por Redação Galileu
Você,
que tem arrepios quando o avião decola ou faz chacota com quem tem medo de
voar, deveria ler com atenção os segredos que os pilotos de aeronaves não
costumam contar para ninguém. E assim, descobrir quando realmente é hora de se
preocupar. A revista Reader’s Digest perguntou a pilotos de diversas empresas
aéreas nos Estados Unidos quais as coisas que eles não diriam a seus
passageiros.
Em
tempos de caos aéreo, os profissionais dão dicas úteis para pessoas de qualquer
lugar do mundo que estão pensando em pegar um voo. Por exemplo, não adianta
nada pedir informações sobre o aeroporto a um piloto, eles viajam tanto que
quase nunca conhecem os lugares onde estão. Confira alguns conselhos úteis
abaixo:
1.
“Nós também sentimos falta dos amendoins” – Piloto da US Airways
2.
“Constantemente carrego menos combustível do que acho confortável. As empresas
aéreas estão sempre olhando para os limites, e você queima combustível quando
carrega combustível. Algumas vezes, se você carrega só o suficiente e enfrenta
tempestades ou atrasos, pode ficar sem combustível e precisará ir a um
aeroporto alternativo” – Comandante de uma grande empresa
3.
“Às vezes a companhia não nos dá pausas para almoço ou até tempo para comer.
Nós temos que atrasar voos para conseguir comer alguma coisa.” – Primeiro
Oficial de transportadora regional
4.
“Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. Não contamos coisas
que irão assustá-los demais. Você nunca vai me ouvir dizer: ‘Senhoras e
senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade” – Jim
Tilmon, piloto aposentado da American Airlines
5.
“A verdade é que nós estamos cansados. Nossas regras de trabalho nos obrigam a
estar em serviço por 16 horas sem intervalo. São muitas horas a mais que um
motorista de caminhão, que pode descansar na próxima parada, não podemos parar
na próxima nuvem” – Comandante de uma grande empresa.
6.
“Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido
para nós também. Como a não obrigação do uso de cinto ao comissários de bordo a
400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto.
Eles podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço
de asfalto, a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se
estivessem numa corrida de carro.” – Jack Stephan, comandante da US Airways
7.
“Em alguns aeroportos com pistas muito curtas, nós não teremos um pouso suave,
mesmo se formos muito bem.” – Joe D’Eon, piloto de uma grande empresa
8.
“Eu posso estar de uniforme, mas isso não significa que sou a melhor pessoa
para pedir informações em aeroportos. Nós andamos por tantos, que geralmente
não temos ideia de onde estamos.” – Piloto de transportadora regional
9.
“Você pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar uma passagem, passar
por sua bancada e entrar em uma aeronave que tem o mesmo dela nome pintado. Mas
se ela tem metade do tamanho, você está numa linha regional. Ela não têm os
mesmos padrões de segurança das maiores: seus pilotos não têm tanto treinamento
e experiência, e o cliente não sabe disso” – Capitão de uma empresa grande
10.
“A maioria das vezes, o pouso é um bom indicador da habilidade do piloto.
Então, se você quiser dizer algo legal a um piloto quando descer do avião,
diga: ‘Boa aterrissagem’. Nós gostamos disso.” – Joe D’Eon
11.
“As empresas aéreas ajustam seu tempo de viagem para se saírem bem no quesito
chegadas pontuais. Então elas dizem que um vôo dura duas horas quando ele
realmente dura uma hora e 45 minutos” – Comandante da AirTran
12.
“Uma coisa é quando o piloto coloca o sinal para os passageiros apertarem os
cintos. Mas, quando ele diz para os comissários de bordo se sentarem, é melhor
escutar. Significa que há uma turbulência forte.” – John Greaves, advogado de
acidentes aéreos e comandante aposentado
13.
“Pouso na água não existe. O nome correto é colisão com o oceano” - piloto
14.
“Se um avião voa em uma corrente ascendente, a qual não conseguimos ver no
radar à noite, acontece um solavanco de 500 milhas por hora. Joga tudo para o
alto e para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que
chacoalha tudo por algum tempo” – John Nance, analista de segurança na aviação
e comandante aposentado.
15.
“Viajar como um bebê no colo é seguro? Não, é extremamente perigoso. Se há
algum impacto ou desaceleração, há uma boa chance de você não conseguir segurar
seu filho e ele se torna um projétil. Mas a lógica do governo é que se
mandarmos você comprar um assento para seu bebê, você acaba indo de carro, e há
mais chances de se machucar viajando de automóvel do que de avião” - Patrick
Smith.
16.
“Os pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É
impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos a turbulência porque ela é
incômoda” - Patrick Smith
17.
“Fui atingido por raios duas vezes. Muitos pilotos são. As aeronaves são
construídas para suportar isso. Você ouve um barulho alto, vê uma luz forte e é
isso. Não vai cair.” - Piloto de transportadora regional.
18.
“Muitos não dirigem por uma estrada a 100 Km/h sem usar cinto de segurança. Mas
quando estamos no ar a 800 km/h e desligamos o sinal do cinto, metade tira. Se
atingirmos uma bolsa de ar, a cabeça dos passageiros vai para o teto” –
comandante de empresa grande
19.
“Não há lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo
estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.” John Nance
20.
“O lugar mais tranquilo para sentar é perto da asa. O fundo é onde mais
balança. O avião é como uma gangorra, se você vai no meio, não chacoalha
muito.” – Patrick Smith
21.
“Se você tem medo de voar, marque um vôo de manhã. O calor do solo mais tarde
causa correntes de ar, e tempestades com trovões são mais comuns à tarde.”
Jerry Johnson, piloto.
22.
“Nós não fazemos você guardar seu laptop porque temos medo de interferência
eletrônica. É por que não queremos transformá-lo num projétil. Não sei de você,
mas eu não gostaria de ser atingido por um MacBook a 300 km/h” – Patrick Smith
23.
“As pessoas não entendem por que não podem usar seus celulares. O que pode
acontecer, se 12 pessoas decidirem ligar para alguém antes de pousarmos, é que
eu posso ter uma falsa leitura dos instrumentos dizendo o avião está a uma
altura maior do que a real.” – Jim Tilmon
24.
“Não queremos acabar com sua diversão quando desligamos seu fone. Nós só
queremos que você nos escute em caso de emergência” – Patrick Smith
25.
“Está frio no avião? Avise o comissário de bordo. Estamos em batalha constante
com eles sobre a temperatura. Eles se movimentam o tempo inteiro, por isso
estão sempre ligando e pedindo para esfriar. Mas sei que a maioria dos
passageiros congela” – Comandante de uma grande empresa
26.
“Muitas pessoas ficam doentes após viajar, não pleo ar que respiram, mas pelo
que tocam. Assuma que a bandeja e o botão para reclinar o assento não foram
limpos, mas limpamos o banheiro.” - Patrick Smith
27.
“O caminho do ar no avião é de frente para o fundo. Se você está preocupado em
respirar o ar mais fresco possível ou não passar tanto calor, sente na frente.
Aviões são mais quentes no fundo.” - piloto
28.
“Pilotos dormem? Sim. Às vezes, é só um cochilo de 10 minutos, mas acontece” –
John Creaves
29.
“Lembre-se disso antes de reclamar sobre o preço de uma passagem: as tarifas
custam hoje o mesmo do que custavam em 1980.” – Patrick Smith
30.
Uma coisa que um piloto nunca dirá: “Estamos com visibilidade zero”. Eles
dirão: “Tem neblina na área”.
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