Seguidores

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Menos É Mais! A Estética Zen

Wabi-Sabi representa uma abrangente visão de mundo ou estética japonesa centrada na aceitação da transitoriedade. A estética é por vezes descrita como a beleza daquilo que é imperfeito, impermanente e incompleto. É um conceito derivado do budismo, especificamente a ideia da impermanência.

As características da estética wabi-sabi incluem assimetria, aspereza, simplicidade, economia, austeridade, humildade, intimidade e valorização da integridade ingênua dos objetos e processos naturais.

O wabi sabi em palavras não se traduz facilmente; Wabi originalmente se referia a solidão de viver na natureza, distante da sociedade Por volta do século 14 esse significado começou a mudar, assumindo conotações mais positivas. Wabi agora conota rústica simplicidade frescura, ou sossego, e pode ser aplicado tanto para humanos e objetos feitos de forma natural, ou com elegância. Também pode se referir a peculiaridades e as anomalias decorrentes do processo de construção, que acrescentam originalidade e elegância para o objeto.




Sabi significava "frio", "enxuto" ou "seco". É a beleza ou a serenidade que vem com a idade, quando a vida do objeto e sua impermanência são evidenciados em sua pátina e desgaste , ou em quaisquer reparos visível.

Depois de séculos de incorporar influências artísticas e budistas da China, wabi sabi eventualmente evoluiu para um ideal distintamente japonês. Com o tempo, o significado de wabi e sabi mudou para tornar-se mais alegre e esperançoso.

Cerca de 700 anos atrás, especialmente entre a nobreza japonesa, entendimento sobre o vazio e a imperfeição foi homenageado como o mesmo que se dar o primeiro passo para o satori ou iluminação.

No Japão hoje, o significado de wabi sabi é muitas vezes a condensada como "sabedoria na simplicidade natural." Nos livros de arte, é tipicamente definido como "beleza imperfeita".

De um ponto de engenharia ou design de vista, "wabi" pode ser interpretada como a qualidade imperfeita de qualquer objeto, devido às limitações inevitáveis na concepção e construção/fabricação, especialmente no que diz respeito à mudança de uso ou condições imprevisíveis, em seguida, "sabi" poderia ser interpretado como o aspecto de confiabilidade imperfeita, ou mortalidade limitada de qualquer objeto, portanto, a conexão etimológica com a palavra japonesa sabi, significando a ferrugem.

"Wabi-sabi é o aspecto visível e característico da beleza mais tradicional japonesa e ocupa aproximadamente a mesma posição para os japoneses que o panteão de valores estéticos e ideais de beleza e perfeição dos gregos ocupam no Ocidente".
(Leonard Koren)

Um bom exemplo desta modalidade pode ser visto em alguns estilos de cerâmica japonesa. Na cerimônia do chá japonesa, os itens de cerâmica usados são frequentemente rústicos e de aparência simples, como por exemplo, no estilo Hagi, com formas que não são bem simétricas e cores e texturas que parecem enfatizar um estilo refinado ou simples. Na realidade, esses itens podem ser bastante caros apesar de as tigelas de chá muitas vezes serem deliberadamente lascadas ou cortadas na parte inferior (uma espécie de assinatura do estilo Hagi).


Cerâmica Hagi

Wabi Sabi sugerem sentimentos de desolação e solidão. Na visão do universo do budismo Mahayana, essas podem ser vistas como características positivas, o que representa a libertação de um mundo material e transcendência para uma vida mais simples.

"Se um objeto ou expressão pode trazer, dentro de nós, um sentimento de melancolia serena e espiritual, um anseio, poderia ser dito que o objeto representa wabi-sabi." (Andrew Juniper)



A filosofia Mahayana, no entanto, adverte que a compreensão autêntica não pode ser alcançada através de palavras ou a língua, aceitando wabi-sabi em termos não-verbais pode ser a abordagem mais adequada. wabi sabi é a representação material do Zen Budismo. A ideia é que estar cercado por pessoas singulares, mudando sempre. Oobjetos únicos nos ajudam a conectar-nos com o nosso mundo real e escapar distrações potencialmente estressantes.

Em certo sentido, wabi sabi é um treinamento onde o aluno do Wabi Sabi aprende a encontrar os objetos mais simples, interessantes, fascinantes e belos. Folhas de outono caídas seria um exemplo. Wabi Sabi pode mudar a nossa percepção do mundo na medida em que uma mancha ou rachadura em um vaso torna mais interessante e dá maior valor ao objeto de meditação. Da mesma forma que os materiais nus, tais como papel, madeira e tecidos envelhecidos se tornam mais interessantes à medida que exibem mudanças que podem ser observadas ao longo do tempo.

Os conceitos de wabi e sabi são religiosos de origem, mas o uso real das palavras em japonês muitas vezes é bastante casual talvez por uma natureza sincrética dos sistemas de crença japonesa. Muitas artes japonesas nos últimos mil anos, ter sido influenciado pela filosofia do budismo Zen e Mahayana, particularmente a aceitação e a contemplação da imperfeição e do constante fluxo e impermanência de todas as coisas. Essas artes podem exemplificar uma estética wabi-sabi:
O Honkyoku (tradicional música dos monges Zen)
O Ikebana (arranjo floral)
Os Jardins japoneses, jardins Zen e bonsai
A Poesia japonesa, particularmente o haiku
A Cerâmica japonesa, nomeadamente a no estilo Hagi
A Cerimônia do chá japonesa

"[Wabi-Sabi] alimenta tudo o que é autêntico, reconhecendo três simples realidades: nada dura, nada está acabado, e nada é perfeito."
(Richard R. Powell)


Retirado e adaptado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Wabi-sabi (traduzido)
Imagens da Internet.

0 comentários:

Postar um comentário