Seguidores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Depressão Masculina nos Tempos Atuais


Não concordo totalmente com os pontos de vista defendidos nesse site, principalmente no que tange aos ataques virulentos que seus autores direcionam para o gênero feminino em geral, sem distinção. Toda generalização é inevitavelmente inexata, para não dizer injusta. Entretanto, mesmo em meio às ideias sectárias que ele apresenta, podemos recolher exemplos do comportamento de homens e mulheres nesse início do século XXI. No mais, leiam o texto e tirem suas próprias conclusões...


***

Por Paul Elam
A depressão masculina é diferente da feminina em muitos aspectos. As mulheres entram em depressão principalmente por causa das variações hormonais, por causa do feminismo e principalmente porque não conseguem ter todos os seus caprichos atendidos pelos homens.
Mesmo o homem mais inocente e inexperiente percebe isso, mesmo que ele tenha vergonha de admitir isso e quase todo homem tem vergonha de admitir que pra mulher ele não passa de um carro e um cartão de crédito.
Pesquisas sobre a saúde mental estimam que quase 11 milhões de homens no Brasil sofrem de depressão, mas eles relutam em falar sobre isso porque temem ser alvo de chacotas dos próprios amigos e principalmente das mulheres, porque elas demonstram absoluta insensibilidade com os problemas masculinos.
Claro que por motivos óbvios elas sempre negam isso e dão respostas politicamente corretas na frente das pessoas. Mas a própria mulher sabe que ela não se importa com nada que venha do homem a não ser que seja um anel de brilhantes.
As mulheres sempre falam muito e agem pouco, gostam mesmo é de chamar a atenção. Os homens tentam o suicídio 4 vezes mais do que as mulheres e eles dificilmente fazem algo contra si mesmos só pra chamarem a atenção, a não ser que tenham sérios problemas mentais.
O que quase todos não entendem é que no homem os sintomas da depressão são bem diferentes da depressão da mulher e isso faz com que as pessoas duvidem ou menosprezem a depressão masculina, e isso ocorre a séculos.
As mulheres nunca sofrem caladas e expõem pra todo o universo seus sentimentos, verdadeiros ou falsos. Nos homens é o contrário e eles tendem a ocultar algum problema ou tentam resolvê-los sozinhos. Inclusive não seria exagero dizer que os homens “vivem” intensamente a sua depressão, enquanto as mulheres esperneiam e pedem ajuda das amigas e dos homens!
O homem tende a expor a sua depressão através das suas frustrações (e descontam em quem está próximo a ele) ou se isolam do mundo e ficam submersos em seus próprios pensamentos, pensamentos esses que na maioria das vezes são abstratos ou então explodem demonstrando uma ira sem motivo aparente.
Percebi que a maioria dos homens tendem a fugir da realidade quando estão em depressão profunda e isso inclui assistir filmes durante horas ou ficar o dia todo no computador.
Oficialmente, para cada 2 mulheres em depressão existe 1 homem, mas eu não acredito nessas estatísticas, porque eles dificilmente admitem que tem algum problema porque consideram isso um “negócio de homem frouxo”.
Eu acredito que o homem esta muito mais vulnerável do que a mulher no que se refere as chances de ter depressão. O principal fator nessa diferença é a relutância do homem em admitir que está com depressão, um problema tido como mais “feminino”.
A demora do homem em procurar tratamento médico pros seus problemas agrava de tal forma uma doença, que isso acaba influenciando até mesmo na expectativa de vida do homem. Os homens no Brasil vivem quase 10 anos menos do que as mulheres.
A depressão em estágio avançado pode dobrar os riscos do homem desenvolver doenças cardíacas, diabetes, câncer e outras doenças, incluindo impotência sexual, e pode provocar um envelhecimento mais rápido e até mesmo uma diminuição dos níveis de testosterona. A morte de um parente, o fim de um relacionamento ou até a ser demitido pode provocar uma grave depressão nos homens mais susceptíveis.
O homem ainda se considera um “caçador” e um “provedor” e perder essa função pode desestabilizar o homem de forma profunda. É uma sensação estranha de que se está morto, mesmo estando vivo e quando estamos mortos por dentro qualquer emoção nos faz sentir vivos. Mesmo que sejam emoções ruins. Os homens tendem a se refugiar no álcool e nas drogas quando estão depressivos. Mas isso só os faz afundarem ainda mais na depressão. Foi provado em pesquisas que o álcool diminui a absorção de vitaminas e as vitaminas são essenciais pra evitarem diversas doenças, inclusive a depressão.
