Questionar dá trabalho. É irritante para o "establishment" e incomoda. Entretanto, acho que se deve ter em mente que questionar não significa ter a "obrigação" de mudar alguma coisa... Se as tradições estão aí devem ter um motivo para isso. Eu defendo que devemos saber quais são as cordas que nos movem e então decidir se queremos que elas continuem nos movendo.
***
PARADIGMAS
Cientistas colocaram cinco macacos numa jaula com uma escada no centro que levava a um cacho de bananas pendurado no teto.
Quando um macaco subia a escada para pegar a banana, os cientistas lançavam um jato forte de água fria nos que estavam no chão.
Depois de um certo tempo, os macacos passaram a agredir e impedir qualquer um deles que tentasse subir a escada.
E, depois de mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi tentar subir a escada, mas foi rapidamente retirado pelos outros e espancado.
Não levou muito tempo até que o novo integrante do grupo desistisse de subir a escada.
Os demais macacos foram sendo substituídos um a um e com todos acontecia o mesmo: o macaco recém-chegado tentava subir, apanhava, repetia, apanhava de novo, até que aprendia a não subir... No fim, todos os 5 macacos iniciais tinham sido trocados.
Na jaula, então, havia um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado o jato de água fria inicial, continuavam batendo naquele que tentasse chegar às bananas.
Ou seja, eles não sabiam por que não podiam deixar ninguém subir, mas mesmo assim, impediam.
***
Vejam um vídeo sobre o assunto:
0 comentários:
Postar um comentário