Seguidores

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sobre Conselhos

Por Frater Aleph
Em nosso caminho sempre encontraremos problemas, sem oposição não há crescimento. Há quem diga que a vida nada mais é do que uma sucessão de problemas a serem resolvidos, outras correntes colocam que os problemas devem ser administrados e se resolverão por simples mudança de consciência. Não importa, esse é um texto sobre conselhos, não sobre problemas.

A medida em que vamos aprendendo sobre nós mesmos e melhorando, adquirimos experiência e com ela a sabedoria. Nessa caminhada compartilhamos nossos dilemas com outros irmãos que também se encontram no mesmo barco e nesses casos é comum termos uma enorme capacidade de resolver os problemas alheios, ou de dar bons conselhos para os outros enquanto os nossos problemas permanecem insolúveis.

O que nos falta é o distanciamento necessário para oferecer um bom conselho a nós mesmos, ao aconselhar os outros estamos livres das desculpas e justificativas que prendem cada um de nós e dessa forma podemos explorar ao máximo nossa própria sabedoria.


Somos muito sábios, não duvide disso, é que para nossos próprios problemas e questionamentos, gastamos muito pouco tempo, e o pouco que gastamos é remoendo nossos próprios erros, nos culpando e cobrando. Soterrados por nossas inseguranças e medos somos incapazes de nos dar e seguir nossos próprios conselhos.

Assim não resolvemos nossos problemas, seja por não nos considerarmos bons o suficientes, pela falta de costume de uma reflexão profunda ou um estado de consciência que não nos permite aprofundar nossas próprias questões.

Quando se trata dos problemas alheios podemos nos permitir uma reflexão, a sabedoria é fruto da experiência. E experiência é fruto de escolhas ruins. Escolhas ruins nos fazem fazer escolhas melhores.

Em geral sempre queremos o melhor para aqueles que amamos, por isso podemos dar conselhos tão bons. E para nós mesmos queremos o mais urgente, o que vai doer menos, o caminho mais fácil.

Tomemos nesses casos o paradigma hermético e compreenderemos que toda manifestação em nosso universo é produto do nosso aparelho mental, tudo o que existe, existe em sua mente, tudo é símbolo, tudo é você se manifestando em outras formas, projeções e leituras de nossos próprios arquétipos internos. Portanto, todos os conselhos que damos são ótimos para nós !

Ofereça sabedoria ao próximo, e tome essa sabedoria para você. Ofereça sabedoria a si mesmo como se oferece a um amigo, não se cobre ou se puna tanto, seja seu melhor amigo, em geral eles são os que dão os melhores conselhos.

Chay !

Retirado de:
 http://www.deldebbio.com.br/2013/02/22/sobre-os-conselhos/#more-13810

0 comentários:

Postar um comentário