Seguidores

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

...E Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade

Um conto natalino no meio da Segunda Guerra Mundial
 Até no meio de uma sangrenta batalha pode acontecer o milagre de Natal. Depois do desembarque na Normandia, Operação Overlord, a ofensiva aliada sofreu um importante revés quando as forças aerotransportadas britânicas tentaram tomar a ponte de Arnhem (Holanda) um mês mais tarde. Hitler decidiu então fazer uma forte ofensiva na Frente Ocidental para estabilizá-la e poder centrar-se na Oriental, onde o Exército Vermelho avançava célere e com muita força.

No mês de dezembro de 1944, os alemães lançaram a ofensiva das Ardenas (Bélgica). Os panzer semearam o caos nas filas aliadas deixando muitas unidades isoladas no meio dos bosques e capturando milhares de prisioneiros. Três soldados estadunidenses, um deles ferido, ficaram perdidos no meio de um bosque que não conheciam, com a neve até os joelhos e sem nenhuma visibilidade por causa do forte nevoeiro. Vagaram durante horas buscando sua unidade, mas a única coisa que encontraram foi uma casinha de conto com a chaminé fumegante... era véspera de Natal.

Na casa encontravam-se um garoto de 12 anos, Fritz Vincken, e sua mãe preparando o jantar. Os soldados pediram ajuda e a mãe decidiu ajudá-los oferecendo um prato de comida e um lugar à mesa ao lado do fogão para aquecer do tremendo frio que fazia, ainda que soubesse que poderia ser fuzilada por dar refúgio a aliados.

Quando a mãe estava curando as feridas de um dos soldados estadunidense, quatro soldados alemães assaltaram a casa. Todos pegaram suas armas e começaram a gritar como loucos. Durante alguns instantes parecia que aquilo iria se transformar em um mar de sangue... até que a mulher se interpôs entre os dois grupos e exigiu que todos baixassem as armas, seguidos de alguns segundos de silêncio e indecisão, mas ao final todos cederam.

O caso é que os alemães não estavam muito melhor que os estadunidenses e buscavam um refúgio para passar a gélida noite. Ao final, todos compartilharam o jantar e o calor daquele lar tão simples, porém o mais aconchegante de toda suas vidas. À manhã seguinte, quando o ferido já estava melhor, os alemães escoltaram os soldados inimigos até as linhas dos aliados e se despediram como amigos.
A história ficou conhecida pelo mundo depois de sua publicação por Fritz Vincken em uma revista americana e de um documentário na televisão, quando a família de um soldado, que lutou nas Ardenas, entrou em contato com o canal de TV. O patriarca da família sempre contava esta história diante do ceticismo de muitos que pensavam que se tratava de um devaneio de guerra do ex-combatente.

Em janeiro de 1996, Fritz viajou até até Maryland para conhecer Ralph Blank. Dizem que o encontro foi muito emocionante... 

A história seria mais rica e, sobretudo, mais justa se relatos históricos dos perdedores se tornassem mais conhecidos. Mas infelizmente basta fazer uma referência ao Eixo para que germinem suscetibilidades questionáveis e associações incautas com homens maus.

A História, por suposto, é contada a partir da perspectiva dos vencedores e sob a anuência e conveniência das forças dominantes. Realmente uma pena!

Fonte: Entrevista de Fritz Vincken e A história de Fritz Vinckens.


0 comentários:

Postar um comentário