O homem em depressão precisa do apoio da família e daqueles que convivem com ele, mesmo sendo uma fase difícil no qual o homem tende a tratar principalmente a própria família muito mal porque quer descontar a raiva em alguém. É extremamente importante o homem que está com esse problema admitir o que tem e se for preciso procurar tratamento, hoje é muito mais fácil e rápido se tratar e ignorar um mal só irá piorar ainda mais a situação.
A mídia mostra a todo momento mulheres chorando e reclamando que estão em depressão. Os programas femininos adoram mostrar mulheres sofrendo, mulher adora viver em depressão porque com isso elas exercitam o próprio vitimismo. Não é preciso ser muito inteligente pra notar que as mulheres adoram interpretar o papel de vítima. Mas elas fazem isso de forma instintiva para preservar e aumentar os imensos privilégios que elas conseguiram, privilégios que sempre foram concedidos por homens.
Desde a infância os homens percebem que as mulheres são a prioridade, os homens notam isso mas não reclamam porque não é da natureza do homem se auto-vitimizar a todo momento. As famílias gastam mais com sua filhas do que com os filhos, e os próprios pais sempre jogam todo o peso da responsabilidade sobre os homens e incentivam a futilidade, o utilitarismo e a passividade da mulher. A mulher recebe muito menos críticas do que o homem quando ela erra. A partir da adolescência, começa a eterna cruzada do homem pra ter sexo.
Ocorre que nessa fase da vida o homem começa a ver que somente os homens mais violentos e destacados são escolhidos pelas mulheres pra terem sexo fácil e de qualidade. Enquanto isso, os homens se viram como podem e além de se masturbarem o tempo todo vão desesperadamente atrás de sexo com prostitutas. Não são todos que agem assim mas sem duvida a grande maioria faz exatamente isso.
As mulheres são sádicas por natureza e por isso elas fazem os homens (e as mulheres) mais feios e tímidos motivo de piadas pra todos rirem dele. Elas fazem isso pra exercitarem todo o sadismo delas. Se um homem não corresponde ao padrão de beleza e principalmente de destaque social preconizado pelas mulheres ele é cruelmente descartado e muitos só conseguem perder a virgindade após os 20/22 anos e se quiserem ter sexo antes disso serão obrigados a pagarem prostitutas.
Na frente dos betas elas se fazem de “amiguinhas” mas só pra terem favores e suas contas da balada pagas pelos betas. Quando os betas passam dos 20 anos e percebem que não tem valor algum no mercado sexual eles entram em desespero e ficam em depressão. Essa depressão pode ser passageira até o homem conseguir arranjar uma namoradinha pra mostrar pros outros que ele também “pega” mulher e que é um homem viril e poderoso sexualmente, ou durar a vida inteira.
Todos os homens se esforçam pra serem notados pelas mulheres, mas os betas levam esse esforço ao limite. Ocorre que todo o esforço que os betas fazem pra serem notados pelas mulheres é inútil. Os homens mais românticos são os mais propensos a viverem na depressão. Os homens se acomodam e aceitam pagar o preço da desvalorização.
Os homens mais inteligentes, ainda jovens percebem que os ricos, bandidos e cafajestes possuem verdadeiros haréns e que pra esses nunca falta mulher. A fase do fim da adolescência é que a depressão masculina atinge o seu auge. Muitos homens desistem de chegarem nas mulheres nessa fase da vida e acabam se acomodando.
Está se tornando cada vez mais comum os homens já chegarem na “balada” bêbados ou drogados. Bebidas e drogas significam “fuga” e o homem está se afundando cada vez mais em vícios exatamente porque deseja fugir da dor do desprezo feminino. A auto-estima dos homens está tão baixa que eles aceitam pagar tudo pras mulheres em troca de sexo e atenção, mas não só isso. A grande maioria dos homens aceita ser humilhado e tratado como um empregado da mulher. Esses homens sentem tanto medo de perderem a sua parceira que fazem tudo que elas pedem e muitas delas estão tão seguras de que tem o domínio absoluto sobre os homens que não pedem mais, elas ordenam, e eles obedecem.
O homem pensa o tempo inteiro em como pode agradar a mulher, um dos maiores exemplos disso é que nos mercados ou padarias os homens ligam pras mulheres perguntando o que elas querem que eles levem pra elas. Raramente uma mulher faz isso por um homem. Pesquisas comprovaram que o homem se apaixona primeiro e é mais romântico do que a mulher. Mas o mito criado pelo feminismo e pela mídia de que as mulheres são desinteressadas, sensíveis e românticas persiste.
