Seguidores

sábado, 25 de junho de 2011

Anti-catequese

Vários fatores me  fizeram deixar de ser católico, embora reconheça que essa é a matriz mais importante de minha formação religiosa até hoje. Entre esses fatores, algo que muito cedo foi relevante para iniciar o meu afastamento, foram as malfadadas aulas de catecismo que tive de assistir pra fazer a “Primeira Comunhão”. Eram recheadas com altas doses de contrição forçada pelos “pecados veniais e capitais” que um garoto de onze anos, nerd e meio bobo, pudesse ter. As “catequistas” (professoras da escola dominical) repetiam uma cantilena de culpa e castigo que ao invés de me atrair para “o seio da Santa Madre Igreja” me empurrava cada vez mais para longe. Hoje abraço uma filosofia de vida que não trabalha com culpa (ou pecado original) e aposta na estrita responsabilidade de cada um sobre as coisas que acontecem em suas vidas. Não desacredito em anjos ou demônios, mas não atribuo a uns ou a outros influências determinantes para os êxitos e fracassos de minha vida, por que  procuro manter minha trajetória pessoal reta como uma flecha. Uma outra coisa que contribuiu para que eu tomasse distância do catolicismo foi a influência nefasta de um livro que li ainda muito jovem e que, como verão, não era (e não é) uma pedagogia muito efetiva para atrair adeptos. Ele baseia-se no catecismo de Pio X de 1905. 
A Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Catecismo_de_S%C3%A3o_Pio_X) assim o descreve:

“O Catecismo de São Pio X é um pequeno e simples catecismo, escrito pelo Papa São Pio X em 1905, com o importante objetivo de popularizar o ensino do catecismo na Igreja Católica e tornar os católicos mais informados e conhecedores da sua fé e doutrina. Este catecismo tinha também a função de resumir o Catecismo Romano, que foi um produto importante do Concílio de Trento.

Este catecismo, publicado inicialmente em italiano, adopta o clássico "método dialógico de perguntas e respostas" para expor o essencial da doutrina católica, fornecendo por isso um conhecimento teológico básico para todos os católicos. Este método, aliado à sua "linguagem clara e concisa", tornou-se por isso muito mais adequado à formação dos jovens e adultos católicos do que o Catecismo Romano.

Em 2003, o então cardeal Joseph Ratzinger, que actualmente tornou-se no Papa Bento XVI, afirmou que o Catecismo de São Pio X "tinha como características a simplicidade de exposição e a profundidade de conteúdos".

Este catecismo, com cerca de 1000 perguntas e respostas, é estruturado da seguinte maneira:
Introdução - onde está exposto as principais orações e fórmulas de doutrina católica;
Lição Preliminar: Da Doutrina Cristã e suas partes principais;
Primeira Parte: Do Símbolo dos Apóstolos, chamado vulgarmente o Credo;
Segunda Parte: Da Oração;
Terceira Parte: Dos Mandamentos da Lei de Deus e da Igreja;
Quarta Parte: Dos Sacramentos;
Quinta Parte: Das virtudes principais e de outras coisas que o cristão deve saber - nesta última parte, está exposto a doutrina sobre as virtudes, o pecado, as bem-aventuranças, a Tradição apostólica (oral e escrita), as boas obras (com particular destaque às obras de misericórdia) e os novíssimos”.

***

Se quiser ler o catecismo na íntegra vai aqui:

***

O livro em questão é “Na Escola de Jesus: O catecismo de Pio X Explicado por Meio de 190 Quadros Artísticos” publicado a partir de 1955 pela “Edições Paulinas”.



 Eu o li todo mais de uma vez, mas algumas imagens eu levei algum tempo para poder ver sem ter pesadelos. Algumas delas vocês verão abaixo. Tenham em mente o impacto delas sobre a mente de um jovem rapaz impressionável... Tamanha carga de terrorismo religioso definitivamente tiveram em mim um resultado contrário ao que era esperado. Vejam alguns exemplos:


Que animal será esse? Baleia não é. Uma baleia não tem DOIS esguichos! Dever ser algum ser do mal...

