Seguidores

sábado, 19 de março de 2011

O Evangelho "Q"

Os exegetas (intépretes e estudiosos) da Bíblia chamam de evangelhos sinópticos os de Mateus, Marcos e Lucas. Desde que a exegese começou a ser aplicada à Bíblia ainda no século XVIII que os especialistas se aperceberam que, dos quatro evangelhos, os três primeiros apresentavam grandes semelhanças em si, de tal forma que se colocados em três grelhas paralelas - donde vem o nome sinóptico, do grego συν, "syn" («junto») e οψις, "opsis" («ver») -, os assuntos neles abordados correspondiam quase inteiramente.

Por parecer que quase teriam ido beber as suas informações em uma mesma fonte, como os primeiros grandes exegetas eram alemães, designaram essa fonte por Q, abreviatura de Quelle, que significa precisamente «fonte» em alemão. Essa fonte "Q" teria sido usado para embasar os Evangelhos de Mateus e Lucas, como um "Manual de Sentenças" de Jesus".

Abaixo seguem aquelas que seriam as palavras originais pertencentes ao ensinamento de Jesus segundo os estudiosos do que foi chamado “O Evangelho Q” conforme descrito no livro de Burton L. Mack. O evangelho perdido: o livro de Q e as origens cristãs. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

A primeira redação dos ditos de Jesus seria da década de 50 d.C. Uma segunda redação é dos anos 70 e uma terceira, que na época da produção dos textos de Marcos e Mateus, dos anos 80 d.C.

Esta apresentada aqui, seria a transcrição da primeira codificação literária contendo os mais antigos ensinamentos de Jesus que se conhece.


Vendo a multidão, [Jesus] disse a seus discípulos:

1. Felizes são os pobres; o reino de Deus é deles. Felizes são os que têm fome; eles serão saciados. Felizes são os que estão chorando; eles hão de rir.

2. Amem seus inimigos, tratem bem quem os trata mal.
Se alguém lhe bater numa face, ofereça a outra. Se alguém lhe arrancar o manto, deixe que leve também a túnica.
Dê a quem pedir. Se alguém tomar o que é seu, não peça devolução.
Assim como querem ser tratados, tratem os outros.
Se vocês amarem quem os ama, que vantagem terão?
Ate os cobradores de impostos amam quem os ama, não é mesmo?
E se vocês só abraçarem seus irmãos, o que estarão fazendo que os outros também não façam? Todo mundo não faz o mesmo?
Se emprestarem àqueles de quem esperam receber,que crédito terão obtido? Até os malfeitores emprestam a seus semelhantes só porque esperam ser pagos.
Em vez disso, amem seus inimigos, façam o bem e emprestem sem esperar nada retorno. Sua recompensa há de ser grande, e vocês serão filhos de Deus.
Porque ele faz o sol nascer para os maus e para os bons; ele faz cair a chuva sobre justo e injusto.

3. Sejam misericordiosos como seu Pai é misericordioso.
Não julguem para não serem julgados.
Porque a medida que usarem [para julgar] será a medida usada contra vocês.

4. Pode um cego guiar outro cego? Os dois não vão cair num buraco? O discípulo não é superior ao mestre. Basta ao discípulo ser igual ao mestre.

5. Como você repara um cisco no olho de seu irmão sem perceber a trava no próprio olho? Como você pode dizer a seu irmão: “Deixe-me tirar esse cisco de seu olho”, se você não enxerga bem para retirar o cisco que está no olho de seu irmão.

6. A boa arvore não dá frutos ruins, a arvore ruim não da frutos bons. Há figos nos espinheiros ou uvas nas urtigas? Cada arvore se conhece pelo fruto. O homem bom tira coisa boa do seu baú; o homem mau tira coisas más. Pois a boca fala do que o coração contém.

7. Porque vocês me chamam “Mestre, Mestre”, mas não fazem o que eu digo? Todo aquele que ouve minhas palavras e faz o que eu digo é como um homem que constrói sua casa sobre o rochedo. Vem a chuva, bate a torrente, mas a casa não cai, pois tem seus alicerces no rochedo. Mas quem ouvir minhas palavras e não as praticar é como um homem que constrói sua casa sobre a areia. Vem a chuva, bate a torrente contra a casa, e ela desaba. É grande a sua ruína.

8. Quando um homem lhe disse: “Eu vou segui-lo aonde o senhor for”, Jesus respondeu: “As raposas têm tocas, e as aves do céu ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. Quando um outro lhe disse: “Deixe que eu vá antes enterrar meu pai”, Jesus respondeu: “Deixe que os mortos enterrem seus mortos”. Outro ainda lhe disse: “Eu vou segui-lo, senhor, mas deixe que antes eu me despeça de minha família”. Jesus então respondeu: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus”.

9. Ele disse: A colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos; peça então ao senhor da colheita que envie mais trabalhadores para sua colheita. Vão. Mas olhem, estou enviando vocês como cordeiros no meio de lobos. Não levem dinheiro, nem bolsa, nem sandálias. E não falem com ninguém pelo caminho. Na casa em que entrarem, digam: “Que a paz esteja nesta casa!”. E se houver ali um filho da paz, a saudação de vocês será bem recebida [literalmente: “A paz de vocês repousará sobre ele”]. Se não houver, ela regressará para vocês. Fiquem nessa mesma casa, comam e bebam o que lhes oferecerem, porque o trabalhador merece seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra. E se vocês entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam o que lhe for servido. Cuidem dos doentes e digam a eles: “O reino de Deus está próximo de vocês”. Mas se vocês entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, sacudam a poeira dos pés e digam, quando forem embora: “Mesmo assim o reinado de Deus está próximo de vocês”.

