Seguidores

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Palavras do Pequeno Príncipe

“Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

“Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.”

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.”

“Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas.”

“O amor verdadeiro não se consome, quanto mais dás, mais te ficas.”

“Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas.”

“Só os caminhos invisíveis do amor libertam os homens.”

“A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar…”

“Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. “

“O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”.

“O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção.”

“Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões de estrelas, isso basta para que seja feliz quando a contempla.”

“Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar.”

“Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa.”

“Não lhe direi as razões que tens para me amar, pois elas não existem. A razão do amor é o amor.”

“O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca.”

“São tão contraditórias as flores! Mas eu era jovem demais para saber amar.”

“E eu compreendi que não podia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era para mim como uma fonte no deserto…”

“Tornas-te eternamente responsável por aquilo que cativas.”

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças, mas poucas se lembram disso.”

***
Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 - Mar Mediterrâneo, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial, terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe.
Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe BR ou O Principezinho PT) é um romance publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.
O Pequeno Príncipe foi escrito e ilustrado por Saint-Exupéry um ano antes de sua morte, em 1944. Piloto de avião durante a Segunda Grande Guerra, o autor se fez o narrador da história, que começa com uma aventura vivida no deserto depois de uma pane no meio do Saara. Certa manhã, é acordado pelo Pequeno Príncipe, que lhe pede: "Desenha-me um carneiro"? É aí que começa o relato das fantasias de uma criança como as outras, que questiona as coisas mais simples da vida com pureza e ingenuidade. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa. Em suas andanças pela Galáxia, conheceu uma série de personagens inusitados – talvez não tão inusitados para as crianças!

Os trechos foram retirados de:

A biografia e a resenha resumida de:

0 comentários:

Postar um comentário