Seguidores

sábado, 14 de agosto de 2010

A Maldição do Titanic

Mais uma história que faz sucesso entre os alunos... Você pode acreditar ou não, mas que é intrigante, isso é... 

Múmia em Alto Mar
 Segundo os supersticiosos, uma maldição egípcia pode ter sido a causa do afundamento do Titanic. Conforme alguns registros, o navio levava o sarcófago de um rei egípcio que seria vendido a um museu em Nova Iorque por $500,000. O deus Anúbis teria então afundado o navio para castigar os infiéis que ousaram desrespeitar o descanso do monarca, que teria encontrado finalmente seu repouso no fundo do mar. Em outras versões, a múmia seria de uma sacerdotisa, ou princesa, de Amen-Ra. O corpo teria sido resgatado num salva vidas, levado para Nova Iorque onde, posteriormente, todos os envolvidos teriam tido morte violenta.
No livro "The Curse Of The Pharaohs", Philipp Vandenberg escreveu sobre o caso. No Titanic haveria cerca de 2.200 passageiros, 40 toneladas de batatas, 12.000 garrafas de água mineral, 7.000 sacos de café, 35.000 ovos e uma múmia egípcia que um certo Lord Canterville queria levar da Inglaterra para Nova Iorque. A múmia seria o corpo de uma importante profetisa do reino de Amenhotep IV, o faraó herético que mudou seu nome para Ikhnaton (ou Akhnaton) e quis instituir um culto monoteísta ao deus sol, Rá. Sua tumba foi achada em Tel el-Amarna num pequeno templo para ela construído, chamado "Templo dos Olhos", assim denominado por causa de uma inscrição num amuleto no seu pescoço que dizia: "desperte do sono que você dorme e, com um relance de seus olhos, triunfe sobre tudo que foi feito contra você". A múmia foi encaixotada, mas por causa de seu valor, não foi para o porão, mas ficou abaixo da cabine de comando. Vários cientistas que manusearam o corpo, bem como o capitão Smith, enlouqueceram. Seria a maldição da profetisa de Rá?
O escritor Charles Pellegrino conta outra história em "Unearthing Atlantis". Em 1910, o egiptologista inglês Douglass Murray recebeu a oferta de um caçador de tesouros americano para comprar relíquias da rainha Hatshepsut, inclusive restos do sarcófago. O americano morreu antes de descontar o cheque com que Murray havia pago. Dias depois, a arma de Murray explodiu, ferindo seriamente sua mão direita, o que ocasionou uma gangrena e posterior amputação de todo o braço. Viajando em turnê com a múmia, ele recebeu a notícia de que dois de seus melhores amigos e dois de seus criados haviam morrido repentinamente. Ao voltar para seu lar, resolveu deixar o sarcófago na casa de uma namorada. Logo a garota morreria de uma misteriosa doença e, em seguida, a mãe dela veio a falecer. O advogado da família devolveu o sarcófago a Murray que decidiu levá-lo ao Museu Britânico. O museu recusou-o pois tinha muitas múmias, ao contrário do Museu Americano de História Natural, e houve um acordo entre as duas instituições para trocar o sarcófago por ossos de dinossauros.
Antes de o acordo ser completado, o diretor da seção de Egiptologia do Museu Britânico e seu fotógrafo morreram. Os curadores não se interessaram pela múmia da rainha Hatshepsut, e mandaram-na para a América. Em 10 de abril de 1912, o Titanic parte de Southampton para Nova Iorque com Hatshepsut a bordo. O resto é história. A imaginação popular foi atiçada com o relato da história de William Thomas Stead, um jornalista supersticioso que teria sido avisado por um amigo espiritualista, chamado Mr. Penny, que - por sua vez - teria sido avisado por um médium que não embarcasse no Titanic, pois ele afundaria por causa da maldição de uma múmia que estava à bordo. Ele falou o caso a várias pessoas num jantar na terceira noite da viagem, e aumentou a história da maldição. Pouco tempo depois, o navio afundou, e essa história de Stead nos chegou através de um dos sobreviventes daquele fatídico jantar. Confuso, não?
Por via das dúvidas, amigo leitor, se você resolver fazer um cruzeiro pelo caribe (ou coisa parecida), certifique-se de que não existe nenhuma múmia compartimento de carga ou mesmo em uma das cabines de passageiros. E não estamos falando da sua sogra...
 Retirado de: http://www.orecifeassombrado.com.br/new/_vozes_do_alem/1jlmun-alt.asp

Um comentário:

  1. eu ouvi um comentario sobre isso com o professor Sergio no site da radio porta oculta...

    ResponderExcluir