Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cuzco En El Peru

Esse é um clipe musical apresentado no final do programa Comédia MTV retirado do YouTube, em que Marcelo Adnet canta uma bela canção declarando seu amor por uma lhama que o abandonou e chora suas mágoas mascando folhas de coca...





Abaixo  a letra original retirada de: http://www.vagalume.com.br/comedia-mtv/cancao-do-peru.html  está  traduzida pelo Google Tradutor revisada por mim com a explicação de alguns termos próprios da América Latina usados na canção que atesta a genialidade do autor (os grifos em itálico são meus).  


TRADUÇÃO:

Canção do Peru

Sentado nas montanhas do Peru
bebendo um chá
apreciando os Andes[1]
meu poncho para esquentar
o vento a soprar

Quando eu sinto o meu Cuzco no Peru[2]
A neve caindo
Reunindo-se nos cumes
e a neblina a encobrir
me custa a sorrir
me faz recordar
De ti meu lhama[3]
meu grande amor
me abandonou
por que não me chama
Vou correndo pois
Me cospes depois[4]
e fico a esperar
nesse lugar
Meu Cuzco no Peru

Creio que vou mascar...

Quando eu mastigo folhas de coca[5]
Eu começo a imaginar
Como seria sobrevoar
As cordilheiras
para te encontrar

Quando eu bebo a ayahuasca[6]
Sinto que posso voar
Sobre as costas de um condor[7]
até te avistar

Lalalalalalalalalalala

Eu gosto de no Peru sentar

Lalalalalalalalalalala

Com pisco[8] nós brindaremos

Seus beijos tem gosto de ceviche[9]
olhos de amêndoa que eu não posso evitar

Sem você eu fujo para a Amazônia
Equador ou Bogotá
Sem você eu fujo para a Amazônia
Equador ou Bogotá

Lalalalalalalalalalala 

Estamos loucos no Peru
E para terminar a canção
Um solo de siku[10]

A noite está chegando
temos que ir

contigo meu lhama
vou sonhar

Lalalalalalalalalalala 

Eu gosto de no Peru sentar

Lalalalalalalalalalala 

Com pisco nós brindaremos

Seus beijos tem gosto de ceviche
olhos de amêndoa que eu não posso evitar

Sem você eu fujo para a Amazônia
Equador ou Bogotá

Sem você eu fujo para a Amazônia
Equador ou Bogotá

Lalalalalalalalalalala 




[1] A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul. (Fonte: Wikipédia)


[2] Cuzco (em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu) é uma cidade no Peru situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes. (Fonte: Wikipédia)

[3] e [4] Lhama ou lama (Lama glama), é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Llama. Tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de lã, carne e couro. Foi domesticado pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos. Vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas. Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger o seu corpo de arranhões e outros ferimentos. É conhecida pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém pode se irritar facilmente, assim foi considerada o oitavo animal mais irritável do mundo, segundo o canal Animal Planet. Quando irritada ou para chamar a atenção, espirra seu muco [cospe] na direção do objeto de sua irritação. A lhama alimenta-se de capim e mato. Estes animais medem de 1,40 m a 2,40 m contando com a cauda 25cm e chega a pesar 150Kg. [Marcelo Adnet faz um trocadilho como a palavra “lhama”, que significa a designação do animal e o termo “lhama” do verbo chamar em espanhol.] (Fonte: Wikipédia)

[5] Mascar a folha da coca (planta narcótica da família das Erythroxylesd, indígena do Peru com nome científico Erythoxylon coca) é de grande importância para os povos andinos. O arbusto conhecido por este nome que os peruanos chamam “ipatú”, pode atingir de 1 a 3 metros de altura.
Em estado selvagem, é encontrado nos Andes até dois mil metros de altura. Os incas exaltavam excessivamente este arbusto e utilizavam a folha como moeda. Na antiga Colômbia, os sacerdotes do Sol mastigavam e queimavam folhas de coca em honra a divindades. Os peruanos e bolivianos mascam as folhas, assim resistem à fadiga e ao sono, como também aos jejuns prolongados. Mascar a folha da coca também contribui para uma boa digestão e para desfazer a sensação de desconforto causada pelo excesso de altitude. Há um porém: o “chacchar” produz um sumo que deixa os dentes com a coloração esverdeada e a boca ligeiramente adormecida. (Fonte: http://www.sairdobrasil.com/2009/03/01/o-habito-de-mascar-folhas-de-coca-muito-comum-no-peru/)

[6] Ayahuasca é uma bebida produzida a partir de duas plantas amazônicas: Banisteriopsis caapi e Psychotria viridis. O nome significa cipó dos mortos. Utilizada pelos incas, a “hoasca” é utilizada tradicionalmente nos países como Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil e ainda por pelo menos setenta e duas diferentes tribos indígenas da Amazônia. Segundo os relatos dos usuários, a hoasca produz uma ampliação da percepção que faz com que se veja nitidamente a imaginação e acesse níveis psíquicos subconscientes e outras percepções da realidade, estando sempre consciente do que acontece — as chamadas mirações. Os adeptos consideram esse estado como supramental "desalucinado" e de "hiperlucidez" ou êxtase. (Fonte: Wikipédia)

[7] Condor (em quíchua kúntur) é o nome dado a duas espécies de aves, pertencentes a diferentes gêneros, da família dos catartídeos, ordem falconiformes. Aves de porte avantajado, coloração preta com colar branco no pescoço, asas com manchas brancas, cabeça, nuca e pescoço nus. O condor-dos-andes (Vultur gryphus) é o símbolo nacional da Colômbia, Equador, Bolívia e Chile e integra os brasões oficiais destes países, além de cumprir um importante papel no folclore e na mitologia das regiões andinas da América do Sul. (Fonte: Wikipédia)

[8] O Pisco é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva, produzidas no Peru e no Chile . É baseado fundamentalmente na destilação do mosto proveniente de uvas. (Fonte: Wikipédia)

[9] Ceviche, cebiche ou seviche é um prato de origem peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro citrico. Pode servir-se como entrada, acompanhado com pipoca, bolachas de água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Ou pode ser o prato principal duma refeição, acompanhado com batatas “portuguesas” ou doces cozidas, ou milho cozido. (Fonte: Wikipédia)

[10] O Siku (em Quíchua: antara, Aymara : siku, também "Sicu", "Sicus", "Zampolla" ou Espanhol zampoña), é uma “fluta de pã” tradicional andina. Este instrumento é o principal instrumento usado em um gênero musical conhecido como o Sikuri. É tradicionalmente encontrados em todo o Andes, mas é mais tipicamente associadas com a música do Kollasuyo , ou Aymara regiões falando em torno do lago Titicaca . (Fonte: Wikipédia)


0 comentários:

Postar um comentário