Tinha medo dessa figura à direita da imagem ...

E dessa caída no chão.

A ameaça aos pecadores com o fogo eterno!

Atentem para a mão em forma de garra que se insinua a esquerda da imagem... 

O "blasfemador punido": parece filme do Tarantino...

Essa também...  Santo Anselmo sem cabeça.









10 comentários:

  1. Quem estava carregando a cabeça do Santo Anselmo era o irmão mais velho de Lorde Morpheus?

    ResponderExcluir
  2. Eu me lembro deste livro claramente... Ainda bem que eu não li... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro e sempre quis ter um exemplar, mas o que eu li era de uma amiga minha de infância. Eu adorava este livro, embora criança, nunca tive medo, pelo contrário, tudo o que li até hoje só me trouxe conhecimento. Sempre fui insaciável pela leitura do Evangelho e da biografia dos santos. Não tenho medo de figuras, mas sempre tive medo sim de cair na ignorancia, de ser como outros meninos do meu tempo que sempre brigavam na escola, que não tinham estrutura familiar, que só pensavam em video game e pornografia. Tinha medo de ser como eles. Graças a Deus este livro e muitos outros contribuiram para o meu crescimento espiritual, das coisas místicas. Hoje sou formado em Administração, sou músico organista e regente de coral há mais de 20 anos. Amo a Igreja Católica, embora sejamos imperfeitos e sempre encontraremos pessoas imperfeitas, cheias de problemas e sem estrutura. Meu único e maior medo é perder minha alma, ser uma pessoa má, maltratar os outros e dar desgosto para minha família. Pena as crianças de hoje serem muito protegidas e formadas em valores comerciais, lúdicos, na mídia, no mercado, no comércio, na ilusão e cheias e proteção. Não são formadas para enfrentar a realidade, não têm bases sólidas de religião, mas a buscam apenas para resolverem seus problemas no "varejo". Concordo que a religião não deve formar pessoas medrosas, prostadas, mas dar-lhes mínimos parâmetros. As famílias hoje estão quebradas, pobres de cultura e alienadas na tecnologia, nos fast foods e no consumo. Saudades dos tempos em que havia preocupação com leituras saudáveis, que buscassem edificar a alma, tornar as pessoas melhores em sociedade, com aquelas regrinhas básicas "não jogue lixo no chão", "respeite os mais velhos", "não faça barulho para não incomodar as pessoas"... valores e regrinhas de conduta que estão se perdendo.

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança, adorava este livro, mas infelizmente o perdi. Quem o tiver, e quizer vendê-lo, por favor, comunique aqui, que saberei localizá-lo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. terei um exemplar deste lá pelo dia 15/02/2014 tente meu contao mac. psouza @ ya

      Excluir
  6. Minha querida vovó tinha esse maravilhosos livro. Que saudades infinita daquele tempo de criança1 Como eu era feliz e não sabia, minha vida era brincar, estudar, depois, trabalhar. um dia, minha vovó nos presenteou com um maravilhoso exemplar desse livro! Hum! Que delícia1 Como esse livro nos insere nos mistérios da sã doutrina católica, como viaja a nossa imaginação e nos faz cultivar pensamentos e sentimentos santos. Pudera nos dias de hoje as crianças terem livros dessa natureza! Como o mundo seria melhor, pois esse livro nos faz desejar o Céu, as grandezas do amor de DEUS!
    é uma pena! Minha prima emprestou esse livro e sumiu com ele na ocasião da morte da vovó Virginia.
    assim que as minhas economias voltem a ser abençoadas por DEUS, hei de comprar um exemplar dessa maravilhosa obra tão inspirado por DEUS.

    ResponderExcluir
  7. coitado do dimas; e ainda por cima acredita em horóscopo, e chinês.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de comprar este livro, eu o li quando criança, e nunca mais esqueci as ilustrações.

    ResponderExcluir