Seguidores

domingo, 24 de julho de 2011

Introdução ao Carioquês em Três Lições: 03 - A Nuance Carioca

Do Horário:
Há o horário inglês, americano, japonês, alemão e brasileiro (entre outros). E tem o horário carioca.

Tente seguir uma agenda apertada ou fixar prazos rígidos enquanto estiver no Rio, que você vai virar um candidato certo a uma úlcera no estômago. 

Seja um encontro de negócios, um jantar para seis pessoas, uma festa para trinta ou uma hora marcada com o bombeiro hidráulico para consertar o ralo do banheiro, você vai logo perceber que a pontualidade não é a prioridade número um do carioca.

De fato, a menos que o atraso resulte na perda de um avião ou fechamento da loteria esportiva, o carioca da gema simplesmente ignorará qualquer horário determinado e chegará a um encontro ou reunião quando lhe der na telha.

Se você chegar na hora marcada num coquetel ou jantar carioca, você vai ficar conversando com as paredes ou papeando com a dona da casa embaraçada. E você pode ter certeza que ela não está embaraçada com o atraso dos demais, e sim com a sua pontualidade.

Para evitar esse tipo de gafe, na próxima vez que você for convidado para um jantar carioca "às nove", e chegar no horário, ao invés de ficar olhando os quadros falsos da sala, simplesmente dê o fora pela porta de serviço e vá (por que não?) a um cinema.

Com isso você ganha duas horas, tempo suficiente para voltar à festa às onze horas, assim chegando pontualmente junto com os outros convidados. E não se esqueça de fazer hora no boteco da esquina, beliscando umas coxinhas de galinha ou batatas fritas, pois o jantar somente será servido pontualmente bem mais tarde.
  
Das Despedidas:
Por natureza, os cariocas tendem a ser abertos, calorosos e amigáveis. E para demonstrar a sua amizade em situações de convívio social, você pode ter certeza que eles jamais irão se despedir com um simples "adeus". 

Seria muito seco para a sua natureza efusiva. Se quiser agir como um carioca da gema, sempre termine seus encontros sociais com uma das seguintes saudações:

• A gente se vê.

• Te ligo.

• Aparece lá em casa.

Mas, lembre-se! Estas frases não devem ser levadas a sério ou entendidas no seu sentido literal. Em outras palavras, o que ficou bem claro é que:

• A gente não vai se ver tão cedo.

• Não espere que eu não vou te ligar.

Não seja besta de aparecer lá em casa.

Um carioca verdadeiro usará tais frases frequentemente e de forma entusiástica. Mas quando ele as escuta, dá tanta importância a elas quanto a um grão de areia na praia de Ipanema. 

Assim, se você levar a sério qualquer dessas frases, não somente correrá o risco do ridículo como vai dar a maior bandeira de ser um turista.

Retirado de: Rau Tchu Bi a Carioca (How to be a Carioca) : O Guia alternativo para o turista no Rio de Priscilla Ann Goslin, Editora Twocan, 1993.





Leia mais sobre isso:
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/07/introducao-ao-carioques-em-tres-licoes.html
http://abcimaginario.blogspot.com/2011/07/introducao-ao-carioques-em-tres-licoes_23.html


0 comentários:

Postar um comentário