Seguidores

sexta-feira, 25 de março de 2011

Série Musical: Choro Esdrúxulo

Certas músicas para mim são geniais. Gosto daquelas que apresentam uma história como se fossem uma crônica de costumes. Moreira da Silva era craque nisso. Aprendi a gostar dele ouvindo os velhos LPs que meu pai desfilava empilhados no velho toca-discos Telefunken, onde eles caiam um a um sem falhar. Hoje vou mostrar uma música muito interessante. Ela é toda construída em rimas proparoxítonas. Infelizmente não tenho uma versão em vídeo no You Tube do grande Moreira da Silva cantando, somente consegui a versão com o Jards Macalé que eu coloco abaixo.


CHORO ESDRÚXULO
(Zé Ferreira e Moreira da Silva)

Não quero crítico, nesse meu cântico.
Não sou melódico, não sou histórico,
não sou filósofo, nem sou nenhum sinfônico,
pois não conheço ritmo.
Também não sou esquelético,
gosto de música, embora lírica.
Adoro química, admiro a força elétrica
e da ciência gosto, não sou científico,
sou um tanto pernóstico em matéria magnética.
Sou magnífico, emboladístico,
pois sou metódico no radiodístico.
Deixo patético o radiofônico,
sou matemático num cântico chorístico.
Eu tenho físico, não sou anêmico,
não sou elástico de pneumático.
Sou veranístico e enigmático,
sou diabólico e pertenço ao ramo artístico.





3 comentários:

  1. Essa eu não conhecia! Genial demais!!! Canções com rimas esdrúxulas (caso das proparoxítonas) eu só conhecia duas: "Construção" do Chico Buarque, e "Robocop Gay" dos Mamonas, folgo em acrescentar essa aí ao meu repertório, super-hiper-fodástica!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço uma outra música: o samba “Idioma Esquisito” de Nelson Sargento e Andinho Gonçalves; entretanto ela é formada por neologismos proparoxítonos e não por palavras comuns do vernáculo. Ei-la:

    Idioma Esquisito

    Fui fazer o meu samba
    Na mesa de um botequim
    Depois de umas e outras
    O samba ficou assim
    Estrambonático, Palipopético
    Cilalenítico, Estapafúrdico
    Protopológico,Antropofágico
    Presolopépipo, Atroverático
    Batunitétrico,Pratofinandolo
    Calotolético,Caranbolambolu
    Posolométrico, Pratofilônica
    Protopolágico, Canecalônica
    É isso aí, é isso aí
    Ninguém entendeu nada
    Eu também não entendi
    (Então eu vou repetir)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Gostava da musica, mas nao tinha notado o lance das proparoxitonas. Gosto mais agora :)

    ResponderExcluir