Seguidores

domingo, 29 de agosto de 2010

Filosofia Urbana I

Por Dimas de Fonte
Ainda me lembro aos três anos de idade o meu primeiro contato com as grades, meu primeiro dia na escola, como eu senti vontade de ir embora! Fazia tudo que eles quisessem, acreditava em tudo que eles me dissessem, me pediram para ter paciência, falhei, então gritaram: Cresça e apareça!
Cresci e apareci e não vi nada, aprendi o que era certo com a pessoa errada. Nada era como eu imaginava, nem as pessoas que eu tanto amava, ninguém me perguntou se eu estava pronto, e eu fiquei completamente tento, procurando descobrir a verdade no meio das mentiras da cidade. (1)
Será que e imaginação? Será que nada vai acontecer? Será que é tudo isso em vão? Será que vamos conseguir vencer?
Nos perderemos entre monstros da nossa própria criação, serão noites inteiras, talvez por medo da escuridão. Ficaremos acordados imaginando uma solução pra que esse nosso egoísmo não destrua nosso coração.
Brigar pra quê, se é sem querer, quem e que vai nos proteger? Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você? (2)
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar, que tudo era pra sempre, sem saber que o "pra sempre”' sempre acaba? (3)
Agora a coragem que temos no coração, parece medo da morte, mas não era então. Quem e o inimigo? Quem e você? (4)
Já estou cheio de me sentir vazio, meu corpo é quente e estou sentindo frio. Todo mundo sabe, ninguém quer mais saber, afinal, amar ao próximo e tão démodé. (5) Não tenha medo, não preste atenção, não dê conselhos, não peça permissão. É só você quem deve decidir o que fazer pra tentar ser feliz. (6)
Ah, se eu soubesse lhe dizer qual a é sua tribo, também saberia qual e a minha.
Ah, se eu soubesse lhe dizer o que fazer pra todo mundo ficar junto, todo mundo já estava a muito tempo.(7) Nós somos tão modernos só não somos sinceros, nos escondemos mais e mais. (8)
Aceite o desafio e provoque um desempate, desarme a armadilha e desmonte o disfarce, se afaste do abismo. Pense um pouco, não ha nada de novo, você vive insatisfeito e não confia em ninguém, não acredita em nada e agora e só cansaço e falta de vontade, mas faça do bom senso a nova ordem. (9)
Deve haver algum lugar onde o mais forte não consegue escravizar quem não tem chance. De onde vem a indiferença temperada a ferro e a fogo? (10)
Quem me dera ao menos uma vez, explicar o que ninguém consegue entender: Que o que aconteceu ainda esta por vir e o futuro não e mais como era antigamente.
Quem me dera ao menos uma vez, provar que quem tem mais do que precisa ter, quase sempre se convence que não tem o bastante e fala demais por não ter nada a dizer. Quem me dera ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante... (11)
Um dia pretendo tentar descobrir, porque e mais forte quem sabe mentir. (Não quero lembrar que eu minto também...)
Vai ver que não é nada disso, vai ver que eu já não sei quem sou, vai ver que nunca fui eu mesmo...(13)
Muitos temores nascem do cansaço e da solidão, e o descompasso e o desperdício, herdeiros são agora das virtudes que perdemos.
Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza, ter bondade e ter coragem. (14) É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há.(15)
Porque esperar, se podemos começar tudo de novo agora mesmo? A humanidade é desumana, mas ainda temos chance; o sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer. (16)
Não falo como você fala, mas vejo bem o que você me diz. Se o mundo e mesmo parecido com o que vejo, preciso acreditar no mundo do meu jeito, e você estava esperando voar, mas como chegar até as nuvens com os pés no chão?
O que sinto, muitas vezes faz sentido, e outras vezes não descubro o motivo, que explica por que é que não consigo ver sentido no que sinto, o que procuro, o que desejo, e o que faz parte do meu mundo.
Todos tem suas próprias razões. Qual foi a semente que você plantou? Tudo acontece ao mesmo templo, nem eu mesmo sei direito o que está acontecendo. De hoje em diante, todo dia vai ser o dia mais importante.
Por enquanto eu não sei o que você me falou, mas me fez rir e pensar porque estou preocupado por estar tão preocupado assim. (17)
Quando querem transformar dignidade em doença, quando querem transformar inteligência em traição, quando querem; transformar estupidez em recompensa, quando querem transformar esperança em maldição, é o bem contra o mal. E você de que lado esta?
Eu estou do lado do bem, com a luz e com os anjos. (18) E só o amor que conhece o que é verdade; o amor e bom, não quer o mal, não sente inveja ou se envaidece.
Estou acordado e todos dormem. (19) Quero me encontrar, mas não sei onde estou, quero procurar um lugar mais calmo, longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita, tenho quase certeza que eu não sou daqui. (20)
Aprendi a esperar, mas não tenho mais certeza. Agora estou bem. Tão pouca coisa me interessa contra minha própria vontade. Sou teimoso, sincero e insisto em ter vontade própria. Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento, não houve harmonia entre ação e pensamento. (21)
Sou um animal sentimental, me apego facilmente ao que desperta meu desejo. Tente me obrigar a fazer o que eu não quero e você vai ver o que acontece... Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade, tudo está perdido, mas existem possibilidades. (22)
Sempre precisei de um pouco de atenção, acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto e destes dias tão estranhos, fica a poeira se escondendo pelos cantos. Esse é o nosso mundo, o que e demais nunca é o bastante e a primeira vez e sempre a ultima chance, ninguém vê onde chegamos; os assassinos estão livres, nos não estamos. (23)
Sou meu próprio líder: Ando em círculos, me equilibro entre dias e noites, minha vida toda espera algo de mim. Sou uma cópia do que faço.
O que temos é o que nos resta e estamos querendo demais. Existe um descontrole que corrompe e cresce, mas estou pronto para mais uma. O que é que desvirtua e ensina? O que fizemos com nossas próprias vidas. (24)
Não sou escravo de ninguém, ninguém é senhor do meu domínio, sei o que devo defender. Reconheço o meu pesar: Quando tudo é traição, o que venho encontrar é a virtude em outras mãos, mas minha terra é a terra que é minha e sempre será minha terra, tem a lua, tem as estrelas e sempre terá. E, por honra, se existir verdade, existem os tolos e existe o ladrão e há quem se alimente do que é roubo.
É a verdade o que assombra, o descaso o que condena, a estupidez o que destrói. Eu vejo tudo o que se foi e o que não existe mais. Tenho os sentidos dormentes, o corpo quer, a alma entende. Essa é a terra de ninguém e sei que devo resistir - Eu quero a espada em minhas mãos. Não me entrego sem luta, tenho ainda coração, não aprendi a me render: que caia o inimigo então.
Tudo passa, tudo passará. E nossa historia não estará pelo avesso, assim, sem final feliz. Teremos coisas bonitas para contar, e até lá vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe para trás. O mundo começa agora, apenas começamos (25)
Não vou me deixar embrutecer, eu acredito nos meus ideais, podem até maltratar meu coração que meu espírito ninguém vai conseguir quebrar. (26)
Hoje eu já sei que sou tudo o que preciso ser, não preciso me desculpar, nem te convencer que o mundo e radical. Não sei onde estou indo, só sei que não estou perdido, aprendi a viver um dia de cada vez. (27)
Do lado do Cipreste branco, a esquerda da entrada do inferno está a fonte do esquecimento; Vou mais além, não bebo dessa água, chego ao lago da memória que tem água pura e fresca e digo aos guardiões da entrada: Sou filho da ferra e do Céu. Dai-me de beber, que tenho uma sede sem fim. (28)

Um comentário: