Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Os Monstros Camaradas (A Mansão dos Horrores)

Quando eu era criança eu assistia muito esse desenho... A trilha sonora é sensacional, coisa que não se vê mais... Com toda certeza meu gosto por boa música foi alimentado por ela. Ainda hoje em várias situações eu repito para mim mesmo (por que ninguém mais se lembra...) os bordões mais conhecidos. Quando algo dá errado sem ser minha culpa: "eu nunca acerto essa janela" e quando dá errado por minha causa: "eu merecia isso". Segue abaixo a abertura original e dois clipes retirados do YouTube para matar a saudade daqueles que estão na casa dos quarenta.


***


Esse desenho foi uma criação do famoso estúdio FILMATION,  é um clássico da animação que trás os velhos e famosos monstros do cinema, numa atrapalhada diversão musical e engraçada. 

Com Frank ("eu não merecia isso" que sempre dizia a frase após levar um raio na cabeça e seu esqueleto aparecer como um raio X durante a descarga elétrica), o Drac, o Drácula com outra famosa frase de efeito ("eu nunca acerto essa janela!", quando sempre vinha voando e ao tentar entrar na janela do castelo, esta se mexia de forma a fazê-lo dar literalmente, "de cara" no muro de pedras do castelo, e por aí vaí....com uma galeria de personagens que não conseguem botar medo em ninguém. 

Tinha o Napoleão, que era o esqueleto, a Múmia que sempre se enroscava em algum móvel ou objeto com suas ataduras! A Lady do castelo e os irmãos Ratso e Batso.

Tinha também, o Wolfie, o lobisomem que sempre acaba caindo num buraco....e outros personagens clássicos do terror. 

Os personagens na verdade, apareceram pela 1ª vez, no desenho da Sabrina, que por sua vez, participava da Turma do Archie, todos personagens do mesmo estúdio. Uma produção de 1970, com 16 episódios, algo que chamava naquela época, muito a atenção da juventude, era sua trilha musical, principalmente seu tema de abertura. 

Sempre a cada desenho exibido, 2 clips eram tocados envolvendo a turma toda, no mais puro som psicodélico de transição entre final dos anos 60 e década de 70.







9 comentários:

  1. Engraçado lembrar disso, pois esse era um desenho que eu assistia mais pelas músicas do que pelas piadas, que eu achava meio chatinhas... Mas a música, que maravilha!!! Um dos primeiros desenhos a ter uma preocupação sólida com a trilha sonora, que por si só fazem a tônica dos desenhos dos anos 70... Por muitos anos chegou a correr a lenda de que uma cena famosa desse desenho fosse o Conde Drácula tocando "Another Brick on the Wall" (Pink Floyd) no órgão, e eu mesmo colaborei com a confusão, defendendo que era mesmo a música do PF, mas só agora me coube recordar que o disco "The Wall" é de 1979, e o desenho é anterior a isso. Seja lá quem for que compôs a música, certamente não foi o Roger Waters...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, então o Roger plagiou porque esta cena certamente existiu

      Excluir
  2. Muuuito bom! Boas e velhas lembranças!
    Fazia tempo que eu estava atrás disso. Valeu o post.

    ResponderExcluir
  3. Nossa todos em casa assistiam, até meu país. Muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Esse desenho fez parte da minha infância. A gente consegue perceber nitidamente a influência dos Beatles, na trilha sonora. Simplesmente genial. Até hj pode-se ouvir com muita atenção as músicas dos Monstros Camaradas.

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive a curiosidade em saber qual era a banda ou as bandas que compuseram e cantavam as músicas desse desenho animado que marcou a vida de muitas crianças, assim como eu, lá nos idos dos anos 70.

    ResponderExcluir
  6. https://www.youtube.com/watch?v=IZb0_WnOYOA&list=PLV4Ztn9euy7TAvu6AeuZ9QaioIQlM43gb

    ResponderExcluir
  7. https://www.youtube.com/watch?v=djAF71I48PQ

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso,também curtia por causa das músicas mas gostava muito das histórias

    ResponderExcluir