Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Formas Simples de Aumentar sua Inteligência

Por Tiago Pimentel
Muitas vezes nos dizem que o cérebro é tal como o tecido muscular: precisa de ser exercitado para se desenvolver. Se fizermos uso dele e o estivermos constantemente a testar próximo dos limites, notaremos um aumento progressivo na nossa capacidade de memorização, raciocínio e de argumentação. Se pelo contrário nos deixarmos acomodar e não o estimularmos numa quantidade suficiente, ou se por ventura o intoxicarmos com substâncias nocivas, as faculdades vão se deteriorando. Não é à toa que os estudos vão demonstrando que existe uma relação entre doenças neurodegenerativas centrais (como Alzheimer) e a falta de estimulação ou actividade cognitiva cerebral. Pessoas mais activas, quer socialmente, quer intelectualmente têm um risco bastante menor de desenvolver este tipo de doenças.

“Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje” é uma das frases chave deste blogue que tem que ver com a estratégia Kaizen, e que poderá ser aplicado em várias vertentes da nossa vida. Imagine como melhorando todos os dias, constantemente, de forma sistemática e mantida, poderá produzir efeitos espetaculares ao fim de meio ano. E ao fim de um ano, dois, etc… Aqui ficam 5 formas muito simples que poderá usar diariamente para garantir uma saúde mental de ferro e tornar-se a cada dia que passa, uma pessoa mais interessante, culta e ao mesmo tempo diminui as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas.

1.- Veja menos televisão
Existem estudos que demonstram que ver televisão apresenta riscos claros para a saúde física (nomeadamente este que diz que uma hora de televisão por dia poderá reduzir até 22 minutos o seu tempo de vida). Na realidade, além deste efeito nefasto, pode-se facilmente compreender que em termos mentais, ver televisão, não contribui nem para o exercício mental, nem para o descanso do cérebro. É como ter um músculo a ser constantemente esgotado energeticamente mas sem tirar benefício de um exercício real. Não se sente exausto ou depressivo depois de algumas horas em frente à televisão? Eu sei que isto para algumas pessoas poderá ser difícil de encaixar, mas quando chega ao fim do dia e quer relaxar, que tal substituir a televisão por um bom livro, ou por uma música, ou ainda por uma enriquecedora conversa no seio da família?

2.- Faça exercício
Mente sã em corpo são… cada vez mais acredito neste chavão. Quando exercito consigo relaxar quase por completo a mente, porque estou concentrado na minha performance física. Depois de uma boa sessão de treino, verá que se vai sentir mais feliz, com capacidade de concentração melhorada pelo relaxamento prévio e poderá ainda beneficiar da sociabilização por exemplo se frequentar um ginásio, ou se tiver um grupo de pessoas com quem possa praticar uma modalidade com regularidade.

3.- Leia um livro “complicado”
Ler é poder. Acredite no que lhe digo. O conhecimento que se adquire num livro de qualidade é poderoso. Os maiores especialistas lêem muito, quer os mais recentes artigos científicos, quer a literatura mais clássica da sua área de influência. Leia um bom romance, escrito em português mais formal. Procure o significado de palavras que desconhece no dicionário. Leia um bom livro numa área que gostaria de dominar. Ao criar este hábito ganha automaticamente experiência. Vê o mundo aos olhos do autor que escreveu o livro. Se for um livro técnico, acumula saber numa área, sem ter que necessariamente experimentar o método de tentativa/erro: ganha tempo para adquirir saber que de outra forma demoraria muito mais a ser adquirido. Vai ver que o prazer de descobrir novos mundos pode ser bastante viciante e que facilmente se tornará uma pessoa muito mais interessante nos seus círculos sociais se tiver uma boa base literária.

4.- Deitar cedo e cedo erguer…
… dá saúde, faz crescer e ajuda muito a concentração. Uma noite mal passada limita-nos em termos de fluidez de raciocínio e capacidade de concentração. Além do mais altera-nos substancialmente o humor. Deitar tarde e acordar cedo, ou compensar com dormir até mais tarde, normalmente resulta em estados de letargia e irritação. A produtividade diminui consideravelmente. Sempre que se sinta um pouco mais cansado e tenha hipótese, uma sesta de 10-20 minutos poderá ser um bom tónico refrescante para a mente. Mais tempo, normalmente, leva a uma quebra e sentido de esgotamento físico e mental.

5.- Reflita
Não é necessário pensar em demasia e não agir sobre as coisas, mas a reflexão/meditação pode ser esclarecedora. Pense nas suas prioridades, objectivos, formas de concretizar o que ambiciona. Livre-se do que não é importante ou que lhe pesa na mente. Estabeleça prioridades. Faça questões fortalecedoras e livre-se das questões enfraquecedoras. Uma das coisas que eu faço antes de me deitar é: “O que aprendi hoje de novo?”. Se não tiver uma resposta imediata para esta questão, pego num livro, ou vou à wikipedia ou qualquer outro meio e leio pelo menos um artigo ou algo que me possa fazer acreditar que o dia me acrescentou algo positivo em relação ao dia de ontem.

Bónus 6.- Aprenda uma língua
Existem estudos como este, que demonstram que aprender uma segunda língua traz benefícios ao cérebro. Porque não começar um curso de línguas gratuito online como os oferecidos no sítio Livemocha, ou então inscrever-se numa escola de línguas? Poderá servir no futuro para se desenrascar no estrangeiro, ou então fazer um brilharete junto dos amigos numa festa, se por exemplo se lembrar que russo, grego ou mandarim são óptimas línguas para dominar.

Conclusão
Estas técnicas não são de todo revolucionárias ou escondem nelas um segredo imenso inalcançável, mas acredito que o desafio aqui é manter a motivação necessária para  as usar diariamente. Caso isso aconteça poderá notar ao longo do tempo um aumento mensurável nas suas capacidades intelectuais. O que lhe parece?


0 comentários:

Postar um comentário