Seguidores

sábado, 12 de março de 2011

Explicando Star Wars...

Como Nerd assumido que sou, sempre tive dificuldades para explicar o enredo do(s) filme(s) "Guerra nas Estrelas" (Star Wars) para aqueles que não conhecem muito sobre ficção científica, principalmente depois que, no fim da década de 1990, o diretor George Lucas resolveu filmar a primeira parte (que na verdade era a quarta a ser filmada) da sua história desenvolvida em três trilogias para o cinema. 

Não se sabe por que ele começou pelo meio , mas reza a lenda que inicialmente ele escreveu um roteiro de 6 horas de filme e ofereceu para um estúdio recebendo um sonoro "não" como resposta, assim decidiu dividir o filme em 6 episódios e gravar apenas os três últimos que achava que seriam capazes de cativar o público da época, usando e abusando de arquétipos ao juntar ficção científica, pitadas de western, mitologia e uma história romântica. 

O Estúdio FOX achou tão estapafúrdio aquele conceito sobre um filme tendo como temática o espaço, algo inédito então, que lhe deu plenos direitos sobre o trabalho, o que após o grande sucesso, deu a Lucas condições de criar a sua própria empresa e iniciar seu prórprio "império" (hoje ele tem, entre outras,  a Lucasfilm, a LucasArts e a ILM - Industrial Light & Magic de efeitos especiais). 

De todos os filmes, eu ainda prefiro os dois primeiros da segunda trilogia (que foi filmada primeiro e coisa e tal... Já entenderam, né?). O primeiro de 1977 foi impactante. O voo daquele cruzador enorme percorrendo durante longos minutos a tela enorme do cinema (antigamente era enorme!) no início da história marcou minha infância. O segundo, é claro, destaca-se pela bela "Slave Leia" que encheu e enche os sonhos nerds de centenas ao redor do mundo com aquele biquíni de lata. Que me perdoem os fanboys, mas acho que a trilogia iniciada em 1999 é muito fraca e não a acompanhei com muito entusiasmo depois de ver o primeiro filme e a "experiência" Jar Jar Binks... Mas essa é a MINHA opinião.

Então,  se você viu e gosta, assista esse primor de resenha que segue abaixo; se você não viu e não entende nada de Star Wars e quiser começar a entrar nesse universo, vou lhe mostrar a porta correta para começar. Nunca vi um explicação melhor do primeiro filme da segunda trilogia: o episódio quatro (cara, isso é complicado mesmo...) chamado "Uma Nova Esperança", onde somos apresentados aos personagens, a ambientação e a mitologia que se desenvolverão depois nos demais filmes da franquia (Luke Skywalker, Obiwan Kenobi, Han Solo, Princesa Leia, Darth Vader etc.).  Veja, aprenda e deleite-se:






Os dado específicos foram retirados de:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Wars

0 comentários:

Postar um comentário