Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Monty Python: O Futebol dos Filósofos

Eu tenho um amigo que tem uma locadora de vídeos, um negócio que não está em seus melhores dias. Meu amigo fez um desvio quando percebeu onde sua opção comercial ia chegar e agora divide o espaço dos DVDs de terror, desenho e faroeste com um simpático pet shop. 


Eu geralmente era um dos primeiros a alugar os filmes que chegavam como lançamentos (hoje não mais por falta de tempo, entre outras coisas). Uma das histórias de que eu me lembro é quando chegou um filme do Monty Python chamado "O Sentido da Vida". 


Meu amigo me mostrou todo alegre (ele também gosta de comédias) e eu logo aluguei. Depois de alguns anos, querendo rever o filme eu perguntei sobre o título e recebi a resposta de que além de mim, somente mais uma pessoa havia visto o tal filme e isso podia ser confirmado olhando na fichinha  que regulava os empréstimos. 


E mais, meu amigo me disse que o único outro cliente que levara o DVD por indicação dele ainda reclamou por que não entendeu nada do filme e portanto não achou graça nenhuma. Isso enquanto a violência descerebrada de Jean Claudes Van dammes, Esteven Seagals e Chuck Norris bombavam nas locações. A conclusão a que chegamos é a de que realmente o humor refinado, sarcástico e inteligente não tem mais espaço, nada contra o besteirol, mesmo o mais escatológico, mas acredito que a variedade sempre faz bem...


Hoje vou postar uma Pérola do Monty Python que eu encontrei no You Tube. Humor britânico da melhor qualidade.


O grupo Monty Python ou The Pythons foram os criadores e intérpretes da série cômica Monty Python's Flying Circus, um programa de televisão britânico que foi ao ar pela primeira vez em 5 de outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu de 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto o fenômeno Python não se limitou a apenas isso, espalhando-se por shows, filmes, programas de rádio e diversos jogos de computador e livros, além de lançar seus seis integrantes ao estrelato.

O nome Monty Python foi escolhido porque eles o consideraram engraçado. No documentário "Live at Aspen", de 1998, o grupo revelou como o nome foi escolhido. Monty veio em tributo a Lord Montgomery, um lendário general britânico da II Guerra Mundial. Python surgiu pois eles decidiram ter uma palavra que também soasse evasiva, e essa pareceu perfeita.

Originalmente composto por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, jovens atores britânicos que implementaram um novo estilo de texto e representação, marcadamente anárquico e pautado pelo completo surrealismo das cenas. Também contavam com Terry Gilliam, cartunista que trabalhara na revista Mad.

O grupo também contava com Carol Cleveland, Neil Innes e alguns outros atores, todos tendo participações menores. Também esteve em alguns sketches Connie Booth, ex-mulher de John Cleese.

De igual modo, fizeram participações especiais celebridades como Steve Martin, Douglas Adams (autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias), Rowan Atkinson (ator que interpreta Mr. Bean) e os ex-beatles Ringo Starr e George Harrison.

O vídeo abaixo e a "Partida de Futebol dos Filósofos" (The Philosophers' Football Match), uma esquete que descreve um jogo de futebol no Estádio Olímpico em 1972 durante as Olimpíadas de Munique entre os filósofos que representam a Grécia e a Alemanha.

Aparecem na esquete Arquimedes (John Cleese), Sócrates (Eric Idle), Hegel (Graham Chapman), Nietzsche (Michael Palin), Marx (Terry Jones) e Kant (Terry Gilliam). Confúcio é o árbitro, sendo que Tomás de Aquino e Santo Agostinho (com auréolas) atuam como auxiliares. O técnico alemão é Martinho Lutero.

Essa esquete foi originalmente apresentada no segundo episódio de Monty Python's Zirkus Fliegender (versão alemã do Monty Python's Flying Circus, exibida em 1971 e 1972) e mais tarde foi incluída no Monty Python Live at the Hollywood Bowl (1982).






0 comentários:

Postar um comentário