O grande erro do homem atual está exatamente em acreditar nessas mentiras. Nos relacionamentos, as mulheres são muito mais frias e calculistas do que os homens. Conheço homens que são ricos ou de classe média-alta e que tem tudo que precisam para serem felizes mas que vivem na depressão. Eles não admitem isso publicamente porque temem virar a “piada” do grupo. Uma quantidade cada vez maior de homens vive na depressão e em uma fuga constante da realidade. Esses homens tentam a todo momento convencer os outros de que eles são felizes, fortes e independentes, mas no fundo eles sabem que a realidade é exatamente o oposto disso.
O homem tem que lutar todo dia para provar seu valor, mas o mesmo não ocorre com a mulher. A mulher é assediada e valorizada pelo homem só por ser mulher e o mérito dela nisso é zero! A maioria das mulheres normalmente chegam em casa de madrugada depressivas porque não conseguiram encontrar o alfa que elas queriam. Elas voltam sozinhas e ficam reclamando depois, mas só ficam sozinhas porque elas querem! Mesmo as mulheres de beleza mediana e até as feias se cansam de dispensar os caras no seu dia a dia no trabalho ou nas baladas. Mas elas ficam depressivas devido ao nível de exigência insano delas, mesmo as mais feias querem homens que sejam “superiores” a elas tanto em beleza como em nível social. Elas se acostumaram de tal forma a viverem sendo assediadas a todo momento pelos homens, que na medida que envelhecem e esse assédio diminui, elas entram em depressão.
Mas o homem comum, com nível social mediano ou abaixo da média vive na depressão. Mas se engana quem pensa que são somente os betas que se sentem desvalorizados, os homens que desfrutam do assédio feminino por serem destacados seja pela sua beleza, seja pelo seu status, são felizes e normalmente são narcisistas.
Ocorre que quando esse mesmo homem destacado percebe que ele só é valorizado pela mulheres pelo que ele representa e não pelo que ele é de fato, ele também tende a ficar no mínimo chateado, e os mais românticos chegam a ficar depressivos.
Quando o homem chega aos 30/35 anos, ele já está cansado de levar foras e de ser subestimado pelas mulheres. Os mais emocionais ou que possuem algum nível de distúrbio mental se tornam misóginos, os mais pragmáticos se tornam frios e os mais românticos se tornam amargos, introspectivos e tendem a se isolar. O homem que se deixa polarizar na frieza, se liberta da dor, mas ao mesmo tempo fecha “as portas” para o amor. Isso pode parecer chavão mas é a mais pura verdade.
Esses homens passam a viver a vida de forma mais intensa e conseguem ter sexo tanto em quantidade como em qualidade. E conseguem isso porque eles são desapegados e com isso não caem mais nas “teias” que prendem o homem emocionalmente. Somente um homem desprovido de sentimentos é capaz de viver toda uma vida sem sentir a necessidade de ter uma companheira, uma mulher digna para conviver e dividir os momentos bons e ruins da vida, que o ajude e que se preocupe em fazê-lo feliz.
Até mesmo os homens relativamente frios sofrem por saberem que as mulheres não gostam dos homens e sim do que eles podem dar a elas, mas sofrem em um nível muito menor, quase imperceptível. Esses homens, os frios e calculistas, podem ter um grau de felicidade relativamente alto, mas jamais serão totalmente felizes e no fundo sempre serão ressentidos.
Os mais românticos, que viram seu sonho de conseguir uma mulher honesta e fiel desaparecer, se fecham dentro de si e mesmo tendo se livrado da depressão nunca mais conseguem ser felizes e muitos simplesmente desistem até mesmo de procurar mulheres pra sexo. O homem romântico e pacífico tende a ter um nível de testosterona inferior e portanto uma libido menor também, e somente por esse motivo eles conseguem ficar tanto tempo sem sexo. Os homens românticos são os mais carentes e demonstram ter mais dificuldade em aceitar a verdade e são os últimos a acordarem, isso quando acordam. Eles são os que mais sofrem e tentam o suicídio, e infelizmente na maioria das vezes conseguem ter sucesso no seu intento porque o homem dificilmente simula uma tentativa de suicídio como as mulheres fazem só pra chamarem a atenção pra si e se fazerem de vítimas.

Retirado e adaptado de:

0 comentários:

Postar um comentário