Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Diferença entre Umbanda e Kardecismo II

Resolvi postar esse texto em separado tirado de um dos comentários do post anterior por que é uma dúvida recorrente que me é apresentada pelo menos uma vez por ano, tanto por alunos quanto por conhecidos. E a resposta que eu invariavelmente dou é a mesma que o Marcelo Deldebbio oferece a Eliana. Que sirva como lição e que todos façam como sugeriu o aqui mesmo nesse blog o espírito que se auto-denomina "Touro Branco", em outra postagem que falava sobre a relação entre os homens e o mundo espiritual: Testem os espíritos! 


***

Eliana:
Tenho uma dúvida. Já fui à Umbanda e ao Centro Espírita de Allan Kardec, ambos já me falaram que sou médium e que preciso desenvolver e trabalhar, mas eu não sinto nada….eu não vejo nada, não ouço nada, não tenho nenhuma espécie de sensibilidade como eu acredito que seja necessário ter para ser médium.

O que eu conheço sobre pessoas que tem mediunidade são aquelas que já nascem vendo ou ouvindo espíritos de forma desordenada e que muitas vezes se confunde até com doença mental , outras sentem muitas dores de cabeça, mas isto é porque não são preparadas e não tem conhecimento sobre o assunto para poder controlar esses impulsos.

A pessoa que conheci mais de perto e que era médium (eu acreditava nisso) era uma chefe minha do meu trabalho que ela inclusive me levou para a um centro espírita kardecista onde ela trabalhava por mais de 20 anos.

Fora isso ela também prestava atendimento na casa de uma senhora já falecida e fazia parte da mesa de trabalhos, era como uma dirigente dos trabalhos enquanto os outros participantes incorporavam, tipo mesa branca, ou seja, ela era espírita kardecista, mas o trabalho que fazia por fora era mesa branca que tem mais a ver com a Umbanda.

Nunca vi nada de assustador ou aterrorizante nas seções que estive presente, muito pelo contrário, era sempre tudo com muito respeito, pois eu acreditava muito nas pessoas que incorporavam ali na mesa.

Eram a maioria composta de pessoas idosas mas com uma serenidade e uma sabedoria imensa. Tanto no centro espírita de Allan Kardec como na mesa branca nunca vi nada de maldoso ou mal intencionado acontecer.

Para mim o que mais me chocou na verdade foi que algum tempo depois minha chefe tornou-se evangélica e mudou completamente suas atitudes, comportamento, enfim.

Não tenho nada contra os evangélicos que fazem trabalho sério, mas não gostei da atitude dela que depois de mais de 20 anos de trabalho espiritualista foi mudar de religião assim, deve ter tido seus motivos e não estou aki pra questioná-los, mas perdi um pouco a confiança nos médiuns pois agora fico em dúvida se o que eles falam pra gente incorporados é realmente verdade.

Uma vez perguntei a essa minha chefe o que ela sentia quando estava incorporada e ela só me enrolou na resposta. Também uma vez num centro de umbanda um guia espiritual me atendeu na primeira sessão e depois eu precisava voltar para dar continuidade ao trabalho. Quando retornei falei com o mesmo guia e ele disse que não se lembrava de mim. Porque acontece isso?

@MDD:
 Porque vocês acham que as pessoas do lado de lá são santas ou superpoderosos, e elas são iguais as pessoas do lado de cá, só que do lado de lá… e com médiuns que mais parecem cavalos (ou burros, segundo algumas entidades), sem estudos, sem instrução, sem nada, fica realmente complicado de qualquer coisa decente se manifestar. Fora os animismos, egos e picaretas… é um terreno muito pantanoso depender dos centros espíritas/umbandistas…


Leia mais sobre o Touro Branco:

0 comentários:

Postar um comentário