muitas bocas e de muitas maneiras diferentes. Se você tem uma dúvida sincera sobre qualquer coisa; não algo pueril como a cor da camisa que deve usar numa festa, por exemplo, mas um questionamento visceral sobre você mesmo ou sobre o mundo, PERGUNTE! Solte sua indagação aos ventos e depois espere a resposta. Só não espere que ela venha com uma voz retumbante dos céus ou após a trombeta de um anjo. Como já aconteceu algumas vezes comigo, ela poderá vir através da fala de um amigo, de uma conversa entreouvida numa fila de banco ou no ônibus, em uma cena de novela ou reportagem na TV que você assiste, de um outdoor que está anos no mesmo lugar e repentinamente num determinado dia tem a resposta para sua pergunta. É só relaxar e esperar que a resposta sempre vem, se você estiver na frequência certa.

Certa vez, perdido em uma das minhas muitas badtrips pessoais, nas quais os mais variados questionamentos se sucedem, vagava sem rumo pelos corredores iluminados de um shoping center: tinha levado um “bolo” sem justificativa de uma garota na qual estava muito interessado, achava que minha vida estava parada em outros setores; essas coisas que pensamos ao mesmo tempo quando tudo parece estar indo mal... sem perceber eu fui em direção a uma capela (sim, nesse shoping tinha uma capela!). Em cima do pequeno altar havia uma Bíblia aberta. Sentei desolado num dos bancos de madeira tentando escapar do barulho e da confusão alegre de fora, que destoava tanto com meu estado aquela altura e fiquei ali algum tempo imerso em pensamentos. Não sei por que, uma súbita intuição me fez levantar, aproximar-me do altar e ler o que estava escrito na página marcada. Era o Salmo 139:

Senhor, tu me sondas, e me conheces.
Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim,
homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal.
Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Eu não sou mais católico há muitos anos, mas não posso renegar a matriz em que fui criado e por mais que não compartilhe atualmente com as crenças e as doutrinas nas quais fui educado, partilho da ideia do filósofo jesuíta Teilhard de Chardin, quando ele diz que “tudo o que sobre converge” e por isso não renego nenhuma Revelação significativa, venha ela de onde vier. Deus e Tao (ou Dao ou seja lá que nome você dê), se não são a mesma coisa, devem estar bem perto, principalmente se aceitarmos a ideia de que existe algo muito maior do que nós e que é essa Força que organiza o Universo. Assim, aquele Salmo para mim era a sincronicidade em ação trazendo, naquele momento, a resposta/alento que eu precisava.

Os 150 Salmos da bíblia eram inicialmente usados como hinário no Templo de Jerusalém e hoje são utilizados como orações ou louvores no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo, embora as versões católica e protestante sejam diferentes na numeração de capítulos e versículos. Por ficarem praticamente no meio do livro e seus versículos divididos quase como pequenos aforismos, geralmente são os textos mais acessados para aqueles que praticam a Bibliomancia, onde a pessoa abre a Bíblia a esmo e lê o primeiro texto que vê, achando que tais palavras lhe darão a orientação específica de que precisa naquele momento. 

Os Salmos também são muito usados como inspiração para pregações e em músicas. No caso do Salmo 139, ele foi utilizado como mote em músicas gravadas por cantores de repertório e orientação religiosa variada como Aline Barros, Ricky Vallen, Nelson Ned, Eliana Ribeiro, Erika Rodrigues, e pelo Padre Marcelo Rossi, que é a versão que segue abaixo:

SONDA-ME
Senhor,
Eu sei que tu me sondas
Sei também que me conheces
Se me assento ou me levanto
Conheces meus pensamentos
Quer deitado ou quer andando
Sabes todos os meus passos
E antes que haja em mim palavras
Sei que em tudo me conheces

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Deus, tu me cercaste em volta
Tuas mãos em mim repousam
Tal ciência, é grandiosa
Não alcanço de tão alta
Se eu subo até ao céu
Sei que ali também te encontro
Se no abismo está minha alma
Sei que ali também me amas

Senhor eu sei que tu me sondas (4 vezes) Refrão

Senhor eu sei que tu me amas (4 vezes) Refrão

O vídeo a seguir, retirado do You Tube, mostra como é a melodia dessa canção interpretada pelos músicos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Parque Columbia, no bairro do mesmo nome, próximo a Pavuna no Rio de Janeiro:
Junior - Vocal,
Marcelo - Violão
Ari - Teclados
Dinair Fonte - Vocal
Matheus Gomes - Bateria
Gilberto - Baixo
Ele foi gravado no Show Católico "Columbia É louvor", realizado no dia 26/03/11. 
Notem a "coincidência" da cruz de luz formada sobre a vocalista Dinair Fonte, enquanto ela interpreta apaixonadamente uma música que fala justamente sobre a presença de Deus na vida das pessoas.  






Um comentário: