Seguidores

domingo, 12 de junho de 2011

Uma História de Amor

Num dia frio em 1942, dentro de um campo de concentração nazista, um menino solitário olha para além do arame farpado e vê uma menina que passa. Também ela se sente comovida pela presença dele.

Na tentativa de dar expressão ao seus sentimentos, ela joga uma maçã vermelha por cima da cerca - um sinal de vida, de esperança e amor. O menino se abaixa, apanha a maçã. Um raio de sol penetrou na escuridão de sua vida. 

No dia seguinte, achando loucura acreditar na possibilidade de ver a menina outra vez, ele olha para o outro lado da cerca, esperançoso. Do outro lado do arame farpado, a menina anseia por voltar a ver aquela figura trágica que a deixa tão comovida. Ela traz de novo uma maçã. Apesar de mais um dia de nevascas de inverno e de ar gelado, os dois corações se aquecem quando a maçã passa por cima do arame farpado. A cena é repetida por alguns dias. Os dois jovens espíritos de cada lado da cerca anseiam por ver um ao outro, mesmo que seja por um instante e mesmo que seja para trocar algumas palavras. A conversa é sempre acompanhada de uma troca de sentimentos inexplicavelmente animadores.

No último desses encontros momentâneos, o menino cumprimenta sua querida amiga com expressão triste e diz: "Amanhã, não me traga a maçã. Não vou estar aqui. Estão me mandando para outro campo." Ele então vai embora, inconsolável demais para olhar para trás.

Daquele dia em diante, a imagem tranquilizadora da menina voltaria a lhe aparecer em momentos de angústia. Seus olhos, suas palavras, sua consideração, a maçã vermelha, tudo isso era uma visão recorrente que interrompia seus suores noturnos. Sua família morreu na guerra.

A vida que ele havia conhecido praticamente desaparecera, mas essa única lembrança permaneceu viva a lhe dar esperança. Em 1957, nos Estados Unidos, dois adultos, ambos imigrantes, vão a um encontro marcado para eles por amigos.

- E onde é que você estava durante a guerra? - pergunta a mulher.

- Estive num campo de concentração na Alemanha - responde o homem.

- Eu me lembro de que costumava jogar maçãs por cima da cerca para um menino que estava num campo de concentração - recorda-se ela.

Com uma sensação de choque, o homem fala:

- E esse menino disse um dia para você não lhe trazer mais maçãs porque ele estava sendo mandado para outro campo?

- Disse, sim, mas como é que você sabe disso?

- Eu era aquele menino - diz ele, olhando nos olhos dela.

Segue-se um breve silêncio, e ele continua:

- Fui separado de você naquela época e não quero nunca mais ficar sem você. Quer se casar comigo? - Os dois se abraçaram e ela responde que sim.

No Dia dos Namorados em 1996, numa transmissão nacional do programa de Oprah Winfrey, esse mesmo homem confirmou seus 40 anos de amor pela esposa.

- Você me alimentou no campo de concentração - disse ele. - Você me alimentou ao longo de todos esses anos. E agora seu amor continua a ser meu mais precioso alimento.

Retirado de: Pequenos Milagres: Coincidências extraordinárias do dia a dia. de Yitta Halberstam & Judith Levental. Ed. Sextante, 1998.

0 comentários:

Postar um comentário