10. Em suas orações, rezem: “Reconhecido seja seu nome, Pai. Que se estenda o seu domínio. Dê-nos o pão de cada dia. Perdoe nossas dividas, assim como nós perdoamos nossos devedores. E não nos exponha a situações difíceis”.

11. Peçam e lhes será dado; procurem e acharão; batam à porta e ela se abrirá para vocês. Pois quem pede recebe, quem procura acha e a quem bate a porta se abre. Que pai, entre vocês, daria uma pedra ao filho que pede pão, ou uma cobra ao filho que pede peixe? Portanto, se vocês, embora não sejam bons, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o pai do céu Dara àqueles que lhe pedirem!”.

12. Nada que esteja escondido deixará de ser revelado, nenhum segredo deixará de vir à tona. O que lhes digo às escuras, repitam à luz do dia. E o que ouvirem em meio a sussurros, proclamem sobre os telhados.

13. Não tenham medo de quem pode matar o corpo, mas não a alma. Não se compram cinco pardais com dois centavos? Nenhum deles cairá por terra sem que Deus tome conhecimento. Até os fios de cabelos de suas cabeças estão contados. Então não se preocupem. Vocês valem mais do que muitos pardais.

14. Alguém em meio à multidão lhe pediu: “Mestre, diga a meu irmão que reparta comigo a herança”. Ele, porém, respondeu: “Meu senhor, quem disse que eu sou juiz ou arbitro?” Então ele contou a todos uma parábola: “A terra de um homem rico tinha produzido em abundancia, e ele pensou mesmo: E agora, o que vou fazer? Não tenho onde guardar meus grãos e bens. E vou dizer comigo mesmo: Você tem bens em estoque para muitos anos; relaxe, beba, coma, e seja feliz. Aí Deus disse a ele: Insensato! Esta noite mesmo você terá a vida reclamada; e tudo o que você produziu a quem pertencerá? Isso é o que acontece com quem acumula tesouros para si próprio sem se tornar rico diante de Deus”.

15. Por isso eu lhes digo: não preocupem com a vida, com o que vão comer, nem o corpo, com o que vão vestir. Não é a vida mais que alimento e o corpo mais que vestuário? Vejam os corvos. Eles não semeiam nem colhem, não têm celeiro nem deposito, mesmo assim Deus os alimenta. Não valerão vocês mais do que os pássaros? Qual de vocês, com sua preocupação, pode acrescentar um único dia à vida? E por que se preocupar tanto com as roupas? Vejam como crescem os lírios. Não trabalham nem fiam. No entanto, nem Salomão em todo seu esplendor foi tão magnificante. Se Deus deu roupas tão lindas à relva, que hoje viceja nos campos, e amanha será atirada ao fogo, como não daria de vestir a vocês seus descrentes? Então não se preocupem, perguntando-se “ o que vamos comer?” ou: “ O que vamos vestir?” Seus pai sabe que vocês precisam de alimentação e vestuário. Em vez de se preocuparem,vejam se então sob o domínio de Deus, e tudo lhes será acrescentado.

16. Vendam seus bens e deem tudo à caridade [de esmola]. Abram uma conta no céu, onde as traças e os carunchos não perfuram, e onde os ladrões não roubam. Onde estiver seu tesouro, lá também estará seu coração.

17. Ele disse: “Como é o reino de Deus? A que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que um homem pegou e plantou no quintal. Cresceu, tornou-se uma arvore, e as aves do céu fazem ninhos em seus galhos”. Ele ainda: “O reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega a mistura a três medidas de farinha, de modo que toda a massa fique fermentada”.

18. Quem se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido.

19. Um senhor ia dar um grande jantar e convidou muita gente. Na hora marcada, ele mandou seu servo dizer aos convidados: “Venham, por favor, está tudo pronto”. Mas todos começaram a dar desculpas. Disse o primeiro: “Comprei um terreno e preciso ir vê-lo. Queria me desculpar”. Disse um outro: “Acabei de comprar cinco juntas de bois e tenho que experimentá-las . queria me desculpar”. Um outro ainda: “Casei-me, faz pouco, e não poderei comparecer”. O servo regressou e contou ao amo o que se passara. Indignado, disse o senhor ao seu servo: “Vá depressa à cidade e traga para cá quem encontrar pelas ruas”. O servo foi à cidade e trouxe todas as pessoas que encontrou pelas ruas. E a casa ficou cheia de convidados.

20. Quem não odiar o pai e a mãe não pode aprender de mim. Quem não odiar o filho e a filha não pode pertencer à minha escola. Quem não aceitar sua cruz, não pode ser meu seguidor. Quem tentar conservar a sua vida vai perdê-la; quem perde a vida por minha causa vai preservá-la.

21. O sal é bom, mas se o sal perder o gosto, como pode ser recuperado? Não presta nem para a terra nem para o estrume. Joguem fora.

0 comentários:

Postar um comentário