Seguidores

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Que os Professores Realmente Querem Dizer aos Pais

Por Ron Clark, Especial para CNN
(CNN) - Neste verão, eu conheci uma diretora que foi nomeada recentemente como a administradora do ano em seu estado. Ela era amada e adorada por todos, mas ela me disse que estava deixando a profissão.

Eu gritei: "Você não pode nos deixar", e ela respondeu incisivamente: "Olha, se eu receber uma oferta para liderar um sistema escolar de órfãos, vou me dedicar a ele, mas eu simplesmente não posso lidar mais com os pais, eles estão nos matando".

Infelizmente, esse sentimento parece estar se tornando cada mais prevalente. Hoje, novos professores permanecem em nossa profissão uma média de apenas 4,5 anos, e muitos deles listam "problemas com os pais" como uma das suas razões para jogar a toalha. A palavra está se espalhando, e quanto mais negatividade os professores recebem dos pais, mais difícil se torna recrutar o que há de melhor e mais brilhante fora das faculdades.

Então, o que podemos fazer para deter a maré? O que os professores realmente precisam que os pais entendam?

Para começar, somos educadores, não babás. Somos profissionais educados que trabalham com crianças todos os dias e frequentemente vemos o seu filho em uma luz diferente da de vocês. Se nós lhe dermos um conselho, não lute contra ele. Tome-o, e digira-o da mesma forma que você consideraria o conselho de um médico ou advogado. Eu me acostumei a alguns pais que simplesmente não querem ouvir nada negativo sobre seu filho, mas às vezes se você está disposto a aceitar um conselho de alerta do fundo do coração no começo, ele pode ajudá-lo a eliminar uma questão que poderia se tornar muito maior no futuro.

Confie em nós. Às vezes quando eu digo aos pais que seu filho tem sido um problema de comportamento, quase posso ver os cabelos subir em suas costas. Eles estão prontos para lutar e defender seus filhos, e isso é cansativo. Um dos meus maiores aborrecimentos é quando eu digo a u'a mãe uma coisa que seu filho fez e ela se vira, olha para ele e pergunta: "Isso é verdade?" Bem, é claro que é verdade. Eu acabei de lhe dizer. E por favor não pergunte se um colega de classe pode confirmar o que aconteceu ou se outro professor poderia estar presente. Isto só humilha professores e enfraquece a parceria entre professor e pai.

Por favor, acabe com todas as desculpas.
E se você realmente quer ajudar seus filhos a serem bem sucedidos, pare de inventar desculpas para eles. Eu estava conversando com u'a mãe e seu filho sobre suas tarefas de leitura de verão. Ele me disse que não tinha começado, e eu o fiz saber que eu estava extremamente desapontado, porque as aulas começam em duas semanas.

Sua mãe entrou na conversa e disse-me que tinha sido um verão horrível para eles por causa de questões familiares por que haviam passado em julho. Eu disse que sentia muito, mas eu não podia deixar de salientar que as tarefas foram dadas em maio. Ela rapidamente acrescentou que ela estava permitindo que seu filho tivesse algum "tempo de diversão" durante o verão antes de voltar a trabalhar em julho e que não era culpa dele o trabalho não estar completo.

Você pode sentir minha dor?

Alguns pais vão dar desculpas, independentemente da situação, e eles estão criando filhos que vão se transformar em adultos que se viram para desculpas e não criar uma forte ética de trabalho. Se você não quer que seu filho chegue aos 25 e desempregado, sentado em seu sofá comendo batatas fritas, então pare de inventar desculpas para por que eles não estão tendo sucesso. Em vez disso, se concentre em encontrar soluções.

Pais, sejam um parceiro, em vez de um advogado de acusação
E pais, saibam de uma coisa, está tudo bem para o seu filho ficar em apuros, às vezes. Forma o caráter e ensina lições de vida. Como professores, estamos atormentados por aqueles pais que estão no caminho dessas lições; nós os chamamos de pais helicóptero porque querem apanhar e salvar seu filho toda vez que algo der errado. Se dermos a uma criança um 79 em um projeto, então é isso que a criança merece. Não agende para se encontrar comigo para negociar crédito extra para um 80. É um 79, independentemente de se você acha que deveria ser um B+.

