Seguidores

domingo, 27 de novembro de 2011

Série Musical: ´Vide Vida Marvada

Essa música me lembra os domingos de manhã... E até hoje me emociono com sua singeleza e verdade. Segue abaixo um vídeo retirado do YouTube, a letra da música e uma biografia resumida do Rolando Boldrin tiradas do Wikipédia.




A LETRA:


Vide vida marvada
(Rolando Boldrin)

Corre um boato aqui donde eu moro
Que as mágoa que eu choro são mal ponteadas
Que no capim mascado do meu boi
A baba sempre foi santa e purificada
Diz que eu rumino desde menininho
Fraco e mirradinho a ração da estrada
Vou mastigando o mundo e ruminando
E assim vou tocando essa vida marvada

É que a viola fala alto no meu peito humano
E toda moda é um remédio pros meus desenganos
É que a viola fala alto no meu peito, mano
E toda mágoa é um mistério fora desse plano
Pra todo aquele que só fala que eu não sei viver
Chega lá em casa pruma visitinha
Que no verso e no reverso da vida inteirinha
Há de encontrar-me no cateretê

Tem um ditado dito como certo
Que cavalo esperto não espanta a boiada
E quem refuga o mundo resmungando
Passará berrando essa vida marvada
Cumpadi meu que inveieceu cantando
Diz que ruminando dá pra ser feliz
Por isso eu vagueio ponteando
E assim procurando minha flor-de-liz

***

Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra, 22 de outubro de 1936) é um compositor, cantor, ator e apresentador de televisão brasileiro.

Boldrin nasceu na pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou já uma empreitada musical junto com seu irmão aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município.

Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi aos dezesseis anos para a capital São Paulo de carona em um caminhão. Lá, antes de finalmente emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos 18 serviu o exército em Quitaúna e nos anos que seguiram dedicou-se à atividade musical.
Assim Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira. Lançou seu primeiro disco solo, pela Continental, O Cantadô, em 1974.

Foi o criador do programa Som Brasil transmitido pela Rede Globo. Antes tinha o objetivo de ser um programa de rádio mas a idéia era muito boa para a televisão. O primeiro programa foi ao ar pela Rede Globo em agosto de 1981, com o objetivo de divulgar para o país a importância da música regional brasileira, que muitas pessoas das grandes cidades não sabiam. Era exibido nas manhãs de domingos, e tinha como tema de abertura a música Vive Vida Marvada, do próprio Rolando Boldrin que também era apresentador e diretor musical do programa. O programa sofreu várias modificações no formato e no roteiro ao longo dos anos, sendo dirigido e apresentado por vários artistas da emissora. Deixou de ser exibido em dois períodos: de 1989 a 1993, e de 1998 a 2007, e voltou à grade de programação em 2007, totalmente modificado. Hoje é apresentado logo após o Programa do Jô na madrugada da última sexta-feira do mês para o primeiro sábado do mês seguinte mas desde o dia 2 de setembro de 2010 é exibido logo após A Grande Família.

Em 2010, foi tema do desfile da escola de samba Pérola Negra no carnaval de São Paulo com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta". O seu empenho em ressaltar a cultura nacional foi um dos pontos centrais do desfile.

Atualmente apresenta os programas Sr. Brasil e Viola minha viola, ambos pela Rede Cultura de São Paulo. Além disso, toca um projeto cultural que objetiva um resgate às raízes brasileiras de expressão artística, o "Vamos tirar o Brasil da Gaveta".


0 comentários:

Postar um comentário