Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Palavras de Sabedoria

“Diz uma lenda, que depois de haver criado a raça humana, os deuses propuseram uma ampla discussão para determinar ande esconderiam as respostas para as questões fundamentais da vida. O objetivo era motivar o homem a encontra-las. O primeiro Deus sugeriu:
- Podemos escondê-las no topo de uma montanha, os homens jamais pensarão em procura-las tão alto.
- Não disseram os outros - Eles logo as encontrarão.
- Podemos ocultá-las no centro da Terra - Propôs o segundo.
- Não. - Replicaram os outros - Eles logo as encontrarão.
- Então vamos jogá-las no fundo do mar, eles nunca irão até lá. - Afirmou o terceiro.
- Não. - Responderam todos - Eles logo as encontrarão.
Não havendo consenso, os deuses se calaram por um longo período. Finalmente o mais velho sugeriu:
- Devemos colocar as respostas para as questões da vida dentro dos homens.
E assim fizeram...”
(Anônimo)

***

"Pode-se escolher uma folha de arvore e dedicar a ela todo o amor. Mas, e o ramo que produziu a folha? e a haste que sustenta o ramo? E a casca que protege a haste? E as raízes que alimentam a casca, os ramos e as folhas? E o solo que envolve as raízes? E o sol, o ar e o mar que dão vida ao solo? O amor que corta uma fração do todo não e verdadeiramente amor."

"Jamais devem discutir ou argumentar sobre a Verdade Suprema, pois os argumentos nunca terão fim. Ao invés de se envolverem com palavras inúteis é muito mais sábio fazer silêncio. E completamente inútil discutir assuntos espirituais. Não se devem fazer ruidosas proclamações sobre a Verdade. E pela conduta que se pode dar maior testemunho."

"A humanidade deveria ser como uma árvore que cresce e floresce em compreençao e amor fraterno a medida que toma para si os Sagrados Ensinamentos, plantando no coração de cada homem e aplicando-os na vida de cada dia. Nessa imagem, cada homem seria como as folhas da grande arvore, e não existe na face da ferra folhas tão tolas a ponto de brigarem entre si."
(Sri Maha Krishna Swami)

Sri Maha Krishna Swami, nasceu na Índia em 1935, num meio-dia de maio e deixou o corpo físico no Brasil em 1991. Desde muito jovem se dedicou a espiritualidade. Foi levado até Sri Bhagavan Ramana Maharshi onde foi iniciado e ficou aos pés do Mestre por 5 anos. Foi Bhagavan Ramana que indicou a Sri Krishna o caminho do ocidente.

***

"O homem e como uma garrafa cheia de água, fortemente arrolhada, lançada no meio do oceano. Tem dentro de si a mesma substância de que é feito o oceano, mas sua mente (a rolha) o impede de tornar-se uno com essa imensidão."

"Ninguém permanece em jejum o dia inteiro; alguns conseguem a comida as nove da manha; outros ao meio-dia e ainda outros a tarde ou quando o sol se põe. Da mesma forma, tarde ou cedo, nesta mesma vida ou depois de muitas outras, todos devem ver e verão a Deus."

"Três almofadas; uma cheia de sal, outra de algodão e a terceira de pedra, foram lançadas a água. A primeira dissolveu-se inteiramente, a segunda encheu-se de água mas manteve a forma anterior e a terceira não se alterou; apenas, com o passar d do tempo, cobriu-se de lodo. Assim são os homens - aqueles que encontram Beus dentro de si mesmos dissolvem-se nele, outros percebem que Deus esta dentro deles mas recusam-se a mudar seus comportamentos e ainda outros não aceitam que Deus esteja dentro deles e com o tempo cobrem-se de lodo".

"O Lótus é uma flor, nasce no lodaçal do fundo dos lagos. Da mesma forma que o homem, ao crescer ele se dirige para a luz. Alguns florescem sem que consigam sair do lodo, outros a poucos centímetros da superfície da água, somente alguns florescem a plena luz do sol. Os homens, como os lótus, também estão em diferentes estágios de evolução. Tal como o lótus o homem não pode ver a luz enquanto não passar além da superfície da ilusão. Alguns homens conseguem superar suas condições de nascimento e florescer, seja no lodo da iniquidade, seja logo abaixo da superfície que antecede a realização de seus sonhos, seja diante da magnificência do universo."
(Ramakrisna)

Ramakrishna Paramahamsa, nascido Gadadhar Chattopadhyay (18 de Fevereiro, 1836 - 16 de Agosto, 1886), foi um dos mais importantes líderes religiosos Hindus da Índia, e foi profundamente reverenciado por milhões de Hindus e não-Hindus como um mensageiro de Deus. Ramakrishna foi uma figura influente na Renascença Bengali do século XIX.
(Dados biográficos retirados de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramakrishna)





Um comentário: