Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Introdução ao Carioquês em Três Lições: 02 - A Linguagem Corporal


Se a pronúncia arrastada do carioca está deixando você um pouco inseguro, não se desespere. As palavras são apenas parte da linguagem carioca. Incapaz de falar sem gesticular continuamente, o carioca usa os braços, cabeça, sobrancelhas, o corpo todo para enfatizar um detalhe ou prender a sua atenção. E sempre com as mãos em movimento.


Damos, a seguir, alguns exemplos de frases úteis com seus gestos apropriados. Combinar as palavras com os gestos não tem tanta importância, pois vários gestos são intercambiáveis. Basta movimentar sempre as mãos que as palavras não vão fazer a menor falta a você.

Qualé a tua?
Levante o queixo, franza a testa, dê um passo à frente e abra as mãos de forma inquisitorial.

O negócio é o seguinte ...:
Passe as mãos no ombro da pessoa, balance a cabeça e sorria.

Vamu nessa!:
Solte a cabeça lateralmente enquanto levanta o polegar, como se pedisse uma carona.

Ué?:
Coloque a mão no queixo e encolha os ombros, arregalando os olhos.

Pô, que saco!:
Bata nos joelhos, levante-se, dê dois passos à frente, gire em torno, antes de dizer a frase. Se estiver de pé, jogue as mãos pra cima e olhe ao redor, exclamando: — Pô, que saco!

Maneiro...:
Balance a cabeça lentamente e sorria com satisfação.

O contato corporal é essencial. Se você quiser conversar como um carioca de verdade, fale o mais perto possível do seu interlocutor, olhos nos olhos, e toque-o pelo menos uma vez a cada frase. As formas mais aceitáveis de contato durante a conversa são as seguintes:
• tocando no braço
• alisando o antebraço
• apertando as mãos
• dando tapinhas nas costas ou nos ombros
• tocando no queixo ou no rosto
• batendo no peito (só para homens)

O contato corporal é ainda mais importante quando você cumprimenta outro carioca. Seja esbarrando com um amigo na rua, sentando numa mesa para seis na hora do almoço ou entrando numa reunião de vinte pessoas, é imperativo que haja contato corporal com cada um dos presentes, quer você os conheça ou não.
Por exemplo, você entra num restaurante e vê uma amiga jantando com um grupo de pessoas que você jamais viu antes. A regra rigorosa de etiqueta carioca é a seguinte:

1. Diga "Oi" [ooooiiii] de modo entusiástico. Isto pode ser seguido de "Tudo bem?"

2. Beije sua amiga em ambas as faces (primeiro a direita, por favor).

3. Corra a mesa, beijando todo mundo (e dando tapinhas nas costas ou nos ombros dos homens, se for homem); não tem importância que as pessoas estejam mastigando um bife ou levando o maior papo com alguém ao lado.

Obs.: Não precisa encarar as pessoas, nem dizer o seu nome ou esperar que digam os delas. Regra geral: mulher beija mulheres e homens, homens dão tapinhas nas costas dos outros homens ou, às vezes, um abraço bem apertado com um braço só. Homem nunca beija outro homem.

Despedindo-se do grupo, faça o seguinte:

1. Volte à sua amiga e diga "Te ligo".

2. Beije-a em ambas as faces.

3. Dê a volta na mesa, beijando as mulheres e dando tapinhas nos homens (as mulheres têm o direito de beijar todos). E não se esqueça, primeiro a bochecha da direita.



Leia mais sobre isso:

0 comentários:

Postar um comentário