Isto pode ser difícil de aceitar, mas você não deve presumir que só porque o seu filho tira A's seguidos ele / ela está recebendo uma boa educação. A verdade é que muitas vezes são os maus professores que dão as notas mais fáceis, porque eles sabem que dando boas notas todos vão deixá-los em paz. Os pais vão dizer: "Meu filho tem um grande professor! Ele tirou A em todas as matérias este ano!" Uau.
Vamos agora. Com toda a honestidade, são geralmente os melhores professores que estÒSF(u mais baixas, porque eles estão levantando expectativas. No entanto, quando seus filhos recebem notas baixas você quer reclamar e tomar a dianteira até o gabinete do diretor.

Por favor, dê um passo para trás e dê uma boa olhada na paisagem. Antes de desafiar essas notas baixas que você sente que o professor "deu" para o seu filho, talvez você tenha que perceber que o seu filho "ganhou" estas notas e que o professor de que você está se queixando é na verdade o que está fornecendo a melhor educação.

E por favor, seja um parceiro, em vez de um advogado de acusação. Eu tive uma criança trapaceando em um teste, e seus pais ameaçaram chamar um advogado, porque eu estava chamando-o um criminoso. Eu sei que parece loucura, mas diretores de todo o país estão me dizendo que cada vez mais advogados estão acompanhando os pais para as reuniões da escola para lidar com seus filhos.

Professores pisando em ovos
Eu me sinto muito triste por administradores e professores nos dias de hoje, cujas mãos estão completamente amarradas. De muitas maneiras, nós vivemos com medo do que vai acontecer a seguir. Nós pisamos em ovos em um sistema de educação que foi por água abaixo onde falta aos professores a coragem de serem honestos e falarem o que pensam. Se eles fazem um pequeno erro, ele pode se tornar um grande desastre.

Minha mãe me disse uma criança em uma escola local escreveu em seu rosto com um marca-texto. A professora tentou limpá-lo com uma toalha, e isso deixou uma marca vermelha no lado do rosto do menino. A mãe chamou a mídia e a professora perdeu o emprego. Minha mãe, minha própria mãe, disse: "Dá pra acreditar que essa mulher fez isso?"

Eu me senti atingido no intestino. Sinceramente, eu provavelmente teria tentado tirar a marca também. Pensar que poderíamos perder nossos empregos com algo tão pequeno é assustador. Por que alguém iria querer entrar na nossa profissão? Se os nossos professores continuam a sentir-se ameaçados e com medo, você vai roubar nossas escolas dos nossos melhores educadores e algemar os nossos esforços para recrutar excelentes educadores amanhã.

Finalmente, lide com situações negativas de uma maneira profissional.
Se o seu filho disse que alguma coisa aconteceu na sala de aula que lhe diz respeito, peça para se encontrar com o professor e aborde a situação dizendo: "Eu queria que você soubesse uma coisa que meu filho disse que teve lugar na sua classe, porque eu sei que as crianças podem exagerar e que há sempre dois lados em toda história. Eu estava esperando que você pudesse lançar alguma luz para mim." Se você não está feliz com o resultado, então leve as suas preocupações ao diretor, mas acima de tudo, nunca fale negativamente de um professor na frente de seu filho. Se ele sabe que você não o respeita, ele também não vai respeitar, e isso levará a uma série de novos problemas.

Nós sabemos que você ama seus filhos. Nós os amamos também. Nós só pedimos - e imploramos a você - que confiar em nós, nos apoie e trabalhe com o sistema, e não contra ele. Precisamos de você para ter nosso apoio, e precisamos que você nos dê o respeito que merecemos. Nos levante e faça que nos sintamos apreciados, e iremos trabalhar ainda mais para dar ao seu filho a melhor educação possível.
Esta é a promessa de um professor, de mim para você.

Nota do editor:
Ron Clark, autor de "The End of Molasses Classes: Getting Our Kids Unstuck -- 101 Extraordinary Solutions for Parents and Teachers" (O Fim da Aulas Melaço: Liberando Nossos Filhos - 101 Soluções Extraordinárias para Pais e Professores), foi nomeado "Professor Americano do Ano" pela Disney e foi o escolhido de Oprah Winfrey como seu "Homem Fenomenal". Fundou a The Ron Clark Academy, que educadores de todo o mundo visitaram para aprender.

Fonte: GOULART, Nathalia. Professores são educadores, não babás. (entrevista a Ron Clark) Veja, 09 de dezembro de 2011.
Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/pais-e-professores>. Acesso em 22 de dezembro de 2011.)
Original em inglês: "What teachers really want to tell parents" -http://edition.cnn.com/2011/09/06/living/teachers-want-to-tell-parents/index.html
Tradução: Walter Nunes Braz Júnior

0 comentários:

Postar um comentário