Seguidores

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tori , O Portal Sagrado



O símbolo da religião xintoísta é o portal de madeira, chamada de Tori. Todas as entradas dos santuários possuem este Tori, que consiste de duas colunas ligadas por duas vigas.

As colunas representam os alicerces que sustentam o céu, enquanto as vigas simbolizam a Terra. O Tori é considerado o portão de entrada entre o espírito e a matéria.

O Tori ou Portal representa uma separação do mundo físico do espiritual. É construído tradicionalmente em madeira de lei (Cedro, Momiji, Pinheiro negro, entre outras).

Ele é formado por duas colunas que sustentam o céu e por vigas transversais que representam a terra; é um símbolo de muito poder e fé para os orientais.

No Japão, essas arcadas abertas marcam a entrada para os santuários de Shinto. Elas representam um estado divino de abertura perpétua e simbolizam o ponto no qual um visitante passa do mundo cotidiano para o mundo sagrado.




Retirado e adaptado de:
e “O grande Livro dos símbolos” de Mark O’Connell e Raje Airey, Ed. Livros Escala.


Dica para quem quiser ter uma réplica de um Tori em casa: há um "livro" chamado "O Segredo do Portal" vendido nas grandes livrarias, que na verdade é um quebra-cabeças com 27 peças feitas de madeira, que deve ser montado por encaixe ficando com mais ou menos vinte centímetros de altura. Muito interessante como passatempo e bonito como enfeite.


[ATUALIZAÇÃO 03/07/2011]
Recebi de uma amiga um e-mail com a seguinte imagem:




Seguida da pergunta: De que são feitos esses portais?
A resposta a meu ver é que como esses portais representam para o Xintoismo uma passagem entre o mundo físico e o espiritual, tem uma proteção extra, já que mesmo destruídos pelo lado de cá devem estar firmemente assentados do lado de lá. Como dizia um velho programa de curiosidades: Acredite se quiser.

4 comentários:

  1. Me identifico mais com o Ocultismo ...é mais abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada em adquirir o livro "O segredo do Portal", pesquisei, mas não encontrei em nenhuma livraria,
    se souber de alguma que tenha me avise.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro. Trata-se de uma caixa imitando um livro. Nela, vem um quebra cabeça de madeira para você montar um tori. Ganhei um de minha irmã, que o comprou em Caxambu-MG, há muitos anos atrás.No livreto que acompanha a caixa tem este site: http://www.novavoyage.com/ Além disso, o seguinte endereço: Praça da Bandeira, 1 -centro, Paraty, RJ-CEP 23970-000. O endereço em Caxambu: Rua Salvador Soller 2025-CEP 37440-000

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de acrescentar um telefone de Caxambu-(35) 3341-3968.

    ResponderExcluir